TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDEB: em busca da qualidade na educação

Relatório de pesquisa: IDEB: em busca da qualidade na educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.351 Palavras (10 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

IDEB: em busca da qualidade na educação

Chapecó

2013

IDEB: em busca da qualidade na educação

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da

UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Curriculo Escolar e as Tecnologias em Educação, Fundamentos da Gestão Educacional, Metodologia Cientifico, Politicas Publicas na Educação Basica, Seminario III.

Tutor Eletrônico:Marcela Pedroso de Camargo.

Tutor da sala:Dilcemar Perin Gazzola.

CHAPECÓ

INTRODUÇÃO

O IDEB Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, a implantação para a melhoria da qualidade no ensino fundamental, indicador da qualidade educacional.

Se antes, o objetivo era eliminar os alunos considerados inaptos para escolarização, nas séries iniciais do ensino fundamental, hoje possui outros objetivos avaliativo, sendo principalmente, medir e escalonar resultados da aprendizagem escolar, visando a qualidade do ensino oferecido e favorecer o crescimento.

[...] O ensino fundamental deverá atingir a sua universalização, sob a

responsabilidade do Poder Público, considerando a indissociabilidade

entre acesso, permanência e qualidade da educação escolar. O direito

fundamental não se refere apenas á matrícula, mas ao ensino de qualidade,

até a conclusão. (BRASIL, 2001, p. 19).

DESENVOLVIMENTO

.O IDEB permite um mapeamento detalhado da educação brasileira, com dados por escolas, municípios e estados, além de identificar quem são os que mais precisam de investimentos e cobrar resultados. Foi criado também para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do INEP e em taxas de aprovação. Assim, para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. O IDEB para os pais, é uma excelente ferramenta para orientar a escolha de qual escola matricular seus filhos e também para estimulá-los a cobrar, dos governantes e dos diretores das instituições, melhorias. Aos responsáveis pelas escolas, o índice aponta bons exemplos que merecem ser seguidos. Além de instrumento de análise, o IDEB é também um sistema de metas. As metas são estipuladas de acordo com o patamar atual de cada instituição, mas todas devem melhorar seus índices, ainda ajuda prefeitos e governadores a radiografar quais são as escolas problemáticas e promissoras de sua rede. Estados e municípios devem usar os resultados do índice como parâmetro para orientar a melhoraria do ensino em sua rede. Uma análise das instituições campeãs do ranking mostra que medidas simples trazem resultado. O que essas escolas têm de diferente, no geral, é seu empenho em ensinar, ou seja, o compromisso de cada educador com seus alunos, para verificar o desempenho da escola e dos alunos verifique o IDEB da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação. A partir deste instrumento, o Ministério da Educação traçou metas de desempenho bianuais para cada escola e cada rede até 2022. O novo indicador utilizou na primeira medição dados que foram levantados em 2005. Dois anos mais tarde, em 2007, ficou provado que unir o país em torno da educação pode trazer resultados efetivos. O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

A divulgação do IDEB e a definição de metas para serem cumpridas por estados e municípios até 2022 coloca o tema do efeito composicional novamente em voga. As metas são demandantes, uma vez que estão relacionadas com a superação de dois dos maiores problemas da educação brasileira: elevada taxa de não promoção e de baixo desempenho escolar. Para que o Brasil consiga atingir um IDEB igual a 6.0 até 2022, é necessário a quase total regularização do fluxo escolar e que o desempenho das escolas brasileiras melhore sensivelmente... É bem provável que os esforços dos governantes para dar conta das exigências impostas pelas metas tenham efeitos em momentos diferenciados. Provavelmente, nos próximos anos, os primeiros resultados das políticas implementadas para a regularização do fluxo escolar quase regularizado (ou estável em patamares baixos), é que os resultados sobre o desempenho escolar serão percebidos. Desta forma, em um futuro próximo, possivelmente teremos novamente uma acentuada queda nas taxas de não promoção, sem que haja alterações na melhoria do desempenho escolar[...](ALVES, 2007, p.17).

A partir da análise dos indicadores do IDEB, o MEC ofereceu apoio técnico ou financeiro aos municípios com índices insuficientes de qualidade de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com