TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Efeito da greve dos caminhoneiros

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

CIÊNCIAS SOCIAIS

ANDRÉ R. de RODRIGUES

O efeito da greve dos caminhoneiros

O grande problema de fato dos efeitos da greve de caminhoneiros e na verdade da politica implementada no país que cada vez mais incentiva meios de transporte que usam derivados de petróleo ao invés de incentivar os meios de transporte sustentáveis.

O sucateamento do transporte ferroviário e  hidroviário entre outros não e justificado por dados mas apenas por um fato de queda não tem vantagem alguma pro governo fomentar esses tipos de meio de transporte exemplo: Uma vagão transporta o equivalente a 90 carretas retirando  da estrada em  uma só composição.

Mas porque não é incentivado esse tipo de transporte no nosso país?  Podemos refletir sobre algumas posições

 - O mercado do petróleo no caso a PETROBRÁS teria um prejuízo enorme retirando os caminhões das estradas;

- O mercado dos pedágios também teria um prejuízo enorme;

- A indústria automobilística teria uma perda significativa na produção;

Então podemos tirar algumas conclusões que e do interesse do governo a incentivo desse tipo de mecanismo que claramente visa somente os interesses do mercado financeiro sobretaxando os itens básicos para consumo da população.

E cada vez mais aumentando impostos sobre a população, fazendo assim um circulo vicioso que cada vez mais onera a vida da sociedade.

Mas nessa greve o governo teve uma surpresa desagradável descobrindo que na verdade devido ao hiper  investimento no setor rodoviário acabou ficando refém da classe, com apenas uma mobilização acabou criando um caos de proporções imensuráveis, mostrando ao governo que apenas a classe dos caminhoneiros mobilizada criaria  um transtorno enorme.

Certamente o governo não cogitava o tamanho do problema que tinha em suas mãos que após o sucateamento das ferrovias estará criando um monstro incontrolável que demonstrou ao governo que através de medida errada das ultimas décadas tornou-se atualmente cara, obsoleta e ambientalmente incorreta.

Os países desenvolvidos investem cada vez mais em transporte alternativos não só pela questão de dos combustíveis fosseis estarem se extinguindo mais sim pelo fato da segurança, economia, sustentabilidade e autonomia e um dos fatores que foi preponderante para o caos que se instaurou no BRASIL nos últimos dias que foi o investimento direcionado em apenas um meio de transporte, fazendo assim um modo de acabarmos sendo reféns desse tipo de meio de transporte causando assim o transtorno que foi visto.

O que podemos afirmar e que a ganância cada vez mais dos governos em aumentar impostos e sobretaxar produtos, só mostra que e uma maneira incompetente de gerir os bens públicos que porque ao invés de fomentar cada vez mais o desenvolvimento de outros meios sustentáveis econômicos e seguros, vem na contra mão motivando o uso de meios de transporte obsoletos, caros, inseguros e poluidores, isso porque esse tipo gera dividendos ao governo.

Sendo assim o verificamos com essa paralisação que além do grande erro em investimento em transporte em nosso pais abriu-se um precedente enorme para que em outro momento os qualquer os transportadores rodoviários que detêm monopólio no pais façam manifestações não só por causas justas mas também por interesse obscuros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com