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O Ensaio Teórico: O Poder Simbólico

Por:   •  11/10/2023  •  Ensaio  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  44 Visualizações

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Aluno: Wilson Machado Enes- Ensaio teórico: “O PODER SIMBÓLICO.” - BOURDIEU

Considerações:

Este ensaio tende a refletir a força simbólica de Bourdieu, tendo como base sua produção teórica. Devemos destacar no campo das ciências sociais, a importância dada às estruturas simbólicas na leitura do mundo, e a dimensão em usar sua teoria em faces de: educação, cultura, arte, literatura.

O campo de produção simbólica fomenta a relação de força entre seus agentes, levando assim à relação de sentido. Neste contexto a violência simbólica apresenta tema central nos estudos de Bourdieu. Esta violência não é fruto de um puro e simples aparelhamento de uma classe sobre a outra, mas é exercida através de jogos provocados pelas figuras sociais, em uma abordagem denominada por ele como "construtivismo estruturalista", onde o autor salienta que a sociedade é uma produção humana, uma realidade objetiva. O homem é a resultante de uma produção social.

Ainda para Bourdieu, a estrutura social apresenta uma sistemática hierárquica em que diversas ordenações interdependentes de poder material e simbólico determinam a posição social ocupada por cada grupo. Ao que pese, a influência que um determinado grupo exerce sobre os demais é a resultante das múltiplas fontes de poder (cultural, financeiro, simbólico e social) e da articulação entre elas.

Bourdieu nomeia cada fonte de poder de capital, pois correspondem a capitalização de um ativo importante para ter-se uma posição de destaque em determinada sociedade e contexto histórico. A desigualdade na distribuição desses poderes reproduz a hierarquia social ao longo do tempo.

Enquanto capital, Bourdieu apresenta as seguintes divisões de poder:

Capital cultural: Atribuído ao conhecimento formalmente adquirido, reconhecido pelos diplomas.

Capital econômico: Engloba posses e rendas, os recursos materiais.

Capital social: Relacionado às relações sociais, ou à rede de relações que propicia algum tipo de ganho, que pode ser prestígio, que podem ser capitalizadas. Traduz benefícios em qualquer das outras modalidades de poder.

Capital simbólico: Atribuído ao status, privilégios sociais. A resultante desses recursos de poder, acumulados ou auferidos, definirá o lugar ocupado por indivíduos e grupos na hierarquia estrutural das sociedades, condicionando suas potencialidades de ascensão e suas vidas.

No contexto de seus pensamentos, Bourdieu nos apresenta três principais conceitos, frutos de seu intelecto: campo, habitus e capital, concebidos em suas pesquisas sobre a vida cultural da sociedade francesa, (décadas de 60 e 70). Conforme Bourdieu, estes conceitos devem ser estudados em conexões e interdependência, e não como ideias separadas. Refletimos sobre capital, agora precisamos refletir sobre habitus e campo.

"O habitus se remete a maneira de pensar, comportamentos, formas de vivência, advindos de laços familiares e revigorados na estrutura escolar. É a inter-relação dos capitais econômico, cultural, social e simbólico que atribui a determinados grupos posição de destaque na hierarquia social.

O habitus é simultaneamente social e individual,

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