TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estado E Os Problemas Contemporâneos

Pesquisas Acadêmicas: O Estado E Os Problemas Contemporâneos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2014  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

Nas páginas 67 e 68 do livro desta disciplina, vocês têm algumas atividades de aprendizagem. São ao todo oito questões das quais eu solicito que vocês respondam a primeira delas.

Questão 1

Com base em tudo o que você leu até agora, comente (no máximo em duas páginas) a afirmação:

“A existência de grandes contingentes abaixo da linha de pobreza, no Brasil, não será resolvida apenas com o crescimento econômico do país.”

Historicamente o Brasil registra um grande distanciamento entre pobres e ricos, onde os primeiros, em sua grande maioria a classe trabalhadora que de fato faz acontecer neste país, e os segundos, em sua minoria, que exercem grande influência econômica. A grande concentração de riquezas nas mãos de poucos só agrava ainda mais o contingente que vive abaixo da linha da pobreza.

Observa-se que existe no Brasil de fato não é pobreza, mas sim desigualdade social, a qual é visível entre as regiões, estados e municípios. Realidade essa que para ser mudada necessitamos cobrar dos gestores não somente emprego e renda (parte que contribui para o crescimento econômico), mas sim, políticas que provoquem o declínio do déficit educacional, além de garantirem a população acesso e atendimento digno no serviço de saúde.

As políticas sociais, hoje aplicadas no país, aos poucos fazem renascer uma população antes marginalizada e esquecida pelo poder público. População essa vista como um problema e lembrada somente nos anos eleitorais.

Dizer que o crescimento é a solução para as desigualdades é algo bastante contestável, mas o crescimento econômico deverá versar sim enquanto agente contributivo para a resolução dessa problemática, visto que, a partir do momento que o país investir prioritariamente em setores como educação e saúde, paralelamente ao crescimento econômico poderemos presenciar, não a resolução, mas sim um grande avanço na redução no número de cidadãos que vivem abaixo da linha da pobreza, fazendo justiça social e reduzindo as desigualdades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com