TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estado E Os Problemas Contemporâneos

Monografias: O Estado E Os Problemas Contemporâneos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  1.133 Visualizações

Página 1 de 2

Como a pobreza, desigualdade, exclusão e cidadania, decorrência da combinação de fatores socioeconômicos e políticos diversos e histórico, mostrar-se uma das mais perversas exclusão social de uma sociedade. Assim sendo o termos Pobreza, Desigualdade, Exclusão e Cidadania. Faces desses problemas sociais que vem exigindo, para além da identificação de suas causas, a descoberta de alternativas criativas para sua superação. Seja Qual for o caminho a ser escolhido, sabemos que, tanto no Brasil como em todo o mundo, esse desafio passa pela igualmente desafiadora viabilização da inclusão social de forma plena.

Assim a pensa a Santos, Maria. “A saber: qual o papel que o Estado pode e deve desempenhar na promoção de Soluções para os problemas da sociedade brasileira contemporânea.” Santos, Maria 2012, pág7. Desta forma Procura-se associar a ideia de Estado incompetência e excesso de burocracia e má admiração pública. Essa visão ajudou a engendrar uma oposição entre Estado e sociedade civil. O papel do Estado na luta contra a diminuir a pobreza, desigualdade, exclusão e cidadania. Pois, o Brasil é um pais, que de cento ponto não tão pobre como diz Santos, Maria:

Muitos países como o Brasil não são pobres, mas são tão desiguais que, apesar de apresentarem importante evolução do seu PIB (Produto Interno Bruto) e significativas melhorias das condições de vida de alguns setores (os mais ricos), permanecem abrigando uma enorme quantidade de pobres, que, por sua vez, têm baixíssimas perspectivas de mobilidade social ascendente. (Santos, Maria 2012, pág. 7).

Além disso os estados ricos não têm o menor importância em mudar as regras do jogo, de modo o poder público se deixem de domínio ser obtidos de governos tirânicos. Assim, um pais como o Brasil, vem em décadas, tentando diminuir esse mal social, mais, um pais Rico e só falta mais é investimento na aria social e valorização do emprego pra que o homem possa ter o seu próprio sustento e assim podemos diminuir a pobreza, desigualdade, exclusão e cidadania que tanto aflige a sociedade.

Bibliografia

Santos, Maria Paula Gomes dos O Estado e os problemas contemporâneos / Maria Paula Gomes dos Santos. – 2. ed. reimp. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2012. 142p. : il.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com