TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estado e a Revolução

Por:   •  17/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Letícia Alves da Costa

Professora: Marilia Dalbelo

 Fichamento Política Social

Texto 1: Social Democracia e Socialismo

Em 1864, ao criticar todos os que procuravam exigir uma sociedade socialista por meios autônomos e independentes das instituições existentes, os reformistas, especificamente Berustein acabaram por interpretar essa como resumindo-se na compelição pelo controle das instituições governamentais existentes, ao passo que os revolucionários, notavelmente Lenin, pretenderam conquistar o poder a fim de destruir instituições. Todos os objetivos visados pelos socialistas tornaram-se uma investida centralizada em direção ao poder político.

A prática socialista requeria um repositório único, o dos partidos políticos, porque estes eram as instituições que relacionavam tudo “grande dever da classe operaria.

Como os socialistas não conseguiram ganhar as eleições tiveram que fazer o que era possível, e assim se comprometeram com o nível de emprego a igualdade e a eficiência, mas sua contribuição não foi grande.

O socialismo não era um movimento pelo pleno emprego, e sim pela abolição da escravidão assalariada, não era um movimento pela eficiência, mas pela racionalidade coletiva, não era um movimento pela igualdade e sim pela liberdade.

Os socialistas abriram mão desses objetivos quando descobriram que não conseguiriam realiza-los em um futuro previsível.

A resposta das empresas maximizadoras de lucro a pressão salarial e a redução do nível de emprego, e sob o capitalismo os que não são planamente empregados encontram-se caracteristicamente em condições materiais muito inferiores. E no final das contas, graças a pressão dos socialistas, ou as pessoas acabaram ficando desempregadas e sofriam privações materiais, ou elas trabalhavam desnecessariamente. A luta pelo emprego acaba tendo por conseqüência o retardamento das possibilidades de liberação do trabalho.

Texto 2: O capitalismo democrático na encruzilhada.

Neste texto o começo retrata um pouco da lei da oferta e da procura.

Keynes nisso, propõe uma análise dos determinantes da renda nacional e a avaliação de políticas alternativas. A nova teoria tornou-se a estrutura sobre a qual determinados grupos apresentavam como universais seus próprios interesses.

Para Keynes a teoria de Marx é importante em três aspectos: 1- Capitalismo se sustenta através da exploração do capital e trabalho 2- Propriedade privada como fonte de irracionalidade 3- o capitalismo esta fadado a crises cíclicas e constantes.

A combinação de democracia e capitalismo estabelece um compromisso que é o pacto entre as classes capital e trabalho, onde o capital é representado pelo estado e abre mão das organizações de luta do trabalho e o trabalho é representado por partidos políticos por exemplo, em que se detem a força de trabalho produtiva e se abre mão da ameaça revolucionaria da ordem do capital.

O Keynesianismo ofereceu os alicerces ideológicos e políticos para o compromisso da democracia capitalista, e ofereceu a perspectiva de que o estado seria capaz de conciliar a propriedade privada dos meios de produção com a gestão democrática da economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com