TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estado é a Organização Jurídica

Por:   •  19/8/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 2

O Estado é a organização jurídica, politica e administrativa de uma sociedade, ou seja, o Estado possui soberania interna e é reconhecido internacionalmente. Ele exerce sua soberania através de suas instituições fundamentais tais como: o congresso nacional, os tribunais de justiça, os quarteis, as delegacias, as escolas, hospitais e entre outras instituições que regem a sociedade.

Já o Governo é transitório, pois, há eleições de quatro em quatro anos para que ele seja alterado, ou seja, é o ato de dirigir, administrar o Estado. Quando o presidente é afastado de seu cargo, ele é imediatamente substituído, e isso mostra o quanto o Estado é soberano. Pois, é muito maior do que o governante que o está administrando, mesmo em uma grave crise suas instituições continua funcionando para manter a ordem social.

O território é toda base física onde o Estado exerce seu poder de organização. Além do espaço continental, aéreo, as ilhas e o mar territorial, caso seja banhado pelo mar. Todo território é delimitado por fronteiras que devem ser reconhecidas e respeitas pelos outros países.

A nação é um agrupamento de pessoas que possuem o mesmo passado histórico comum, que deu origem a uma identidade cultural, ou seja, a nação terá costumes, tradições, religião, idioma comuns. Mais nem toda nação possui uma Estado formando assim um Estado-Nação, os judeus, por exemplo, só veio conseguir seu próprio território e assim formar o seu Estado em 1948 após a segunda guerra mundial. Então existem nações sem seu território, portanto sem seu Estado soberano.

Já o conceito de País é confundido com o Estado, no entanto país é mais abrangente, pois é o território mais o Estado que organiza a nação, mais todas as características naturais e culturais presentes no território.

Já povo é conjunto de pessoas que habitam em determinado território, que estão sobre as mesmas leis e diretrizes de uma Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com