TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Do Mercado

Por:   •  18/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.548 Palavras (15 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 15

Dedicatória

Dedicamos este trabalho aos nossos pais irmãos, esposas, maridos, filhos enfim a toda família que com muito carinho não mediram.

Esforços para que soubessem mais um degrau da escada param o sucesso

A experiencia de partilha de conhecimentos na comunhão de colegas que vem se tornando amigos foi a melhor experiencia a quando da elaboração deste trabalho

Agradecimentos

Em primeiro lugar agradecer a Deus por ser essencial em nossas vidas e por ser o autor de nosso destino, aos professores Hermenegildo Manuel e Adilson Janota pela orientação e disponibilidade em ajudar-nos.

 Aos nossos familiares e colega amigos pelo incentivo, agradecemos também toda a equipa de trabalhadores dos bancos keve.

INTRODUÇÃO

No presente trabalho, abordaremos sobre o estudo de mercado, que foi delimitado por mercado financeiro trabalhando com os dados da instituição bancária keve em Angola.

No mesmo contexto focaremos também sobre como foi evoluído o mercado no conceito de oferta, demanda, concorrência e como os mesmos irão nos ajudar a entender o estudo do mercado.

Para servir os seus clientes de forma eficiente, o empreendedor deve estar certo de quais são as múltiplas necessidades do cliente, com a melhor maneira de as satisfazer, de como comunicar eficazmente a natureza dos bens ou serviço que oferece.

Tais são os objectivos dos estudos de mercado. Permitem reduzir o risco nas decisões de gestão; Detectar problemas de novas oportunidades de negócio, controlar e avaliar o grau de penetração de um produto (novo ou já existente)

O mercado bem como a sua imagem e notoriedade. Abordagens semelhantes são também usadas em outras áreas de estudo: por exemplo, na medição de comportamentos e atitudes do público em relação a aspectos sociais, políticos ou outros, elaborados a pedido do governo ou de organismos políticos, dos médias ou de instituições académicas.

1.1 JUSTIFICATIVA

A motivação de trabalharmos com este tema justifica-se pelo interesse académico, desejo e necessidade de aprofundarmos os nossos conhecimentos nesta área (mercado financeiro) e sobretudo por ser um tema de grande relevância em gestão. Como futuros gestores que somos, pretendemos ampliar os nossos conhecimentos de uma forma geral, tendo em conta que o estudo do mercado e indispensável para avaliação externa de uma empresa pois permite um melhor desenvolvimento na mesma.

1.2 PROBLEMATIZAÇÃO E PERGUNTA DE PARTIDA

Mesmo com todos os progressos tecnológicos e conhecimentos no mercado, ainda há muitos desafios que precisam ser vencidos pelo sector bancário, a fim de que possa tornar mais rentável e eficiente. O aumento da competitividade do sector bancário tem se tornado um grande desafio para as empresas, pois leva a mudança de um planeamento estratégico.

Os problemas financeiros enfrentados pelas empresas são muitas vezes antecipados por um trabalho gerencial ou operacional e satisfatório com dificuldades de atendimentos (desenvolvimento).

Qual e a estratégia a implementar, para enfrentar os desafios do sector bancário?

1.3 HIPÓTESES

Inovação tecnológica

Capacitação dos recursos humanos

1.4 OBJECTIVO

1.4.1 GERAL

Identificar os procedimentos de controlo internos, utilizados no gerênciamentos de riscos operacionais das instituições financeiras ou bancárias.

1.4.2 ESPECÍFICOS

Melhorar, o nível de atendimento e a qualidade dos serviços prestados, pelos mercados

Financeiros.

Verificar, o grau de preocupação das instituições bancárias com agenciamento dos riscos operacionais.

Entender, os factores e motivos que contribuem para o insucesso dos mercados financeiros.

1.5 METODOLOGIA DE PESQUISA

1.5.1 MÉTODO

A pesquisa realizada foi feita em dois aspectos:

Quanto os meios e Quantos aos fins.

1.5.2 QUANTO AOS TIPOS DE PESQUISA

Quanto aos meios;

Foi Bibliográfico e documental.

Bibliográfico porque fez-se um estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, jornais, redes telefónicas isto e material acessível ao público.

Documental, porque realizou-se em documentos conservados no interior da organização como: Jornais, fotografias, informações em destaque e outros.

Quanto aos fins;

A mesma foi de natureza qualitativa, exploratória, sendo que;

O carácter qualitativo justifica-se pelo facto do tema tratar um assunto complexo nos pais, e um passo inicial para posteriores análises. Estudo de caso e circunscrito a uma ou outras unidades, entidades essas como pessoas, organizações, órgão publico comunidade ou mesmo pais, tem carácter de profundidade e detalhadamente. Pode ou não ser realizada no campo (vergara:2017 citado por Samongongo).

No desenvolvimento dessa etapa, houve enormes dificuldades, uma vez que o tema foca sobretudo numa área de extremo sigilo profissional não só.

 1.5.2.1 Quanto a abordagem

A mesma foi de carácter qualitativa, sendo que; O carácter qualitativo justifica-se pelo facto do tema tratar de um assunto complexo nos pais, e um passo inicial para posteriores análises.

O estudo de caso e circunscrito a uma ou poucas unidades, entidades essas como: pessoas singulares, famílias, organizações, órgão público, comunidade ou mesmo pais, têm carácter de profundidade e detalhadamente. Pode ou não ser realizado no campo (vergara.2007: citado por Samongongo).

1.5.2.2 Quanto aos Objectivos

O estudo desenvolvido foi de carácter descritivo que realizou-se em um dado momento a banca e desenvolver um acompanhamento como um período de tempo.

Foi um estudo de campo envolvendo técnicas de levantamentos de dados de tipo quantitativos. Preocupou-se também em considerar os aspectos qualitativos necessariamente envolvidos em umas questões que há algumas dimensões em sentido que escapa a mensurações.

1.5.2.3 Quanto aos Procedimentos

Os dados foram colectados, por meio de pesquisa bibliográfica e investigação documental, e justificaram a medida que contribuiu para os levantamentos dos principais dados do banco keve, no que tange ao mercado financeiro. Mais dados serão colectados por meio de inquéritos e questionários, e com os mesmos serão feitos testes, recomendações e conclusões no sentido de ilustrar o banco keve, dando informações suficientes para tomar decisões seguras para o futuro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (188 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com