TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O HISTÓRICO DA ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  17/5/2020  •  Seminário  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 2

HISTÓRICO DA ALFABETIZAÇÃO

Paradigma dos Métodos:

Sintéticos: Os métodos sintéticos foram utilizados desde a Antiga Grécia até o início do século XVIII, consiste em se partir dos elementos mais simples que são as letras, fonemas e sílabas para assim posteriormente se ler e escrever palavras, frases e textos.

Métodos que consistem no paradigma Sintético:

Na Antiga Grécia e na Idade Média predominam o método da soletração, que consiste em aprender as letras, sílabas, palavras e posteriormente usar sua forma gráfica associada a seu valor sonoro.

No século XVI, surgem pensadores que vão contra o método de soletração, propondo o método fônico onde temos as “figuras simbólicas”, com o objetivo de se apresentar palavras com o som que se queria representar. Se dando por fracassado no Século XVIII por conta dos exageros na pronúncia dos sons das consoantes isoladas, sendo este rejeitado.

 Na França tivemos o Método Silábico que consiste  em unir consoantes e vogais formando sílabas, e posteriormente unir sílabas para formar palavras; Partindo também do princípio sintético.

Analíticos: Os métodos Analíticos partem de uma unidade que possua significado, palavras inteiras e não fragmentadas, frases e até mesmo textos pequenos, para posteriormente fazer sua segmentação em unidades menores. Parte do ponto de que, se a criança é capaz de extrair sentido do mundo da escrita, posteriormente ela poderá também utilizar seus mecanismos.

São de origem analítica os métodos de palavração, sentenciação e textuais, não partem de uma unidade vazia de letras ou sílabas mas de uma unidade que tem significado para posteriormente fazer a análise.

Mistos: Parte de um estágio de conhecimento global, ou seja, palavra, frase e texto, para depois decompormos as palavras em letras ou sílabas. Neste tópico as fases de análise e síntese acontecem dentro de uma perspectiva metodológica.

Como exemplo de método que consiste no paradigma misto, temos o Método Paulo Freire, em que as palavras são selecionadas de acordo com o universo vocabular do indivíduo, pois acredita se que a relação afetiva com as palavras impulsionam a aprendizagem.

Concepção Contrutivista (de 1980 a 1990): O Construtivismo é baseado na obra de Jean Piaget, sendo assim a educação deve propiciar a criança o seu pleno desenvolvimento durante todos os estágios de maturação (sensório motor, pré-operatório, operatório-concreto e operatório- formal); as estruturas cognitivas do indivíduo não nascem prontas, sendo assim este se desenvolve no contato entre sujeito e objeto. É proposta uma educação desafiadora, onde o individuo

Concepção Historico-Cultural ( a partir de 1990):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (24.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com