TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O INIMIGO DO ESTADO

Por:   •  7/9/2018  •  Resenha  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 5

1.INTRODUÇÃO

O filme Inimigo do Estado, 1998 aborda como questões principais: o controle da sociedade, os abusos tecnológicos e do biopoder. Esclarecendo assim, como o Estado controla todos os seus indivíduos usando assim, recursos e aparatos tecnológicos avançados, nas quais muitas vezes nem os cidadãos sabem que existem, usando de meios e técnicas sigilosas, para manter a sociedade controlada. O que se torna notório no filme.

Robert Dean é um advogado, que de repente vê sua vida se transformar totalmente, sem ao menos saber o motivo. Ele se envolve, inadvertidamente, no assassinato de um político que debatendo com um agente de segurança sobre a lei que seria lançada visando a vigilância constante das massas. E com a negativa do congressista o mesmo vem a ser assassinado que por coincidência, o crime vem a ser a gravado por uma câmera escondida que pertencia a um homem que começa a ser perseguido. Robert Dean então, encontra este antigo amigo de faculdade que vem a ser o homem perseguido por portar o disquete, mas, o advogado não percebe que o amigo estava em apuros e nem que, ele colocou em sua sacola um equipamento que continha um disquete, no qual revelava o assassinato do político, uma prova que mostrava claramente o mandante do crime.

Robert, passou então a ser monitorado constantemente até que vem a receber a visita de alguns agentes, onde o mesmo se manteve em negativa que possuía o material que a agencia queria, porém, ele ainda não sabia que o tinha. A Agencia inicia uma tentativa de aniquilação de sua credibilidade. Robert foi em busca de Brill, até então desconhecido, para ajuda-lo e isso resultou na destruição do esconderijo de Brill e também na captura dos dois. Por fim, Robert Dean conseguiu convence-los a ir buscar a fita com um dos perigosos homens que Robert lidou no começo do filme, o homem era de uma máfia e para ganhar o caso de seus clientes, Brill lhe deu uma fita do homem em contato com pessoas que ele não deveria. Chantageando-o, Robert ganhou um caso, mas o homem ameaçou ele de morte se não entregasse seu informante. E a partir desse filme, começa uma análise, de até onde é legítimo a intervenção do Estado na vida de um indivíduo, até onde vai sua privacidade e o que seria privado para o Estado.

2.DESENVOLVIMENTO

Atualmente vivemos em uma sociedade em que a tecnologia está valendo mais do que alguns princípios, que anteriormente eram tidos como fundamentais para o ser humano. Tudo se desenvolve rapidamente, desse modo devemos assim sempre buscar acompanhar esse desenvolvimento para não ficarmos para trás. Porém essa tecnologia, muita das vezes é utilizada contra nós.

Robert Dean, na trama foi usado até as últimas consequências, até perceber o motivo pelo qual tudo aquilo estava acontecendo e fazer como eles, usar das tecnologias pra ganhar o jogo. Ele teve sua privacidade sendo invadida de uma maneira sórdida. Considerando o significado de privacidade temos: Intimidade pessoal ou de grupo definido de pessoas. Mas, se pararmos para analisar, todos os dias temos nossa privacidade invadida pelos que detêm o poder.

Por onde formos, existem câmeras de vigilância nos acompanhando. E como estamos distraídos com outras informações, acaba passando por despercebido, nossos passos ficam gravados sem ao menos percebemos, com isso nossa privacidade e intimidade acaba sendo revelada.

Neste âmbito, insere-se a sociedade de informação, a qual tem como característica reunir todos os dados e armazená-los, para depois transferir para os governos que estejam interessados nessas informações.

Essa pratica se tornou frequente nos Países, uma vez que, eles acreditam ser uma maneira eficaz de implantar política de segurança. Há afirmações que desde 98, tem-se informações que os americanos possuem capacidade de monitorar a Terra em uma resolução dessimétrica, continuamente. No começo esses satélites eram usados para fins militares,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com