TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme Inimigo do Estado

Por:   •  14/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  1.996 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO SOBRE O FILME :

INIMIGO DO ESTADO

Joao Henrique de Oliveira Almeida – 1c manha  – RA 919113010

FICHA TÉCNICA

 Título: Inimigo do Estado

 Diretor: Tony Scott

País de origem: Estados Unidos

 Ano: 1998

 Atores Principais:

         Will Smith - Robert Clayton Dean

 Gene Hackman - Edward 'Brill' Lyle

Jon Voight - Thomas Brian Reynolds

TEMA PRINCIPAL E CENAS MARCANTES

 1. Sobre os Direitos individuais: 

O filme retrata o Estado querendo aprovar uma lei que ultrapassa um direito individual, que é o da privacidade. Podemos ver isso em diversas cenas aonde o personagem Robert é constantemente rastreado via satélite, grampos e câmeras.

2. Envolvendo negócios entre o Estado, pessoas e instituições privadas  : 

No filme mostra o Estado rastreando pessoas e distorcendo, manipulando informações para que consiga seu objetivo, ou seja, queima de arquivo. O filme também mostra as instituições privadas fazendo loby junto ao sindicado, o que não é correto e acabem se confrontando no final e se distruindo, como inimigos naturais.

3. Que envolvem as relações políticas : 

No inicio do filme mostra um conflito de ideias entre dois políticos ( Reynolds e o Presidente ) , Reynolds quer a aprovação de uma lei onde tira a privacidade das pessoas, enquanto o Presidente não quer a aprovação desta lei. Podemos observar que diante o impasse Reynolds ameaça e chantageia o Presidente para conseguir o que quer , mostrando uma relação entre os políticos de muito negocio e acordos visando os seus próprios interesses e não o do coletivo.

4. Que colocam em discussão o papel do Estado : 

Até que ponto o estado deve interferir na vida pessoal de pessoas. Cenas mostram a privacidade das pessoas sendo violada, isso coloca as pessoas em discussão com o Estado.

5. Que envolvem os negócios das empresas privadas : 

O filme mostra as empresas privadas com poder e vantagens e fazendo negócios sempre visando o seu interesse e chantageando quem vai contra seus interesses.

6. Que questionam o Estado e a Constituição norte-americana :

Temos um cena, na metade do filme em que mostra a esposa do advogado Robert assistindo um programa de noticias e ela se depara com a apresentação de uma lei que tiraria a privacidade dos cidadãos, ela de imediato questiona esta lei e se mostra contra. E no final do filme quando ha uma reunião entre os congressistas onde o chefe questiona a legitimidade deste tipo de ação(invasão de privacidade).

PERSONAGENS PRINCIPAIS

Quais as características dos principais personagens do filme e como você avalia a relação deles com os Direitos dos cidadãos americanos?  

Robert Clayton Dean – Advogado de boa índole , inocente e ético em suas relações.  Defendia bons princípios desaprovando a relação mais do que amistosa entre empresa e os sindicados.

 Edward 'Brill' Lyle – Senhor sagaz, ousado, inteligente que lutava contra a má utilização dos recursos tecnológicos na vida das pessoas.

Thomas Brian Reynolds – Homem articulador, manipulador , determinado a passar por cima de tudo e de todos para chegar aonde quer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com