TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Inimigo do Estado

Por:   •  10/3/2019  •  Resenha  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

1.INTRODUÇÃO

O filme Inimigo do Estado, 1998 aborda como questões principais: o controle da sociedade, os abusos tecnológicos e do biopoder. Esclarecendo assim, como o Estado controla todos os seus indivíduos usando assim, recursos e aparatos tecnológicos avançados, nas quais muitas vezes nem os cidadãos sabem que existem, usando de meios e técnicas sigilosas, para manter a sociedade controlada. O que se torna notório no filme.

Robert Dean é um advogado, que de repente vê sua vida se transformar totalmente, sem ao menos saber o motivo. Ele se envolve, inadvertidamente, no assassinato de um político que debatendo com um agente de segurança sobre a lei que seria lançada visando a vigilância constante das massas. E com a negativa do congressista o mesmo vem a ser assassinado que por coincidência, o crime vem a ser a gravado por uma câmera escondida que pertencia a um homem que começa a ser perseguido. Robert Dean então, encontra este antigo amigo de faculdade que vem a ser o homem perseguido por portar o disquete, mas, o advogado não percebe que o amigo estava em apuros e nem que, ele colocou em sua sacola um equipamento que continha um disquete, no qual revelava o assassinato do político, uma prova que mostrava claramente o mandante do crime.

Robert, passou então a ser monitorado constantemente até que vem a receber a visita de alguns agentes, onde o mesmo se manteve em negativa que possuía o material que a agencia queria, porém, ele ainda não sabia que o tinha. A Agencia inicia uma tentativa de aniquilação de sua credibilidade. Robert foi em busca de Brill, até então desconhecido, para ajuda-lo e isso resultou na destruição do esconderijo de Brill e também na captura dos dois. Por fim, Robert Dean conseguiu convence-los a ir buscar a fita com um dos perigosos homens que Robert lidou no começo do filme, o homem era de uma máfia e para ganhar o caso de seus clientes, Brill lhe deu uma fita do homem em contato com pessoas que ele não deveria. Chantageando-o, Robert ganhou um caso, mas o homem ameaçou ele de morte se não entregasse seu informante. E a partir desse filme, começa uma análise, de até onde é legítimo a intervenção do Estado na vida de um indivíduo, até onde vai sua privacidade e o que seria privado para o Estado.

2.DESENVOLVIMENTO

Atualmente vivemos em uma sociedade em que a tecnologia está valendo mais do que alguns princípios, que anteriormente eram tidos como fundamentais para o ser humano. Tudo se desenvolve rapidamente, desse modo devemos assim sempre buscar acompanhar esse desenvolvimento para não ficarmos para trás. Porém essa tecnologia, muita das vezes é utilizada contra nós.

Robert Dean, na trama foi usado até as últimas consequências, até perceber o motivo pelo qual tudo aquilo estava acontecendo e fazer como eles, usar das tecnologias pra ganhar o jogo. Ele teve sua privacidade sendo invadida de uma maneira sórdida. Considerando o significado de privacidade temos: Intimidade pessoal ou de grupo definido de pessoas. Mas, se pararmos para analisar, todos os dias temos nossa privacidade invadida pelos que detêm o poder.

Por onde formos, existem câmeras de vigilância nos acompanhando. E como estamos distraídos com outras informações, acaba passando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com