TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto dos custos na formação dos preços

Por:   •  19/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.702 Palavras (15 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 15

 

O IMPACTO DOS CUSTOS NA FORMAÇÃO DOS PREÇOS.

Autores: Clayton, Jeysse, Michelle e Paulo Sérgio

Prof. Orientador: Adna Figueredo

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso – Bacharelado em Ciências Contábeis (CTB0185) – Prática Módulo IV

30/10/2015.

RESUMO

Desenvolver o preço de venda dos produtos é uma tarefa o quanto difícil, haja vista que para o seu calculo é necessário o conhecimento de algumas variáveis, ou seja, é preciso conhecer os fatores que influenciam a sua elaboração. Esse desafio torna-se constante no mercado financeiro, pois é de extrema relevância que o gestor ofereça preços atrativos a seus clientes sem que haja perdas nos ganhos, e sem que essa ação provoque insegurança financeira a seus negócios. Deste modo, foram elaboras pesquisas sobre o tema  com o intuito de sanar algumas duvidas sobre essas variáveis que afetam diretamente o preço de venda e que são cruciais para a perenidade dos negócios.

Palavras Chaves: Custos; Preços de venda; Variáveis

1 INTRODUÇÃO

Para estudar o impacto dos custos na formação dos preços é importante refletir sobre o que são custos e por que são importantes na determinação dos preços de vendas de produtos ou serviços das empresas.

Os custos são os gastos de empresas na criação ou produção de produtos. Contudo, desempenham um papel de estrema importância, pois a empresa para obter lucro não pode vender seus produtos ou serviços por um preço abaixo do custo. Portanto são adotadas estratégias competitivas para o desenvolvimento das vendas.

Neste Seminário da Prática é pretensão sim deixar bem claro o assunto abordado especificando os tipos de custos e demais componentes aplicados na formação dos preços.

 

2 PREÇO DE VENDA

Um dos principais desafios enfrentados pelos empresários é estabelecer uma prática de formulação e análise de preço que seja confiável e que contabilize todos os custos e despesas envolvidas neste processo e que garanta mais lucros e competitividade.

Neste contexto, Santos (1999 p.21) considera que “a formação do preço de venda dos produtos e serviços nas empresas constitui-se numa estratégia competitiva de grande relevância para as organizações.”

A maioria dos empreendedores sentem dificuldades na formulação dos preços de venda, pois, poucos conhecem e aplicam na prática as variáveis que envolvem os custos e despesas ao constituírem os preços dos produtos até chegarem nas mãos dos consumidores.

Basicamente, a formação do preço de venda pode ser simplificada pela seguinte equação: Custo+Margem de lucro+Despesas variáveis = Preço de Venda

 O conhecimento dessas variáveis tornam os preços mais competitivos além de proporcionar a perenidade do negócio.

3 CUSTOS

Custos são os gastos incorridos na transformação da matéria prima ou prestação de serviço. São os gastos necessários para se obter rendimentos. Segundo Ribeiro (2009, p.25) ”compreende a soma dos gastos com bens e serviços aplicados ou consumidos na fabricação de outros bens”.

Os custos adotam uma significativa importância quanto á formação dos preços de venda, uma vez que para o seu cálculo é fundamental o conhecimentos das variáveis que afetam diretamente e indiretamente a sua composição.

Os custos dividem-se conforme o volume ou quanto a sua identificação com os produtos, sendo separados em: custos diretos, custos indiretos, custos fixos e variáveis.

4 CUSTOS DIRETOS

Os custos diretos são aqueles ligados diretamente ao produto. Devem ser perfeitamente mensuráveis, a fim de serem incluídos de forma direta no cálculo da produção. Dada a facilidade de associação com os produtos, os custos diretos não precisam ser submetidos a critérios de rateio para serem devidamente alocados.

Bruni e Fama (2008, p.29) explicam que os custos diretos “consistem nos materiais diretos usados na fabricação do produto e mão de obra direta. Apresentam a propriedade de serem a propriedade de serem perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva”. A exemplo disso temos: o tecido para a fabricação de roupas, madeira para a fabricação de moveis, etc.

5 CUSTOS INDIRETOS

Os custos indiretos não podem ser alocados de forma direta ou objetiva aos produtos ou serviços. Por consequência, os custos enquadrados nesta categoria não podem ser relacionados a produtos específicos, existindo a necessidade de que sejam estabelecidos critérios de rateio para serem devidamente alocados.

Para Bruni e Fama (2008, p.29) esse tipo de custo por não ser associável diretamente com os produtos ou serviços exigem, portanto um critério de rateio para poder ser atribuído aos produtos e serviços. Por exemplo: seguro, aluguel, energia elétrica, etc.

6 CUSTOS FIXOS

Os custos fixos são aquele que não sofrem alterações de valor em caso de aumento ou diminuição de produção. Não importa se será ou não produzido, eles ocorrem da mesma forma. Segundo Braga (1995) custos fixos são aqueles que continuam estáveis por um

determinado período independente das variações provocadas no volume de produção e

vendas. Esse período geralmente não excede alguns meses. Decorrente a decisões daadministração, o valor dos custos podem ser ajustados conforme a necessidade dos negócios.

São exemplos de custos fixos: limpeza e conservação, salários da administração, telefone, aluguel, entre outros.

7 CUSTOS VARIÁVEIS

Ao contrário dos custos fixos, os custos variáveis são aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Segundo Wernke (2008, p.30) “assim como os custos fixos, os custos variáveis possuem uma interessante característica: são geneticamente tratados como fixos em sua forma unitária”.

Neste caso, se avaliarmos apenas uma unidade de qualquer produto, este, não sofrerá nenhuma alteração em seu custo variável, porém se avaliar varias unidades, há uma certa oscilação conforme as quantidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com