TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MUNDO ASSOMBRADO PELOS DEMÔNIOS RESUMO EXPANDIDO

Por:   •  25/4/2022  •  Resenha  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 3

Ciência e bruxaria

Em 1939 um grupo de cientistas notáveis iniciou a ideia de propagar a ciência por si mesma e não um meio para um fim (comercialização de produtos). Eles acreditavam que essa era fonte combativa das crenças em mitos e fantasias. Paralelamente a isso, Carl questionava o conceito de liberdade difundido nos Estados Unidos e ressoado no mundo, já que, muitos acreditavam naquele lugar como a representação máxima de uma sociedade livre. Entretanto, faz-se de clara compreensão que o autor entende a liberdade como conceito amplo que não somente se preocupa com a facilidade ou dificuldade de locomoção no território norte-americano, mas pressupõe um conjunto de liberdades civis, artísticas, cognitivas, e de opinião. Consoante a isso, a usurpação e inversão desses valores era ainda utilizado como ferramenta de opressão, uma vez que segundo Sagan (1996, p.271) “aqueles que procuram poder a qualquer preço detectam uma fraqueza social, um medo que podem usar para chegar ao cargo desejado”. Um fato que comprova as palavras do autor aconteceu no Brasil, quando em 31 de março de 1964 um golpe militar foi deflagrado contra o governo de João Goulart com a justificativa de proteção da população contra instalação do comunismo, intencionalmente apontado como ceifador das liberdades civis, por todo território nacional. Nesse contexto o escritor nos mostra como o credo no extraordinário sem criticismo levou a humanidade historicamente a um poço de perversidade e a importância do Ceticismo como maneira objetiva de combater as novas inquisições.

Não existem perguntas imbecis

No capítulo “Não Existem Perguntas Imbecis”, nos é apresentado logo de início como o conhecimento é estabelecido e propagado durante os percursos históricos. Somado a isso, encontramos o pensamento de que a ciência e a curiosidade são conectadas e codependentes. Não seria, portanto, a pergunta à base do conhecimento humano? Então por que essa tão instigante forma de entender o mundo muitas vezes é vista como desnecessária ou inconveniente? É explicado no livro que essa é uma questão tão profunda que permeia fatores religiosos, já que, a contestação da verdade absoluta estabelecida por representações divinas é considerada blasfêmia na sua mais pura forma por várias instituições e pessoas. Em consonância, conseguimos analisar que o sistema educacional de maneira geral ainda é muito precário tanto no aspecto estrutural quanto no financeiro e isso acaba matando a aprendizagem desde seu entendimento básico, pois a metodologia usada tem como objetivo á memorização de assuntos específicos que influenciam em recompensas instantâneas como aprovações e empregos. Dessa maneira, essa forma robótica de distribuição do conhecimento impede a compreensão dos conteúdos imprescindíveis restringindo a autonomia do corpo estudantil.

Os verdadeiros patriotas fazem perguntas

O capítulo 25 nos conta como os métodos científicos acabam afetando todos os sistemas humanos, já que somos experimentadores por natureza. E que as soluções para os problemas sociais são obtidas por meio de testes e do entendimento dos seus resultados. Assim, o escritor apresenta uma visão política sobre a atuação da ciência como ferramenta de manipulação nas mãos das aristocracias e demonstra concordar com Thomas Jefferson quando  entende o povo como a única classe que utilizaria o poder com prudência, mesmo sabendo que esse que esse é facilmente enganado, mas para isso funcionar é preciso que a população seja politicamente educada. Juntamente a isso, defende a constituição como maneira mais efetiva de garantir dignidade e justiça social para os cidadãos, exteriorizando as ideias de alguns pensadores de que qualquer opinião tem direito a ser expressa seja ela verdadeira ou falaciosa (sendo as falsas combatidas com argumentação e fatos). A questão da liberdade é importante para o ator pois esse acredita que ela é essencial para a existência da ciência, como também a dissociação da Igreja e do Estado. Por fim, compreendemos que entender a Ciência é um dos primeiros passos para exercer seus direitos políticos e assim conseguir entender o mundo e não se conformar como a realidade vigente, mas sempre tentar melhorá-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com