TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O OBSERVAÇÃO E PROJETO

Por:   •  5/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE: OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

Aluno(s): Jeferson Luiz Ferreira Siqueira                                      1706220

POLO AMAMBAI 2017

RELATO DE OBSERVAÇÃO

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE: OP)

SUMÁRIO:

- Introdução:

- Desenvolvimento:

- Conclusão:

I - Introdução:

A atividade solicitada para o  bimestre, refere-se à POSTAGEM 1: Atividade de Relato e Observação, a educação pode estar presente nos mais diferentes ambientes e nessa perspectiva que, a partir daqui, será dada ênfase aos espaços não escolares, os quais podem ser utilizados para fins educativos de diversas maneiras, tudo voltado para o melhor aproveitamento e entendimento das  disciplinas do  bimestre.

II - Desenvolvimento:

Para atingir o objetivo proposto nesta atividade, após um levantamento bibliográfico, escolherei um determinado local como “ponto de partida”, por exemplo, a residência, a escola, o trabalho... , Em seguida, deverei observar o entorno e registrar os diversos ambientes existentes – escolares e não escolares onde tenho como base o que segue abaixo:

Ambiente escolar: escolas regulares de Educação Básica e Instituições de Ensino Superior;

Ambiente não escolar: diversos ambientes podem ser aproveitados para promover a educação, portanto, no geral, qualquer espaço pode ser considerado, porém pense no cunho pedagógico da atividade e foque sua atenção nos ambientes que podem ser aproveitados para fins pedagógicos – exemplos: parques, praças, museus, ginásio de esportes, biblioteca, teatro, clube etc.

Após esses passos farei o registro do que foi observado, distinguindo os ambientes em escolares e não escolar, em seguida, relatará as características dos ambientes observados, tais como: o público que frequenta as atividades realizadas (educativas ou não), as condições das instalações físicas, os serviços oferecidos (se forem oferecidos serviços, registrar se são gratuitos) etc...

Relato de Observação:

A - Localização ou ponto de partida:

O município de Amambai é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. Está situada a 90 km de Ponta Porã e 50 km de Coronel Sapucaia, sua população é de aproximadamente 37 144 hab. est. IBGE 2014, Sua principal rentabilidade é a agricultura e pecuária. A cidade possui uma Universidade, uma Escola Especial, duas Escola Particulares, seis escolas estaduais, sete escolas infantis e nove escolas municipais. Para esse trabalho considerei à localização do polo da Universidade Paulista-Unip, localizada na Rua Da República, 3502, Centro, Amambai-MS-cep 7990-000, Brasil. Onde diversos ambientes educativos escolares e não escolares encontramos com bastante facilidade.

B - Ambientes escolares observados:

EE DR FERNANDO CORREA DA COSTA

Endereço: RUA CASSIANO MARCELO, 1.251 – CENTRO, Amambaí / MS.

Escola pública e urbana

Funcionamento: Prédio próprio, água da rede pública, energia elétrica da rede pública, esgoto sanitário por fossa e coleta de lixo periódica.

Estrutura: Sala de diretoria, sala de professores, laboratório de informática, sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado, quadra de esportes coberta, cozinha, sala de leitura e pátio coberto.

Recursos: Retro retroprojetor, 14 salas existentes, 4 equipamentos de TV, 4 aparelhos de DVD, 2 copiadoras, 8 impressoras, 8 aparelhos de som, 4 projetores multimídia - Datashow, 36 computadores na escola, 6 para uso administrativo, 30 para uso dos alunos, 94 funcionários, acesso a internet e banda larga. Oferece alimentação escolar para os alunos, atendimento educacional especializado e atividade complementar.

Modalidade: ensino regular, ensino fundamental, ensino médio, normal/magistério e ensino profissional.

EE CEL FELIPE DE BRUM

Endereço: RUA DUQUE DE CAXIAS, 1407 – CENTRO, Amambaí / MS.

Escola pública e urbana

Funcionamento: Prédio próprio, água da rede pública, energia elétrica da rede pública, rede de esgoto e coleta de lixo periódica.

Estrutura: Sala de diretoria, sala de professores, laboratório de informática, sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado, quadra de esportes coberta, quadra de esportes descoberta, cozinha, biblioteca, banheiro adequado a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, banheiro com chuveiro e pátio descoberto.

Recursos: Vídeo videocassete, parabólica, Copiadora, 17 salas existentes, 2 equipamentos de TV, 2 aparelhos de DVD, 2 retroprojetores, 4 impressoras, 4 aparelhos de som, 5 projetores multimídia - Datashow, 34 computadores na escola, 4 para uso administrativo, 27 para uso dos alunos, 86 funcionários, acesso a internet e banda larga

Oferece alimentação escolar para os alunos, atendimento educacional especializado e atividade complementar.

Modalidade: ensino regular, ensino fundamental, ensino médio, ensino médio integrado, EJA - ensino médio e - Projovem.

EE VESPASIANO MARTINS

Endereço: R. FRANCISCO SEREJO NETO, 1.090 - VILA ALBA, Amambaí / MS

Escola pública e urbana

Funcionamento: Prédio próprio, água da rede pública, energia elétrica da rede pública, rede de esgoto e coleta de lixo periódica.

Estrutura: Sala de diretoria, sala de professores, laboratório de informática, sala de ciências, sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado, quadra de esportes coberta, cozinha, biblioteca, parque infantil, banheiro adequado a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, pátio coberto e pátio descoberto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (269.4 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com