TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Olhar de RH sobre a Síndrome de Down

Por:   •  15/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: O Olhar de RH sobre a Síndrome de Down

Introdução

As pessoas que tem algum tipo de deficiência encontram barreiras para ingressar no mercado de trabalho, ainda mais se essa deficiência for intelectual, muitas empresas tem um preconceito em relação a contratação, achando até mesmo que seria difícil o convívio com essas pessoas com essa síndrome.

Desenvolvimento

Muitas empresas tem preconceito em contratar funcionários com deficiência intelectual, pois acham muitas vezes que esses, não são capazes de realizar o trabalho para o qual foram contratados, acham que esses não se relacionariam bem com os outros e cometeriam muitos erros, preferindo assim a contratação de pessoas com algum outro tipo de deficiência.

O deficiente intelectual (SD) deveria ter as mesmas oportunidades de outros portadores de deficiência para entrar no mercado de trabalho, mas dentro das suas peculiaridades, deveriam ter todo apoio necessário, pois a forma que a entrevista é conduzida, é diferente dos demais e é obrigatório ter um psicólogo junto na hora.

A legislação brasileira confere a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A Lei 8.213, de 24 de julho de 1991, dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, essas leis estabelecem que as empresas tenham compromisso legal e social para a inclusão de pessoas com deficiência em seu quadro de funcionários, e se essas leis não forem respeitadas a empresa poderá ser multada.

Tem também a LBI- Lei Brasileira de Inclusão que visa praticamente a mesma coisa, que é a inclusão, ela destina e assegura a promoção de igualdade, visando a inclusão social e de cidadania as pessoas com deficiência.

Mesmo tendo essas leis de inclusão, o mercado de trabalho ainda hoje em relação a pessoas com deficiência é muito grande, existem empresas que só tem esses profissionais no papel, somente para estarem dentro da lei, pois estes profissionais recebem para ficar em casa, não exercendo a função para a qual foi contratado, não tendo a oportunidade de aprender algo novo nem interagir com outras pessoas.

Existem quatro tipos de apoio para pessoas com deficiência intelectual (SD): Intermitente, limitado, extenso e generalizado, onde é verificada a necessidade de cada individuo com SD, buscando ajudar a pessoa a aprender a realizar suas novas ocupações, e se adaptarem as sua nova realidade no ambiente de trabalho, assim como foi descrito pelas palestrantes, cada uma tem funções distintas nas empresas que trabalham, adquirindo conhecimentos em suas áreas.

Conclusão

É visto que mesmo com as leis de inclusão, os empregadores ainda dão preferência a contratar pessoas com deficiência de natureza física ou sensorial, e a contratação obrigatória pode fazer com que ocorram mais preconceitos e segregações entre os SD e os demais funcionários, haveria a necessidade das empresas darem cursos de capacitação para que barreiras fossem ultrapassadas quanto a pré-conceitos e preconceitos, facilitando o relacionamento interpessoal e respeitosos dentro da instituição. Há uma necessidade de melhor inclusão dos SD no ambiente de trabalho e na sociedade em geral, pois não somente no trabalho essas pessoas são rejeitadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com