TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE ACULTURAÇÃO

Artigo: O PROCESSO DE ACULTURAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  1.580 Palavras (7 Páginas)  •  1.046 Visualizações

Página 1 de 7

Problematização:

A Cultura de uma determinada sociedade exerce influencia pelos contatos com outros grupos?

O modo de vida de muitos povos resulta da fusão de outros modos de vida, isto é, de culturas de outros povos que, por alguma circunstância, entraram em contato?

O processo de fusão de culturas em contato através da troca de seus padrões e da influência mútua é denominado, em sociologia, de aculturação ou transculturação?

Como se deu o processo de aculturação dos nativos em contato com os brancos europeus desde o processo de colonização no Brasil?

Veja Mais!

O NOSSO PRIMEIRO GRANDE DESAFIO PARA ESTA AULA: Compreender como se constrói o processo de aculturação e como a cultura determina a nossa vida social, econômica, política, cultural como brasileiros.

A cultura brasileira, como todos nós sabemos, é o resultado da síntese de várias culturas em contato: a cultura européia, particularmente a ibérica; as diferentes culturas indígenas autóctones; as variadissimas culturas transplantadas da África. Esse processo de síntese, estudado de modo único por Gilberto Freyre, e um exemplo dos mais significativos de aculturação.

No caso do Brasil, o aldeamento singular de culturas é um dos mais importantes fatores da autenticidade do caráter social brasileiro, do modo de vida do nosso povo, enfim, da cultura brasileira.

Quando duas ou mais culturas em contato se fundem através da aculturação, uma das culturas envolvidas nesse processo termina por prevalecer sobre a outra, ou as outras. Isto, contudo, não significa que a cultura do dominador prevaleça em todos os aspectos da vida social.

Um exemplo bastante concreto na realidade atual é o que fazem as grandes organizações que ultrapassam as fronteiras geográficas e se fazem presentes em diversos ambientes, carregando consigo uma matriz sócio-cultural que foi gerada em seus países de origem. Em outras palavras, a McDonald’s exporta um sistema de organização e uma forma de vida junto com o seu “Big Mac”, que representa parte do jeito americano de viver e que se espalha em realidades culturais diversas, como as do Brasil, Japão, Tailândia , e mais outros 50 países, num total de mais de 10.000 lojas, promovendo transformações na cultura preexistente.

Texto Informativo

Os textos abaixo fazem uma abordagem clássica sobre o tema em estudo para esta aula, foram extraídos de fontes que são indicadas e tem por função de contraponto à temática em estudos. Eles lhe servirão como subsídio à elaboração de novas relações e sínteses.

O Processo de Aculturação

O aparecimento da inteligência humana é um fato marcante na história da matéria. Ela produziu uma espécie de Big Bang abstrato, um Universo feito de símbolos.

A humanidade não parece ter surgido de repente, num único instante ou num lugar só da Terra. Mas a cultura humana evoluiu tão rápido que, em poucas dezenas de milhares de anos, nossa espécie adquiriu o domínio de quase todos os demais seres vivos em escala planetária.

A influência dos meios de comunicação de massa, principalmente televisão e cinema, na formação da consciência político-social e a utilização desses meios pelo Estado com intenção de manipular a opinião pública tem sido um assunto amplamente discutido nas últimas décadas.

A palavra ideologia foi criada no começo do século XIX para designar uma "teoria geral das idéias". Foi Karl Marx quem começou a fazer uso político dela quando escreveu um livro junto com Friedrich Engels intitulado A ideologia alemã. Nessa obra, eles mostram que:

em toda sociedade dividida em classes, aquela classe que domina as demais faz tudo para não perder essa condição;

uma forma de manter-se no poder é usar a violência contra todos aqueles que forem contrários a ela. Mas a violência pode voltar-se também contra ela: a violência pode gerar a revolta do povo.

é, então, muito mais fácil e mais eficiente dominar as pessoas pelo CONVENCIMENTO.

É aí que entra a ideologia:

Corpo de idéias produzidas pela classe dominante que será disseminado por toda a população, de modo a convencer a todos de que aquela estrutura social é a melhor ou mesmo a única possível. Com o tempo, essas idéias se tornam as idéias de todos; em outras palavras, as idéias da classe dominante tornam-se as idéias dominantes na sociedade

Essa classe que se encontra no poder vai fazer uso de todos os mecanismos possíveis e imagináveis para distribuir suas idéias para todas as pessoas, fazendo com que acreditem apenas nelas. Numa sociedade de dominação, essa é a função dos meios de comunicação, das escolas, das igrejas e das mais diversas instituições sociais. Onde houver pessoas reunidas, ou mesmo sozinhas, haverá uma forma de ideologia em ação.

A essa tentativa de convencer as pessoas por meio de um falseamento da realidade nós chamamos de ideologia.

A ideologia passa a dominar todos os nossos atos quando nos convencemos da verdade dessas idéias, reproduzindo-as.

Meios de Comunicação de Massa transformam, em pouco tempo, culturas que por séculos permaneceram quase imutáveis.

Rádio, Cinema, Televisão e Internet

Meios de comunicação como arma de propaganda, com discurso imagético (símbolos, mitos políticos, marcas e produtos/multinacionais: Coca-cola, MacDonald’s, empresas de tabaco, etc.)

A cultura de uma determinada sociedade não muda por completo. Alguns aspectos permanecem invariáveis, resistindo às mudanças.

Na dissertação de mestrado Guerra das Imagens: Cinema e Política nos Governos de Adolf Hitler e Franklin D. Roosevelt (1933-1945), o historiador Wagner Pinheiro Pereira, da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP, retoma essa discussão através da análise histórica de filmes produzidos durante os governos Roosevelt e Hitler, e mostra que o uso dos meios de comunicação de massa como arma de propaganda política acontece tanto em regimes totalitários quanto democráticos, há no mínimo 85 anos.

Pereira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com