TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

Por:   •  2/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

PRÁTICA DE ENSINO : INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

Luiz Alberto Dantas Santos– RA 1861826

Juiz de Fora – MG
3º SEMESTRE – 2019

Luiz Alberto Dantas Santos RA: 1861826

Juiz de Fora

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

Trabalho apresentado à Universidade Paulista – UNIP, do curso de graduação em Sociologia, como um dos requisitos para obtenção da nota na disciplina Prática de Ensino: Integração Escola X Comunidade.

Juiz de Fora

2019

SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO..............................................................................................................4
1.2.OBJETIVOS................................................................................................................4
1.3.JUSTIFICATIVAS........................................................................................................4
2.DESENVOLVIMENTO...................................................................................................4
2.1.REFERENCIAL TEÓRICO.........................................................................................6
2.2.MÉTODO....................................................................................................................6
3.CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES.............................................................................6
3.1.RESULTADOS ESPERADOS.....................................................................................7
3.2.CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS................................................................................8

  1. INTRODUÇÃO 

Neste trabalho, consistirá de exposição sobre o projeto de prática de ensino com o propósito do contato da escola com a comunidade de um modo prático, partindo do princípio de assuntos de bastante relevância na sociedade corrente.

A primazia do sistema de ensino hoje em dia, são as práticas de aprendizado no interior do ambiente escolar, isto é, dentro da sala de aula. Entretanto, por intermédio de projetos não formais, inúmeros ambientes, POSTAGEM ser aplicados para inserir compreensão e conhecimento e apoiar no crescimento cultural dos alunos, estimulando e aguçando importância fazendo-os se interessar pelo meio social ao qual encontra-se.

1.2. OBJETIVOS

  • Propiciar contato entre alunos e comunidade mediante projeto elaborado em uma entidade pedagógica.
  • Esclarecer à instituição educacional e comunidade a conexão entre temas presentes e necessários, como saúde, meditação, meio ambiente e família.
  • Estimular tornando claro e evidente formas compreensíveis colaborando com o meio ambiente, mediante reaproveitamento.
  • Estudo e análise por parte dos alunos é sociedade ao ecossistema em que encontra-se.
  • Aplicar técnicas de meditação com os alunos e comunidade, utilizando práticas de mindfulness aumentando o foco dos alunos e o autoconhecimento.

1.3. JUSTIFICATIVA

A preparação deste projeto fundamenta-se na seleção de assuntos presentes e imprencidiveis à compreensão de todos, porque foi constatado que a escola não vem dando a importância à assuntos voltados ao meio ambiente.

2. DESENVOLVIMENTO 

2.1. REFERENCIAL TEÓRICO 

  • Segundo Montandon e Pierre Noud (1987:7) “De uma maneira ou de outra, onipresente ou discreta, agradável ou ameaçadora, a escola faz parte da vida cotidiana de cada família. Todavia, é fundamental a participação da comunidade na escola, pois ela restaura muitos pontos que muitas vezes os educadores não conseguem fazer sozinhos. Entretanto, as condições de vida precária que é imposta à maioria da população, faz com que tenhamos um sistema falido.”

Segundo Mizukami (APUD, FREIRE - 1975, P. 10), esse tipo de sociedade mantém um sistema de ensino baseado na educação bancária ( tipologia mais aproximada do que se entende por ensino nessa abordagem), ou seja, uma educação que se caracteriza por depositar no aluno conhecimento, informações sobre os fatos, etc.

Segundo Piaget (2007, P. 50), a família é a escola são instituições com papéis distintos, porém se complementam na formação do ser humano; uma ligação estreita e continuada entre os professores e os pais leva, pois, a muita coisa que a uma informação mútua, este intercâmbio acaba resultando em ajuda recíproca e, frequentemente em aperfeiçoamento real dos métodos. Ao aproximar a escola da vida ou das preocupações profissionais dos pais e ao proporcionar reciprocamente aos pais um interesse pelas coisas da escola, chega-se até mesmo a uma divisão de responsabilidades.

Piaget propõe uma escola onde família e professores auxiliem na educação dos alunos de forma que se torne paralelo o papel de ambos, promovendo um respeito mútuo, assim garantindo um vínculo onde estes podem se comunicar sem receios.

2.2. MÉTODO 

Este trabalho será constituído de temas distintos que juntos ajudarão a todos os alunos e a comunidade uma união, onde todos interagirão de forma a ajudar nas relações inerentes ao convívio na escola.

Assuntos como meio ambiente, saúde e mindfulness (que é uma forma de autoconhecimento através de meditação), com a participação de alunos e professores, eles visitaram entidades de saúde ou consultórios médicos e pessoas ligadas ao meio ambiente. Onde pediriam o apoio de profissionais neste projeto, mostrando a importância dos temas saúde e meio ambiente para todos. Mostrando que a medicina hoje em dia, tem que pensar mais em saúde do que em doença. Pedindo também ajuda de psicólogos no que diz respeito à aplicação da prática de mindfulness, buscando o foco e o autoconhecimento de todos, tais profissionais, dariam suas expertizes num trabalho voluntário, realizando e intermediando e ministrando palestras e serviços em proveito de toda comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (204.9 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com