TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Gestor

Por:   •  17/9/2016  •  Monografia  •  8.262 Palavras (34 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 34

INTRODUÇÃO

Numa altura em que a qualidade na educação tem sido a tónica de debate em vários círculos da sociedade moçambicana as pesquisas científicas devem ter novo rumo. Desta feita, a presente Monografia Cientifica faz um estudo sobre o Impacto da Supervisão Pedagógica no Processo de Ensino e Aprendizagem, caso específico da Escola Primária Completa de Mugogoda – Maquival, no distrito de Quelimane.

Tomando em consideração que há uma necessidade de se pensar num método que seja capaz de identificar o verdadeiro problema, ou seja, se o impacto desta supervisão tem se mostrado positivo ou negativo de acordo com as respostas da pesquisa e da investigação no campo de acção onde o nosso objecto de estudo é a escola e por sua vez o melhoramento na qualidade que a própria educação como um processo tem prestado não só ao aluno que é o elemento fulcral, mas também, a sociedade que espera resultados positivos desse processo para melhorar a sua vivência em aspectos benéficos e valorizantes.    

Falar da escola inclui não necessariamente as instalações, as zonas de recreio, os espaços verdes, mas também o colectivo de professores, direcção, alunos e até mesmo a comunidade. Estes sim, fazem parte de uma escola íntegra e com responsabilidades de formar um indivíduo com a capacidade de responder as exigências e os desafios de uma sociedade nova em crescimento.

Nestes pontos de vista a Supervisão Pedagógica é o motor impulsionador na actividade educativa para o melhorar da qualidade no processo educativo que a muito foi posta em causa por vários pesquisadores, analistas, críticos pedagogos e pela sociedade. Aí entra o papel volante – monitorizador, auxiliador, velador sobre a actividade da escola. Quando nos referimos da escola, falamos de todo um processo integrador da actividade na educação.

Está integrada a comunidade e/ou sociedade que é de lá donde saem os alunos, as instalações que é para onde vão os alunos (é necessário que existam condições condignas e acolhedoras), a existência de um corpo directivo, professores capazes e capacitados para que levem de bom grado os objectivos educacionais, a existência de espaços capazes de servir tanto aos alunos como os professores, condições materiais e financeira, acima de tudo disposições psíquicas tanto para ensinar (no que tange aos docentes), como às de aprender (no que se refere aos alunos).  

A Supervisão Pedagógica é umas das ferramentas apresentadas nessa pesquisa como o factor impulsionador para se mudarem os rumos da educação para se passar à uma nova época onde a escola será olhada como a força motor no alcance do sucesso científico, técnico profissional e de garantia do bem-estar político-social, socioeconómico e cultural. É necessário deixar bem claro que, também a existência de gestores, supervisores e inspectores qualificados e de qualidades na educação vão transformar a velha educação numa nova com indicadores qualitativos altos e que vão favorecer o surgimento de futuros profissionais preocupados e engajados no desenvolvimento colectivo de uma nação.

O trabalho está estruturado em três capítulos para além da introdução a saber: capítulo I que é da fundamentação teórica, este inicia com conceitos essenciais e algumas teorias de base relacionados com o tema em estudo, o capítulo II aborda sobre a descrição metodológica, o capítulo III faz menção sobre a análise e interpretação de dados, a referência bibliográfica e os respectivos apêndices.

 

               

Delimitação do Tema

O Impacto da Supervisão Pedagógica no Processo de Ensino e Aprendizagem, Caso da Escola Primária Completa de Mugogoda – Maquival, Distrito de Quelimane – 2015.

 Enquadramento do Tema

O tema em estudo está ligado com a Supervisão e Inspecção Escolar, ou seja, é um tema Pedagógico – Didático que condiciona a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos e ajuda na melhoria da qualidade de ensino, impulsionando a tarefa do professor não só como um simples educador, mas também como um guião dominador dos conhecimentos e mediador dos conteúdos dentro e fora da sala de aulas (para os casos das actividades práticas). Neste contexto, a supervisão pedagógica deve ser olhada como uma tarefa que ajuda a auxiliar o processo de educação dentro dos trâmites legais no processo de aprendizagem, por um lado e analisada não como uma actividade que visa punir a actividade docente por outro lado, o estudo vai ajudar na descoberta de dificuldades dentro do processo educativo como um todo.

 Problema

A qualidade do Processo de Ensino e Aprendizagem tem sido posto em causa e o Ministério que subordina a prática educativa é olhado como o pilar do desenvolvimento integral de uma nação. O Desenvolvimento vai desde a criação de políticas que ajudam a transformar pensamentos, teorias e filosofias em instrumentos que ajudam a sociedade a crescer, assim como na formação de técnicos e profissionais capazes de criar esses pensamentos, teorias e filosofias, não só, mas também na transformação destas em actividades concretas que devem ser executadas e orientadas com saber e dignidade. Mas, para que isso seja feito, para que se formem profissionais de qualidade e firmeza a educação tem um papel fundamental.

Para uma sociedade que teve diferentes períodos e transformações, tanto político como educacional e para que essa transformação seja um processo justo, digno e de mérito é importante investir no processo educativo, na educação e nas suas obrigatoriedades. Uma das obrigatoriedades das quais nos referimos é a inspecção e supervisão pedagógica para que esta caminhe a bom bordo.  

Numa sociedade em transformação como a moçambicana a qualidade na educação tem si verificado como uma questão polémica e polissémica na medida em que os mentores das políticas na área de conhecimento educativo mostram-se agastados com os níveis de qualificação e qualidade.

Só para sustentabilizarmos o pensamento acima discreto é que no entender de ANDRADE (1976:6), “uma escola que beneficia-se da supervisão, os responsáveis pelo sistema educacional são persuadidos das terríveis consequências como o incumprimento dos horários, uso adequado dos meios pelos utentes, gestão de recursos existentes para a superação da fraca qualidade dos alunos”.

Hoje, na escola da pós-modernidade se si prefere assim dizer é feita de uma direcção que está mais preocupada com a sua manutenção no cargo de direcção, de profissionais virados nos interesses salariais e alunos preocupados com a aquisição de um grau académicos que lhe dê direitos de progressão deixando de fora o próprio valor da educação e é aí onde entra papel da supervisão e do supervisor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.2 Kb)   pdf (437.3 Kb)   docx (92.6 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com