TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pensamento Dos Filosofos

Monografias: O Pensamento Dos Filosofos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  1.528 Palavras (7 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 7

1- Aristóteles acreditava que educar para virtude era também um modo de educar para viver bem – Isso queria dizer entre outras coisas viver uma vida prazerosa. No mundo entre a virtude e o prazer. Ainda sim você acredita que seja possível desenvolver no ser humano uma consciência ética e ao mesmo tempo a capacidade de apreciar as coisas boas da vida?

Em suas reflexões sobre ética, Aristóteles afirma que o propósito da vida humana é a obtenção do que ele chama de vida boa. Isso significa ao mesmo tempo vida “do bem e vida harmoniosa”, ou seja, para Aristóteles ser feliz e ser útil a comunidade eram dois objetivos sobrepostos, e ambos estavam presentes na atividade publica. O melhor governo o dizia, seria “aquele em que cada um melhor encontra o que necessita para ser feliz”. Aristóteles afirma que a felicidade humana consistiria em certa maneira de viver, e a vida de um homem é o resultado do meio em que ele pertence. Na zoologia de Aristóteles o homem e o classificado como um animal social por natureza, que desenvolve suas potencialidades na vida em sociedade, organizada adequadamente para seu bem-estar.

A ciência pratica por excelência é a “política”, isto é, a ciência do bem-estar e da felicidade dos homens como um todo, ela é prática no sentido, mas amplo da palavra, pois estuda não somente o que é a felicidade (o assunto da ética), mas também a maneira de obter (o assunto da ética), ao mesmo tempo ela é prática no sentido mais estrito, pois leva á demonstração de que a felicidade não é o resultado de ações, mais é em si mesma uma certa maneira de agir.

Concordo que seja possível desenvolver no ser humano uma consciência ética e ao mesmo tempo a capacidade de apreciar as coisas boas da vida, porque é possível desenvolver uma ética que não seja fundamentada em religiões ou num pensamento cristão, essa ética prioriza as relações humanas e ela se constroe na vivencia entre os homens, sendo possível associar os valores humanos com as experiências da vida.

2- A filosofia de Santo Agostinho esta condicionada a fé religiosa e, especificamente a ética crista. A educação

Moderna, no estado, é laica mesmo nas escolas administrativas por organizações religiosas. Porque a cultura ocidental. Evoluiu para a separação clara entre razão fé. Mesmo assim, o pensamento Agostiniano permite um diálogo interessante com concepções pedagógicas contemporâneas. Você já deve ter ouvido criticas as concepções de ensino segundo as quais o professor apenas transmite conhecimentos para o aluno passivo. Que semelhanças e diferenças percebe entre as correntes atuais que fazem essas críticas e o principio Agostiano de que o mestre indica o caminho, mas só o aluno constroe (ou não) a informação?

Considerando a que o pensamento de santo Agostinho não ficou apenas no seu tempo mais, chegou à atualidade, sendo ainda um grande pensador para o cristianismo e ainda utilizado nos estudos da educação.

Santo Agostinho viveu na Europa ocidental no período em que o império romano estava sofrendo invasões dos bárbaros, portanto nesse período a igreja era quem dava os direcionamentos para o homem e a sociedade da época. Santo Agostinho se converteu ao cristianismo em 376 e tornou-se bispo anos depois. Santo Agostinho reconhecia que vivia no pecado e sabia da fragilidade do homem, por isso sugeria que o homem se afastasse da vida material e buscasse o conhecimento interior para alcançar a felicidade.

Santo Agostinho afirmava que o homem é sujeito a erros e que isso resultava dele mesmo, pois a verdade vinha de Deus assim tendo o homem todo esse conhecimento, era também preciso que tivesse uma iluminação divina. Para ele o homem por ser dotado de erros, precisava sempre de um auxílio onde ele pudesse viver longe do pecado sendo instruído por um mestre.

A educação no pensamento de santo Agostinho era fundamentada no mesmo, pois para ele o mestre ou o professor não podia dar aula sozinho mais precisava de um auxilio sendo ele o aluno. Onde o professor vai discutir o caminho junto com o aluno, pois o aluno já leva consigo alguns conhecimento para a sala de aula, pois o mesmo também tem seu mestre interior.

Na atualidade existem concepções de educação onde, o conhecimento e as experiências trazidas pelo aluno são trabalhadas e discutidas em sala de aula.

3- Erasmo recuperou a noção, de que um dos objetivos do ensino é levar ás novas gerações o patrimônio da cultura humana contida nos livros. Costuma-se dizer que as crianças e os jovens não gostam de ler. Mais você pensou , quando os alunos se alfabetizam, eles ganham acesso a todo o conhecimento acumulado ao longo da história? Dizer que podem fazer uso disto como preferirem, não seria um modo de estimula-los a procurar os livros?

Erasmo se inseria no panorama cultural como um símbolo da nova era. Num tempo em que os papas insuflavam guerras e acumulavam fortunas e o clero dava fartas mostras de ostentação, hipocrisia e arrogância. Erasmo pregou a volta aos valores cristãos originais, a começar pela paz. A moralidade estava no centro das preocupações do filosofo e deveria de acordo com ele, ser a fonte e o objetivo final da educação.

Erasmo de Rotterdam acreditava nas escolas de seu tempo, administradas por clérigos que instruíam sua pedagogia em manuais imutáveis, repetições de conceitos e princípios de disciplina com traços de sadismo. Ele via nos livros um imenso tesouro cultural que deveria constituir a base de ensino. Para ele, um bom aprendizado das artes liberais ate a os 18 anos prepararia o jovem para estender qualquer coisa com facilidade como todo humanista, o pensador Holandês

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com