TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Perfil migratório do século XXI

Por:   •  25/5/2015  •  Dissertação  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

O Perfil migratório do século XXI

   

A migração tornou-se um fenômeno que envolve todos os países do mundo. Em nível global 214 milhões de pessoas vivem fora do próprio país de origem. Entre elas, estão incluídos 15,2 milhões de refugiados e 983.000 requerentes de asilo. Também podemos acrescentar 27,1 milhões de desplazados, forçados a fugir de uma região a outra, dentro de seu país ,vários migrantes internos, que saem em sua maioria das zonas rurais ,rumo à periferia das grandes metrópoles.

Cada vez mais esses números e estatísticas crescem e são feitas através de histórias, de esperanças , de pessoas com seus dramas, na espera de melhorias de vida. A economia global dos dias atuais não permite que o sonho de justiça, de democracia e de uma melhor distribuição dos bens faça parte de um futuro melhor.

Percebe-se em todo o mundo uma única cultura niveladora , onde o lucro e a lei do mercado, afirmam-se novas ideologias totalitárias, que se alimentam dos fundamentalismos religiosos e do retorno fanático sobre as próprias raízes étnicas.

O aumento da desigualdade social e econômica entre o Norte e o Sul do mundo; a falta de perspectiva no ambiente de formação e do trabalho para muitos jovens; as catástrofes naturais e ecológicas; o desequilíbrio demográfico entre os diversos continentes; as guerras; as perseguições políticas; étnicas e religiosas ;o terrorismo; a violação dos direitos humanos.

Se por um lado existem esses fatores de expulsão, também podemos citar vários de atração que despertam sonhos de melhorias de vida, mostrado através dos meios de comunicação, do modelo de sociedade do bem estar social ocidental, ou através do chamado de alguns conhecidos que também em busca de melhorias já partiram de seus países , ou através do tráfico humano.

Também percebemos a fuga de profissionais com qualificação (chamadas de fugas de cérebro),dando origem às migrações qualificadas, que fazem com que seus países de origem empobreçam, já que perdem economicamente  e socialmente.

No Brasil , os fluxos migratórios passaram por diversas rotas e m função da melhor distribuição de renda. É importante salientar que a melhoria na economia é ponto positivo para nosso país, sendo consequência da descentralização de bons projetos, desconcentrando-se do eixo Rio-São Paulo e adentrando-se aos demais estados.

Muitas pessoas com o sonho de mudar de vida arriscam-se para ultrapassar fronteiras, e muitas vezes pagam com a própria vida. A insegurança desses imigrantes causa medo de serem descobertos  e vivem clandestinamente, ao passo que os governantes são obrigados a criar leis que se restringem a esses clandestinos.

Em todo mundo há o tráfico de pessoas que com a vontade de ter uma vida melhor são aliciados e por isso sofrem graves consequências, sendo torturados, usados na prostituição ou sendo escravos e vivendo em péssimas condições.

No Brasil o movimento migratório sempre existiu desde que o Brasil era colônia. No século XIX com a abolição dos escravos o número de estrangeiros aumentou, pois a mão de obra escrava foi substituída pelo trabalho assalariado. No século XXI, com a crise econômica mundial, podemos ver como é grande a imigração de estrangeiros para o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com