TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Perfil do Contador do Século XXI

Por:   •  29/11/2015  •  Seminário  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 6

Centro Paula Souza

ETEC DE COTIA

Técnico em Contabilidade

Ana Paula Cruz

Ariadily Gomes

Cátia Sales

Luis Ricardo Cruz

Wesley Pires

O PERFIL DO CONTADOR DO SÉCULO XXI

Cotia/SP

2015


Ana Paula Cruz

Ariadily Gomes

Cátia Sales

Luis Ricardo Cruz

Wesley Pires

O PERFIL DO CONTADOR DO SÉCULO XXI

Cotia/SP

2015

RESUMO

Frente ao enorme fluxo de inovações e de novas leis, o profissional da contabilidade deve estar em constante aprendizado, se atualizando o máximo possível, para assim acompanhar e suprir as necessidades dos clientes.

Quando pensamos na contabilidade de cem anos atrás, é inconcebível dizer que os processos naquela época empregados eram tão eficientes como os que dispomos atualmente; hoje pode-se apurar os tributos em programas criados exatamente para esse propósito, algo bem diferente do que acontecia no século passado.

Com o avanço da tecnologia, o setor da contabilidade foi agraciado com diversas inovações, o contador passou a ter mais facilidade e versatilidade para atender seus clientes, a contabilidade se expandiu para outros setores e o contador se tornou um profissional flexível, que tem de se manter em constante aperfeiçoamento, ser claro e objetivo, e saber um pouco do funcionamento de todos os setores que compõem uma empresa, para assim, mantê-la saudável.

Palavras Chave: Contabilidade. Profissional. Contador. Empresas. Perfil.

ABSTRACT

Against the constant stream of innovations and new laws, the accounting professional must be constantly learning, being updated as much as possible, so as to monitor and meet customer needs.

When we think of accounting hundred years ago, it is inconceivable to say that the processes used at the time were as efficient as those we have today; today one can determine the taxes in programs created exactly for this purpose, something quite different from what happened in the past century.

With the advancement of technology, the accounting sector was awarded several innovations, the counter began to have more ease and versatility to serve its customers, accounting expanded to other sectors and the counter has become a flexible professional who has to keep constantly improving, be clear and objective, and know a little of the operation of all sectors that make up a company, thus, keep it healthy.

Key Words: Accounting. Accountant. Professional. Company. Profile.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1.        O CONTADOR DO SÉCULO XX        

2.        O CONTADOR DO SÉCULO XXI        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



INTRODUÇÃO

Este trabalho irá apresentar uma breve comparação do perfil do profissional da contabilidade do Século XX com o profissional do Século XXI.

 O Trabalho será dividido entre o perfil do contador do Século XX e do contador do Século XXI, mostrando as principais diferenças entre eles e frisando as mudanças que ocorreram do passado até a atualidade.

A pesquisa bibliográfica realizada pelos membros do grupo foi feita por meio de sites que abordavam o tema aqui proposto, e que na maioria das pesquisas, deixavam clara a importância da contabilidade no passado e no presente.

  1. O CONTADOR DO SÉCULO XX

O contabilista do Século XX, principalmente no Brasil, preocupava-se com quatro fatores preponderantes: Ensino Comercial, Escrituração Mercantil, Padronização da Informação Contábil e por último, mas não menos importante, a Regulamentação da Profissão.

No começo do Século XX o Brasil passava por diversas mudanças no setor industrial e político, essas mudanças acarretaram uma demanda maior em relação aos profissionais contabilistas, a profissão passou a ser mais requisitada e de acordo com o crescimento e criação de novos tipos de tributos, a responsabilidade do profissional dobrou.

Naquela época, os contabilistas eram trabalhadores na maioria das vezes autônomos, que abriam seus escritórios e contratavam aprendizes que futuramente seriam sócios ou até mesmo concorrentes.

Os contabilistas do Século passado eram responsáveis pelo controle das finanças das empresas, fazendas, ou apenas faziam o controle das fortunas de famílias abastadas. Geralmente eram homens mais velhos e experientes, formados em direito, matemática, mas a profissão não exigia nenhum tipo de formação. O profissional era também conhecido como Guarda-livros.

A profissão foi regulamentada em meados de 1931, quando também regulamentaram o Ensino Comercial e cursos de contabilidade foram criados. Logo em seguida foi instituído o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e o CRC (Conselho Regional de Contabilidade).

O contabilista não tinha voz ativa nos demais setores e pouco fazia além daquilo que era sua função, naquela época controlar as finanças já era o suficiente, não havia um olhar de analista como há atualmente. O profissional era obrigado a fazer todos os processos a mão, o que não era muito eficiente ou rápido, as contas eram totalmente calculadas no papel, exigindo muita atenção, e era necessário refaze-las diversas vezes. Somente no fim do século que o contabilista começou a ter a ajuda da tecnologia, ajuda vinda com as calculadoras, computadores e instituições de ensino e programas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (219.6 Kb)   docx (52.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com