TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Aula

Por:   •  30/7/2019  •  Abstract  •  3.213 Palavras (13 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

 

 

 

VANESSA SOUSA COSTA

 

 

 

 

 

COMPARAÇÃO ETNOGRÁFICA DOS RITUAIS ENTRE DUAS IGREJAS:

NEOPENTECOSTAL  E PENTECOSTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maceió 2016

INTRODUÇÃO

Será analisado aqui os rituais de duas denominações de cunho evangélico, são elas Assembleia de Deus e Sara Nossa Terra, a primeira pentecostal e a segunda neopentecostal.

A criação das igrejas Assembleia de Deus e da Sara nossa terra tem caminhos e épocas bem distintas, a primeira com caráter missionário, como nos tempos em que os europeus vinham catequisar os índios e a segunda partindo de um estudioso no qual sentiu o desejo de “unir a ciência e religião”. A assembleia completa neste 103 no corrente ano,

Em 21 de agosto de 1915, depois de uma viagem de nove dias, Otto Nelson chegou em Maceió. Otto ficou na humilde casa do pescador Balbino Gomes, localizada na Rua dos Pescadores, atual Rua José Marques Ribeiro, no bairro do Trapiche da Barra. O pescador Balbino Gomes era uma das seis pessoas que haviam se convertido no período em que o missionário Gunnar Vingren havia visitado Alagoas, e, agora, tornar-se-ia o hospedeiro de Otto Nelson. Quatro dias após sua chegada, precisamente em 25 de agosto de 1915, Otto Nelson realizou oficialmente o primeiro culto da Assembleia de Deus de Missão em Alagoas. (https://adalagoas.com.br/ad-alagoas/institucional)

O sueco Otto veio à Alagoas em missão e foi ele quem fundou a primeira igreja assembleia de deus no estado. Já a igreja sara nossa terra completara 38 anos, mas alagoas, ela e mais nova se estima que 20 anos 

 

nasceu de um momento divino, em que o estudante universitário Robson Rodovalho orava e rogava ao Senhor que lhe mostrasse um caminho para seguir na vida. Na ocasião, meados dos anos 70, o jovem era aluno do curso de Física, na Universidade Federal de Goiânia (GO). Ali mesmo na cidade, ele havia criado um espaço destinado a reunir jovens que traziam no coração as mesmas inquietações que tomavam seus sentimentos e suas reflexões. Eram angústias, dúvidas e expectativas de um grupo que buscava principalmente alimento para o espírito. Juntos, esses jovens mergulhavam nas Escrituras à procura do que seria sua verdadeira interpretação, a mensagem que lhes trouxesse paz, força e lhes sinalizasse caminhos para a vida. Esse era o propósito daquele grupo, que deu ao espaço o nome de Comunidade Evangélica de Goiânia. (http://saranossaterra.com.br/historia-da-sara/)

São essa duas denominações pesquisadas, pois mesmo tendo o mesmo caráter (Cristão) e possível perceber que em uma há uma relação mais flexível, no sentido dos costume e doutrinas, enquanto que a outra é mais conservadora em relação as vestes etc.

Expor alguns conceitos de religião é fundamental para esse estudo, com isso usarei a obra de Brian Morris, “Religion and Anthropology ─ A Critical Introduction” (2006), onde faz um levantamento crítico das mais diversas abordagens teóricas da religião. Ele enfatiza que religião não é apenas um fenomeno complexo e variável, mas é essencialmente um “fenomeno social”. “A religião é uma instituição social, um sistema sócio-cultural; e é mal entendido quando visto simplesmente como uma ideologia ou como um sistema de crenças, ainda menos como um “sistema meramente simbólico” (Geertz, 1975), no decorrer do texto Morris discorre sobre sete abordagens da religião: intelectualistas, emocionalistas, estruturalistas, interpretativas, cognitivas, fenomenológicas, sociológicas. “Conceber um sistema cultural tendo como referente simbólico a Bíblia, e provocar nele mudança na cosmovisão elaborada em discurso e representação sobre o homem e a existência. Um problema da antropologia que se traduz nos planos linguístico, ritual e comportamental, a solução é religiosa”. (Wright, 2004)

Se fará um breve histórico sobre o surgimento do protestantismo. Com a Reforma Protestante, acontece o rompimento de Martinho Lutero com a Igreja Católica, quando defendeu ser a fé o elemento fundamental para a salvação e condenou a venda de indulgências pela igreja e o rebaixamento moral do clero da época. Foi contra a adoração de imagens, a reza (vãs repetições), com a Reforma “Lutero formulou a ideia de “igreja invisível” o verdadeiro “corpo de Cristo” que extrapola as fronteiras da instituição romana e é formada por aqueles que foram justificado pela fé”, ou seja, perdoado de seu pecados (Robin M. Wright, 2004), daí surgiu as igrejas nomeadas históricas entre elas as principais são: a presbiteriana, metodista e adventista. A igreja Adventista já faz parte dos movimentos avivalistas, ou seja, período no qual houve intensa atividade religiosa com forte evangelização.

Logo a seguir surge o pentecostalismo, nascido no EUA no início do século XX, é outro período de “avivamento”, onde acredita na possessão do espírito de Deus, batismo no espírito santo, o falar em outras línguas (glossolalia), momentos de efervescências com transe e catarse.

Sobre a Conversão, Wright (2004) vai enfatizar que na boa tradição protestante, a conversão é individual, pois confronta o pecador e sua culpa com a oferta de redenção dada por Deus; portanto a oferta missionária mais do que converter, tem como finalidade criar condições simbólicas e materiais para que a mensagem cristã se universalize em diferentes contextos socioculturais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (206.6 Kb)   docx (169.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com