TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Aula Sobre Gênero

Por:   •  18/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO DE AULA

IDENTIFICAÇÃO:

Professora:

Turma/Ano: 101 / 1º ano

Duração: 45 min. cada aula

Disciplina: Sociologia

TEMA DA AULA: Desigualdade de gênero

OBJETIVO GERAL: Possibilitar a compreensão dos estudantes sobre os conceitos dentro dos estudos de gênero, para que seja possível o reconhecimento das desigualdades de gênero.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Distinguir gênero e sexo;

Compreender o que são papéis de gênero;

Debater a desigualdade de gênero.

METODOLOGIA E RECURSOS:

Iniciarei a aula com o quadrinho de Emilio Morales Ruiz, que fala sobre igualdade de gênero. No quadrinho, temos a metáfora sobre o feminino e o masculino, estes representados por balões. O balão com o sinal masculino, está mais cheio e acima do com o sinal feminina, representando a superioridade masculina. Contudo, um garotinha vendo a diferença entre os balões enche o feminino, para que ele esteja na mesma altura do masculino. Após apresentar a imagem, pretendo questionar os estudantes sobre o porquê da garotinha encher o balão feminino. A partir das respostas dada, construir uma discussão com as seguintes perguntas:

O que vocês compreendem quando falamos de desigualdade de gênero?

Por que a igualdade de gênero é importante?

Quais são os sinais do avanço na igualdade de gênero?

O que é gênero?

A partir das respostas, pretendo compreender a dimensão do conhecimento prévio dos estudantes, para que possa, desta forma, começar a introduzir os conceitos centrais dos estudos de gênero. Iniciando pela concepção de gênero da autora Miriam Grossi. Acrescentando que não existe apenas uma modelo de feminilidade e masculinidade, uma vez que, isto muda com o decorrer dos anos e dependendo da região do mundo em que o indivíduo vive. Para pensar esta diferença, usarei como exemplo o padrão de mulheres e homens considerados galãs no decorrer das décadas. Após a exposição sobre isto, entrarei no conceito de sexo, como sendo ligado a morfologia dos corpos, femêa e macho. Para então trazer o conceito de papéis de gênero, a partir de Grossi. Exemplificando o que seriam estes papéis de gênero, a partir do que é determinado como masculino ou feminino em nossa sociedade, por exemplo, os afazeres domésticos ligados à mulher ou a exigência do homem ser o provedor da casa.

Por fim, solucionarei as dúvidas sobre o assunto e trarei uma última questão para debatermos até o fim da aula. Sendo a questão: A igualdade de gênero beneficia somente as mulheres?

AVALIAÇÃO:

A avaliação ocorrerá a partir da participação dos estudantes no decorrer da aula.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: “Veja os cartoons que ganharam o concurso da ONU pela igualdade de gênero”. Acessado em 08 de Novembro de 2020. Disponivel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com