TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo De Socialização Na Infância

Ensaios: O Processo De Socialização Na Infância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2013  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHAGUERA DE DOURADOS

O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO NA INFÂNCIA

A socialização é um processo que está presente na vida humana desde o seu nascimento, e no período da infância ela exerce papel fundamental, pois indicará a direção a seguir. A educação começa desde cedo e a criança é criada de acordo com a sociedade em que vive, aprendendo sobre o que é certo ou errado na visão de quem está a sua volta. Quem começa esse processo é a família, que sem dúvida tem extrema importância na personalidade que a criança irá adquirir quando for mais velha. Por exemplo, se uma criança é criada em uma família desestruturada, em meio a brigas e falta de apoio e compreensão, a tendência é que se torne um adulto cheio de frustrações. É lógico que pode haver exceções, mas na maioria das vezes é o que acontece.

A escola também é um importante agente, pois é lá que a criança passará a maior parte do seu tempo e onde terá seu primeiro contato com uma grande quantidade de pessoas. Uma boa educação transforma as pessoas. Uma criança que está inserida na escola tem menos chance de se envolver com o crime ou com as drogas, já que ocupa seu tempo com coisas boas. Os meios de comunicação também influenciam na socialização da criança, pois transmitem informação e conhecimento. Isso tem seus lados positivos e negativos, já que essas informações podem tanto ser boas como ruins, influenciando a personalidade da criança e seus conceitos sobre o que é certo ou errado.

A criação de uma pessoa afeta também o que ela prioriza na vida. Um exemplo bem pessoal, da prioridade de meus pais e do pai de certa amiga minha: Meus pais sempre me incentivaram a estudar e sonhavam em me ver na faculdade. Uma amiga minha também tinha essa vontade de cursar o ensino superior, porém não tinha o incentivo que eu tinha. Seu pai dizia que bastava saber ler e escrever. Pode-se dizer que essa maneira de pensar que de certa forma é ultrapassada se deve a falta de conhecimento, que provém da maneira como o pai dela foi criado.

A socialização acontece sem ao menos percebermos. As pessoas adquirem as características da cultura onde estão inseridas naturalmente, diariamente. Sendo um processo inevitável, cabe a nós fazer com que ele seja o mais tranquilo possível, para que a criança cresça segura de si e de quem ela realmente é.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com