TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Ação

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.074 Palavras (9 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 2][pic 3][pic 4]

REGIANE CLEYRE RODRIGUES DE SOUZA VITOR

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


SUMÁRIO

Introdução_________________________________________04

Justificativa_________________________________________05

 

Desenvolvimento ____________________________________06

Bibliografia _________________________________________09

 Introdução

O Município de Pedra Bonita localiza-se na região da zona da mata leste de Minas Gerais, distando cerca de 270 km da capital do Estado, com as coordenadas de Latitude  20º 31’14” SUL e Longitude 42º 19’48” OESTE.A área do município é de 173.79 km²; sendo 4,00km² de área urbana e 169,79 km² de área rural, tendo 900m de altitude em relação ao nível do mar.

A população pelo censo de 2000 é de 6.237 habitantes, sendo 1.303 habitantes na área urbana e 4.934 habitantes na área rural.O relevo de Pedra Bonita é acidentado, ondulado e de poucas planícies, com grandes montanhas com formação rochosa.

Sua principal atividade econômica é a agropecuária, tendo solo fértil que proporciona grande produtividade agrícola. A principal cultura é o café, o qual gera o maior número de emprego e fonte de renda da população. A pecuária do município responde por pequena parte dos negócios, gerando poucos empregos. O município não possui hospital, contando apenas com os serviços de atuação primária a saúde, realizado nos postos de atendimento médico do SUS. Hoje o município conta também com uma equipe médica e agente de saúde capacitado para o atendimento do programa saúde da família – PSF.

Nesta perspectiva com rápido envelhecimento da população brasileira, faz-se necessário e urgente uma reformulação na formas de planejar e programar as políticas de assistência ao idoso.

Sendo assim, o presente projeto objetiva organizar o grupo da terceira idade, e transformar os dias de encontro em momentos prazerosos e alegres, com palestras sócio – educativas, jogos, músicas, poesia, assistência psicológica e social, oferecendo lanches, brincadeiras e segurança, proporcionando melhores condições de vida aos idosos, visando a garantia de seu direito ao exercício da cidadania, fortalecendo os vínculos familiares de acordo com a necessidade proposta por cada idoso.

Percebe-se a necessidade de uma maior atenção com a terceira idade, em nosso município uma vez que o número de idosos tem crescido muito nas últimas décadas, sendo que muitos desses idosos sustentam a família com o próprio salário, assim faz se necessário essa integração junto ao CRAS – (Centro de Referência de Assistência Social) do município de Pedra Bonita.

Espera-se desta forma, resgatar cidadania dos idosos não só nos dias dos encontros durante as reuniões, mas no cotidiano, aproveitando ainda esses espaços para informar, conscientizar e orientar a respeito de seus direitos.

O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social dos municípios e DF. Dada sua capilaridade nos territórios, se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de assistência social. Os projetos na instituição do CRAS podem contribuir para elevar o nível da qualidade de vida se procurar desenvolver atividades sócio-culturais que promovam interação entre a comunidade local e o projeto, uma vez que esta interação pode contribuir para o desenvolvimento psicossocial, cognitivo e biofísico do idoso.  Como a grande maioria das instituições que cuidam dos idosos carentes, tem limitações sérias de recursos (humanos, materiais e financeiros), motivo pelo qual acreditamos que a atuação da Assistência Social (CRAS) depende, fundamentalmente, de uma estratégia da parceria com a comunidade local e instituições de proteção aos direitos dos idosos para desenvolver ainda melhor.Entretanto, com a negação destas necessidades o idoso se sente desrespeitado, inútil, improdutivo, o que contribui para uma queda na auto-estima e no prazer de viver. E ainda é bem evidente a desvalorização do idoso, pois o preconceito, tabus e mitos sobre o envelhecimento estão vivos na sociedade. Mas à medida que se propõe uma educação ou re-educação da sociedade este processo será invertido e então o idoso será valorizado. E esta re-educação, que é para todos, proporcionará uma melhor qualidade de vida aos mesmos.

JUSTIFICATIVA

O Estágio Supervisionado III nos proporciona a execução dos objetivos estabelecidos no Estagio Supervisionado II,onde será colocado em pratica a proposta de encontros semanais para convivência e fortalecimento de vínculos,visto que diante dos números que são todos os dias repassados até o ano 2025, possivelmente ocuparemos o sexto lugar da população de idosos do planeta com 31,8 milhões de indivíduos com 60 anos ou mais. Porém, estamos longe de atingirmos o envelhecimento bem sucedido. O envelhecimento populacional brasileiro caracteriza-se pelo acúmulo de incapacidades progressivas nas suas atividades funcionais e de vida diária, associada a condições socioeconômicas a diversas. A mortalidade é substituída por com morbidades e a manutenção da capacidade funcional surge, portanto, como um novo paradigma de saúde, relevante para o idoso. O acelerado ritmo de envelhecimento no Brasil cria novos desafios para a Sociedade Brasileira Contemporânea, onde esse processo ocorre num cenário de profundas transformações sociais, urbanas, industriais e familiares. A família encontra grandes dificuldades para o desempenho das funções tradicionais a ela atribuídas, de educadora das crianças e cuidadora dos mais velhos. Com o crescimento dessa população idosa e dependente de cuidados, as unidades de saúde destinadas a prestar assistência a essa população se tornam cada vez mais necessárias. A busca de novos modelos de unidades de saúde que propiciem cuidados específicos aos idosos, que preservem e promovam os direitos fundamentais do idoso como ser humano deve ser incentivado. Essa busca muitas vezes proporciona a aproximação entre a comunidade e a universidade e vice-versa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (154.6 Kb)   docx (44.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com