TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Intervenção

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVICO SOCIAL

JOELMA DO NASCIMENTO

INFORMAÇÕES SOBRE BPC

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Estágio Curricular II

Orientadora Pedagógica – Tutor de Sala: Claudia da Hora Cabral dos Anjos Supervisor de Campo - Assistente Social do Campo de Estágio: Michele Santos de Oliveira.

[pic 2]

Cruz das Almas

2014

JOELMA DO NASCIMENTO

INFORMAÇÕES SOBRE BPC

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Estágio Curricular II

Orientadora Pedagógica – Tutor de Sala: Claudia da Hora Cabral dos Anjos Supervisor de Campo - Assistente Social do Campo de Estágio: Michele Santos de Oliveira.

[pic 3]

Cruz das Almas

2014


SUMÁRIO

1 - APRESENTAÇÃO..................................................................................................4

2 - JUSTIFICATIVA.....................................................................................................5

3- OBJETIVOS.............................................................................................................6

3.1 OBJETIVOS GERAL...............................................................................................................6

3.2 OBJETIVO ESPECIFICO.......................................................................................6

4-PÚBLICO – ALVO.........................................................................................7

5-METAS A ANTINGIR ...................................................................................8

6-METODOLOGIA...........................................................................................9

7-PARCEIROS................................................................................................10

8-RECURSOS  HUMANOS...............................................................................11

9- RECURSOS MATERIAS...............................................................................12

10-AVALIAÇÃO..............................................................................................13

11-CRONOGRAMA DE ATIVIDADES...............................................................14

12-REFERÊNCIA.............................................................................................15


1-APRESENTAÇÃO

O Presente projeto de intervenção cumpre uma solicitação da disciplina intervenção de Estágio Curricular Obrigatório II do curso de Serviço Social. Essa proposta de intervenção será realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no Município de Cruz das Almas - BA. O projeto intitulado com: Informações Sobre o BPC pretende informar qual a sua verdadeira importância e o mais  importante e esclarecer principalmente para quem recebe o benefício a sua verdadeira finalidade  que será destinados aos usuários atendidos pelo CRAS sobre o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

2-JUSTIFICATIVA

O BPC é o Beneficio de Prestação Continuada, garantindo pela Constituição Federal da proteção social básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) instituído pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate á Fome - MDS, regulamentado pela Lei 8.742 de 07 de Dezembro de 1993.

            Segundo resultados divulgados pelo IBEGE, do Censo de 2010, o País possui 45,6milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 23,91% da população. Mas, ao lançamos um conjuntos de iniciativas, estamos pensando numa sociedade mais justa e plural para todos os 190 milhões de brasileiros, afinal de contas quando as pessoas com deficiência estão incluídas, toda a sociedade ganha.

                O acesso á educação: inclusão social: atenção à saúde e acessibilidade, está presente na interdependência e articulada com as demais com as demais redes de serviços e políticas publicas capazes de assegurar um contexto de garantia de direitos para as pessoas com deficiência, considerando suas múltiplas necessidades nos diferentes momentos de suas vidas. É com essa convicção que este projeto tem como objetivo alcançar mudanças para superação de limites quanto ao BPC construir entre pessoas com e sem deficiência. Isso porque os limites não estão definidos pela condição de cada pessoa, mas pela sociedade, seja através de obstáculos físicos ou de atitudes preconceituosas.

O produto desse trabalho é plano de Ação que articula e organiza iniciativas inovadoras em diferentes áreas, possibilitando aperfeiçoar resultados e assegura cada vez mais uma vida melhor, com dignidade e direitos para as pessoas com deficiência ampliando o conhecimento quanto ao benefício e a importância que o beneficio traz quando se é usado de forma correta, o papel de procurador na responsabilidade de assim cuidar das pessoas que dele é desprovido. Não compreender exclusivamente o BPC, mas também outros programas e projetos voltados para esse seguimento.

Conforme o demonstrado há uma necessidade maior na articulação do BPC com os serviços, programas e projeto voltado para os beneficiados.

3-OBJETIVOS

3.1-OBJETIVO GERAL

Conscientizar e informar os beneficiários sobre o beneficio do BPC -(Beneficio de Prestação Continuada) qual a sua verdadeira importância para quem dela precisar.

3.2 - OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Proporcionar momentos de socialização entre os usuários do benefício;
  • Orientar os usuários do BPC;
  • Orientar sobre as condicionalidades do BPC;
  • Fomentar ações educativas, educativas, no sentido de mudança cultural de atitude da população, quanto ao tratamento dos idosos e das pessoas com deficiências;
  • Incentivar a convivência e o respeito ao idoso e deficiente, no âmbito familiar e comunitário;

4-PÚBLICO – ALVO

O projeto irá contemplar os usuários do BPC e dos serviços oferecidos pela CRAS de Cruz das Almas - BA.

5-METAS A ANTINGIR

Pretende-se atingir 100% dos usuários, no período de realização das atividades desse projeto, conscientizar e informar aos usuários do BPC que são acompanhados no Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) de Cruz das Almas - BA a importância que o beneficio traz quando se é usado de forma correta, o papel de procurador na responsabilidade do cuidar do idoso e da pessoa com deficiência. Espera-se também que os usuários contemplados pelo projeto possam disseminar e socializar a forma recebida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (184.4 Kb)   docx (79.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com