TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  3/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.521 Palavras (19 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 19

Sumário

1

INTRODUÇÃO

3

2

problema de pesquisa

3

3

HIPÓTESE (S)

3

4

OBJETIVO

4

5

JUSTIFICATIVA

4

6

REVISÃO DE LITERATURA

5

7

METODOLOGIA

5

8

CRONOGRAMA

6

9

ORÇAMENTO

6

10

REFERÊNCIAS

6

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo, tem como objetivo, descrever a atuação e a importância do Assistente Social, no atendimento ao usuário idoso, que reside em lares ou Instituições de 3ª Idade, e que se encontram em situação de vulnerabilidade e abandono.

Devido aumento da população idosa, e as transformações ocorridas na sociedade, ocasionadas pelo desequilíbrio da pirâmide etária, onde a taxa de idosos é superior a taxa de fecundidade, se faz necessário a implementação de políticas públicas, comprometidas e eficazes em atenção a pessoa idosa.

2 problema de pesquisa

Qual a importância da atuação do Assistente Social, em instituições de 3ª Idade, e como esse profissional contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do usuário idoso.

3 HIPÓTESE (S)

Através da convivência e do vinculo criado com o usuário, o Assistente Social desempenha suas atividades, buscando estratégias que possibilitem a inserção da pessoa idosa no convívio em sociedade e juntamente com a equipe multidisciplinar da instituição, traçar metas para promoção da saúde e qualidade de vida desse cidadão.

3

4. OBJETIVO

Apresentar estrategias, desenvolvidas pelo Assistente Social que propicie a inserção do idoso no convívio social e familiar.

4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Conhecer as atividades desenvolvidas pelo Assistente Social em uma Instituição de 3ª Idade

• Identificar as políticas sociais que podem ser implementadas na instituição, para promover a saúde e qualidade de vida do idoso.

• Propor estratégias que restabeleça a integração desse idoso, no convívio social e familiar.

5 JUSTIFICATIVA

Acerca do envelhecimento populacional e consequentemente o aumento da população idosa, o estudo do tema proposto ao projeto de pesquisa, onde será apresentado, as atividades desempenhadas pelo Assistente Social, no atendimento ao usuário idoso que se encontra em situação de vulnerabilidade e desamparo social, necessitando de amparo do Estado,da sociedade e da família.

O Assistente Social atuar como interventor, na busca por soluções que atendam as demandas da questão social, em uma sociedade despreparada e discriminatória com relação as necessidades da pessoa idosa, fazendo com que seus direitos sejam garantidos e assegurados.

4

6 REVISÃO DE LITERATURA

Diante das novas transformações sociais, o processo de envelhecimento se caracteriza atualmente, como um problema de questão social e que necessita de medidas de intervenções em atenção a essas demandas.

O desenvolvimento do trabalho a seguir , fundamenta-se em estudos, pesquisas e reflexões, de autores comprometidos com as necessidades da sociedade e de conquistas alcançadas durante a história, na política em Atenção ao Idoso.

A Constituição Federal de 1988, LOAS e o Estatuto do Idoso, apresentam políticas em Atenção ao Idoso, mais que na prática não estão sendo executadas, alguns autores relatam em suas obras: (Carvalho, 2003) , (Sanchez , 2000), (Meireles, 1993) , (Souza, 2003), (Pereira, 2007), onde são abordados a importância do tema abordado.

7 METODOLOGIA

Para o estudo, serão realizados, pesquisas bibliográficas, consultas a artigos, revistas e jornais, assim como acesso a sites de internet. Também sera realizado um estudo de campo, onde serão observadas as atividades do Assistente Social em sua prática.

Através da pesquisa bibliográfica, será coletados dados e informações, para o desenvolvimento e fundamentação do trabalho. No estudo de campo, serão realizadas visitas á instituições de 3ª Idade, onde será praticada as técnicas de observação direta do Assistente Social, no atendimento aos idosos e serão realizadas, entrevistas e coletas de dados dos profissionais e usuários.

5

8 CRONOGRAMA

ETAPAS/2018

OUT

NOV

DEZ

ELABORAÇÃO DO PROJETO

X

IDENTIFICAÇÃO CAMPO

X

PREVISÃO DE CONCLUSÃO DO PROJETO

X

ENTREGA FINAL DO PROJETO

X

9 ORÇAMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com