TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  4/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Identificação

NOMES                                                                                       RA

Danielle Alexandre Soares                                                       368119

Elaine Marcia de Souza Almeida                                             349837

Marlene de Almeida Leite                                                        364335

Nirley de Souza Santos Belém                                                 375908

Curso: Pedagogia

Semestre:

Polo ou Unidade de Ensino: Rondonópolis - MT

Tema: Importância da Literatura Infantil na Educação Infantil.

Justificativa

De grande importância é a leitura e a literatura, sendo que as crianças começam formar sua leitura de mundo e despertar para rabiscos, traços e desenhos desde muito cedo, conforme as oportunidades que lhes são oferecidas. O meio no qual a criança vive, ou seja, a oportunidade oferecida tanto pela família como pela escola com os livros de literatura infantil, muito contribuem para seu desenvolvimento. Nesse sentido, uma criança que desde cedo escuta histórias contadas por seus pais e professores, certamente, será um adulto leitor acostumando ao hábito de leitura, terá prazer em ler, sua imaginação e criatividade são estimuladas a expressar ideias. É bom ressaltar ainda que a literatura infantil oportuniza situações, nas quais as crianças podem interagir em seu processo de construção do conhecimento possibilitando, assim, o seu desenvolvimento e aprendizagem. Além disso, o universo da leitura não deve ser compreendido somente como recurso à alfabetização, mas, também, como um instrumento que permite a interpretação, a compreensão daquilo que se lê.

Dieckmann (1986), diz que a criança, por meio das figuras dos contos de fadas, aprende a corresponder às exigências e necessidades dos outros e do ambiente, a se proteger e a combater as investidas contra sua própria personalidade. Aprende também a agir, resistir e superar forças como os adultos, assim como entender como eles são através da ideia que faz de si mesma.

É necessário oferecer às crianças, oportunidades de leitura de forma convidativa e prazerosa, sendo que nesse sentido, a literatura infantil deve desempenhar um importante papel que é o de conduzir as crianças não só à aprendizagem contribuindo para uma escrita sistematizada, mas, também oportunizar o desenvolvimento da reflexão e criticidade no aluno, além de permitir que se realize a leitura com fruição, isto é que se sinta prazer ao estar lendo.

Problema

A nossa decisão em pesquisar o problema de se trabalhar a literatura se dá na perspectiva de repensar as condições que esta vem sendo trabalhada nas unidades de educação infantil e em casa pelos pais.

O problema do ensino da leitura decorre do fato de que muitas escolas continuam com o método tradicional, não incentiva o aluno a ser um leitor ativo, passa para o aluno somente a leitura em sala de aula, com objetivo de colher informação que não leva a nada, entretanto sabemos que a leitura tem que ser mais que isso, tem que ser uma prática usada por todos na própria convivência com o meio social.

Atualmente poucos pais que se dedicam a motivar os filhos com leitura, contando uma história. Isso demonstra que esta ficando sobre a responsabilidade do professor a tarefa de motivar seus alunos a uma leitura que seja de prazerosa, só assim formará leitor capaz de ver o mundo que a rodeia.

Objetivos

Objetivo geral:

Averiguar a importância da literatura infantil no processo de ensino aprendizagem na educação infantil.

Objetivos específicos:

a) Evidenciar a importância da integração entre a escola e pais para formação de futuros leitores;

b) Apresentar a contribuição da Literatura Infantil para o desenvolvimento pessoal e educacional da criança;

c) Demonstrar a necessidade de práticas pedagógicas inovadoras para o processo de formação de futuros leitores.

d) Mostrar a importância de integrar a tecnologia as práticas pedagógicas como fatores motivadores

Metodologia

E fundamental que todo o estudo científico se desenvolva com base na literatura especializada, como, por exemplo, livros, artigos científicos, monografias, dentre outros materiais já publicados e de fonte confiável. Ao se fazer o uso desse tipo de materiais para o desenvolvimento do estudo científico, essa caracteriza-se como sendo um estudo bibliográfico, Gil (2010, p. 29) vem da credibilidade a afirmativa acima, ao destacar que a pesquisa bibliográfica:

[...] é elaborada com base em material já publicado. Tradicionalmente, essa modalidade de pesquisa inclui material impresso, como livros, revistas, jornais, teses, dissertações e anais de eventos científicos.

Diante do exposto, observa-se a relevância da metodologia de pesquisa para o desenvolvimento do estudo, pois é através dela que se utiliza-se o melhor método para o tipo de estudo que esta sendo desenvolvido, neste caso, a pesquisa bibliográfica, o que é essencial para a obtenção de resultados satisfatórios.

CRONOGRAMA

2014

2015

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.

Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Maio

Jun.

Jul.

Pesquisa

X

Pré-projeto

X

Projeto

X

Rev. Bibliográfica

X

X

X

Apresentação

X

ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

Bibliografia

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. SP: Scipione, 1989.

ALVAREZ, Cíntya Conceição; SILVA, Margareth Araújo e. A Ludicidade e a Literatura Infantil. Artigo publicado pela UEMS, 2008.

ARROYO, Leonardo. Literatura infantil brasileira. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1990.

COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da Literatura Infantil/Juvenil. São Paulo, Ática, 1991.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com