TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.016 Palavras (13 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 13

 UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

                Unidade Porto Alegre - RS

SERVIÇO SOCIAL

               Projetos de Pesquisa em Serviço Social

  Pesquisa O Idoso no Brasil

Nome do tutor presencial: Claudia C. Coelho

                                           

Anelise Fátima Silva Sales RA 391715  

Janaína dos Santos Corêa RA 401601

José Antonio Flores Minetti RA 390334

Moises Oliveira da Silva RA 380327

Stives Albert do Amaral Silveira RA 392801

Porto Alegre, 05 de Novembro de 2014.


               

 

SUMÁRIO

1 Caminhos para análise das políticas de saúde resumo.....................................................03

2  Gestão Social Politicas Públicas, Estado, saúde, educação, previdência social, situação de risco e vulnerabilidade.......................................................................................................05

2.1 Tema escolhido, o Idoso no Brasil...................................................................................05

3. Conceito de Pesquisa Bibliográfica...................................................................................06

3.1 Velhice e Politicas Publicas..............................................................................................06

4. Pesquisa do tema idoso no Brasil.......................................................................................07

Bibliografia..............................................................................................................................11

1. Caminhos para análise das políticas de saúde resumo.

De acordo com o texto abordado, ciência é uma forma peculiar de produção de conhecimento objetivo. Considera-se termo científico tudo aquilo que é constatado com base em provas e em evidências. Segundo a concepção popular, a ciência não dá margem à subjetividade, ou seja, à “achismos”, tudo tem que ser alicerçado em provas.

O texto demonstra clareza nas ideias, utiliza metodologia de pesquisa cientifica, com grande contribuição para a transformação desejada, reaviva o sentimento que ideias as vezes nasce da subjetividade, de estudos em grupos, da curiosidade, dos medos e dos anseios.

O ser humano em sua essência tem o hábito de divergir em pontos de vista, de analisar uma mesma coisa através de vieses diferentes. Às vezes, os métodos de pesquisas utilizados não condizem com a realidade onde estão sendo aplicadas, ou pelo menos não seria o melhor para o tempo e o espaço onde estão sendo inseridos. Principalmente quando o assunto pesquisado é ocomportamento humano, que depende da cultura e da sociedade. Por isso, por mais científico que sejam os trabalhos, faz-se necessário observar os aspectos além desse contexto. Para o conhecimento científico, foi necessário romper com o senso comum, as vezes utilizando, desenvolvendo um vocabulário exotérico, bem como ferramentas teóricas e práticas investigativas por vezes bem distantes do senso comum, buscando dar seguimento a as aspirações de ir além dos esperado.

O projeto de pesquisa foi  realizado por um grupo de pesquisadores e estudantes da área da saúde coletiva, traz uma analise do processo de estudo e a busca de compreensão sobre o modo de construção das políticas de saúde no Brasil. Nesta busca de respostas para diferentes questões sobre os problemas que se apresentam no contexto do sistema de saúde e das práticas em serviço e que dificultam o desenvolvimento do sistema único de saúde, tal como idealizado na Constituição Federal de 1988.

Procura responder algumas questões como por que algumas políticas parecem nunca sair do papel ou por que algumas políticas vingam outras não?

Quem são os grupos, instituições e sujeitos na discussão política no Brasil?

Por que a política é tratada como uma atribuição de governos e grupos sociais organizados.

Afinal, para que servem os estudos de análises de política? E por que uma pessoa se coloca o desafio de fazer um estudo deste tipo?

São grandes os desafios no desenvolvimento dos estudos de análises de políticas de saúde no Brasil:

 O primeiro deles é buscar o reconhecimento de nossa trajetória política, social e cultural e suas interferências no processo político. O entendimento deste grupo de pesquisadores mostra que é preciso extrapolar a análise e aprofundar as especificidades e diversidades do modo de produção das políticas no Brasil.

Temos também o desafio de desenvolver e adaptar conceitos e abordagens que possam dar conta do nosso modo de construção das políticas. Desta forma, identificamos uma forte tendência de nossos estudos de incorporar os modelos e tipologias propostas na análise propostas.

Fechando com o desafio de explorar metodologias de análise que possibilitem a reflexão sobre os objetivos e alcances dos estudos, a metodologia como parte do processo de produção de conhecimento, deve ser construída a partir das questões que mobilizam cada estudo e não como modelos. Estes desafios orientam a proposta de construção desse material, com a definição de um duplo objetivo:

Potencializar o debate aberto e reflexivo sobre a orientação política de nosso estado e dos rumos das políticas de saúde no Brasil.

Ofertar um conjunto de referenciais de análises, técnicas de pesquisa e materiais que possam ser apropriados por diferentes sujeitos no debate político.

Este material reúne um conjunto de diferentes aportes teóricos e contribuições para o debate. Não se trata de desenvolver uma nova abordagem ou outro modo de pensar a investigação das políticas de saúde no Brasil, e sim de fomentar a pesquisa e a troca em rede.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (169.1 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com