TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pré-projeto de Pesquisa

Por:   •  13/7/2022  •  Projeto de pesquisa  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA SOCIAL

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS

título a definir

LEONARDO RONDON DE SOUZA

Cuiabá – MT

2021



Leonardo Rondon de Souza

título a definir

Pré-projeto apresentado à disciplina Projeto de Pesquisa como requisito para obtenção da nota final da disciplina.

Orientador: Prof. Dr. Clark Mangabeira

Cuiabá – MT 2021

Sumário

INTRODUÇÃO        4

OBJETIVOS        6

OBJETIVO GERAL        6

OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

METODOLOGIA DA PESQUISA        7

CRONOGRAMA        8

INTRODUÇÃO

Nesta pesquisa de conclusão de curso, buscar-se-á uma compreensão para caracterização das ideias defendidas de membros do então governo federal de Jair Messias Bolsonaro (Sem Partido), acerca do acesso ao ensino superior, bem como as políticas instrumentalizadas para tal, a exemplo do FIES, ProUNI e Ações Afirmativas. Para tanto, será necessário revisitar alguns aspectos históricos, a fim de contextualizar a discussão em questão. Trata-se de um trabalho de revisitação das políticas de acesso ao ensino superior até aqui, para então servir como panorama comparativo do que é praticado e defendido ideológicamente pelo atual governo do Brasil.  

Aqui, procuro responder a questão: Quem se incomoda com a democratização do acesso ao ensino superior? Por isso, faz necessário destacar uma trajetória histórica de como esse acesso vem sendo conduzido. Como referência, busco um período de três décadas, entre 1988 a 2018, tendo a promulgação da Constituição Federal como ponto de partida e 2018 como referência ao ano de eleição do governo Bolsonaro. Algumas declarações do atual comandante do ministério da economia brasileira, serão utilizadas para uma demonstração dialética e objetiva do que foi construído nos últimos períodos no Brasil, no contraste para defesa de políticas públicas de acesso à educação superior.

Com isso, no primeiro capítulo objetivo um resgate histórico acerca dos programas educacionais de acesso ao ensino superior brasileiro, destacando os 6 governos até então: Itamar Franco, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso I e II, Luiz Inácio Lula da Silva I e II, Dilma Rousseff I e II.  

No segundo capítulo, será abordado o período de 2018 a 2021, que demarca a quadra histórica da gestão do atual governo e quais os caminhos apontados para a garantia do acesso ao ensino superior. Destacando indicadores, programas e quais as defesas políticas que justifiquem o apontado.

 Por fim, no terceiro parágrafo procuro incluir declarações de figuras do governo federal, como o Ministro da Economia Paulo Guedes e o Ministro da Educação Milton Ribeiro, em que tratam sobre as políticas de acesso ao ensino superior, e qual sua proposta de intervenção para solução do problema. Declarações que julgo importantes para contrastar na prática o que foram para estudantes que tiveram acesso a universide pelo FIES e programas relacionados, expondo as contradições da realidade, visando combater generalismos a respeito da eficácia desses programas e, consequentemente, as ideias difundidas de forma irresponsável pelas autoridades políticas em questão.

Ao fim, me permito ao objetivo de vocalizar sobre a lógica do posicionamento político-ideológico neoliberal dos ministros para uma correta caracterização das defesas de suas ideias na prática, permitindo uma noção de quais interesses econômicos e sociais deseja-se atender.


OBJETIVOS

Como introduzido no item acima, este estudo busca organizar aprofundamentos acerca da política de acesso ao ensino superior brasileiro, utilizando da contextualização histórica do que se desenvolveu em governos anteriores até o atual, para então analisar qual o símbolo das defesas ideológicas de integrantes do governo acerca do tema.

        OBJETIVO GERAL

Pretende-se alcançar, através de um estudo de revisão bibliográfica que discursam sobre políticas de acesso ao ensino superior brasileiro, e análise materialista-histórica dialética das políticas conduzidas pelo atual governo federal.

        OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Identificar programas e políticas de acesso ao ensino superior no Brasil;
  2. Desenvolver revisitação bibliográfica de trabalhos que tratam sobre políticas de acesso ao ensino superior;
  3. Analisar os discursos que justificam tais políticas, com foco aos ataques ideológicos de membros do atual governo as políticas dos governos anteriores;
  4. Investigar a percepção de estudantes, por meio de 2 ou 3 entrevistas, que se formaram por meio de tais políticas de acesso, acerca do discurso ideológico de membros do governo Bolsonaro;
  5. Compreender as variadas nuances do discurso ideológico neoliberal no tangente ao acesso ao ensino superior.

METODOLOGIA DA PESQUISA

A pesquisa será desenvolvida por meio de revisão bibliográfica de trabalhos que versam sobre o tema acesso ao ensino superior brasileiro, buscando demonstrar as políticas conduzidas pelos 6 governos federais anteriores e, a partir de então, focar nas discussões conduzidas pelo atual governo. Buscar-se-á, também, 2 ou 3 entrevistas de estudantes que acessaram a universidade pelas políticas praticadas por governos anteriores. Com isso, a pesquisa constitui-se qualitativa, buscando o método de análise materialista-histórica dialética para interpretar as condições expostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com