TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que Atrai Alunos A Procura De Estágio

Exames: O Que Atrai Alunos A Procura De Estágio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  3.697 Palavras (15 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 15

O que mais atrai e motiva os alunos de Ciências Contábeis da UFRJ em sua busca por uma vaga de estágio

Resumo: A finalidade desta pesquisa é descobrir qual o perfil de vaga de estágio e área da contabilidade que os alunos da UFRJ graduandos no curso de Ciências Contábeis buscam, bem como os aspectos mais relevantes que primeiro os influenciam nessa procura. Esta pesquisa foi realizada com a aplicação de questionários diretamente a alunos, estagiando ou não, da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro ¬- UFRJ. Por meio desta pesquisa conseguimos verificar que o que mais motiva os alunos ao procurar estágio é a sua vontade de adquirir experiência, conhecendo melhor o dia-a-dia da profissão. Ficou claro também que são atraídos por vagas em empresas de grande porte, na área de Contabilidade fiscal, e que ofereçam bolsa-auxílio compatível com o mercado, um item de grande importância para todos os alunos.

Palavras-Chaves: Estágio, Vagas de Estágio, UFRJ, Ciências Contábeis.

1. Introdução

Estágio curricular e/ou extracurricular é uma etapa importante de aprendizagem no curso de Ciências Contábeis, pois é quando o graduando tem a oportunidade de vivenciar as práticas contábeis estudadas durante o curso, bem como adquirir conhecimentos específicos em rotinas contábeis e entrar em contato com programas e sistemas utilizados para a criação e manutenção dos dados contábeis, podendo o aluno ter a sensibilidade de se identificar ou não com diversas áreas.

Os alunos têm perspectivas agregadas a este momento, pois é a fase em que podem trocar e receber experiências, principalmente a última, pois para o aluno que é cru, ou seja, que nunca tenha trabalhado ou estagiado antes na área, o que mais lhe falta é a experiência, e nada melhor do que adquiri-la em uma organização que ofereça atividades relacionadas à escolha do seu curso, o que permitirá um link com o que foi ou está sendo estudado na graduação, podendo o aluno avaliar o ensino recebido e o que o mercado está demandando daquilo.

A maior preocupação é quanto ao acompanhamento e preparo profissional por parte da universidade, no sentido de atender a expectativa do mercado, mas também nos deparamos com alunos que possuem uma expectativa quanto ao que a empresa pode lhes proporcionar de crescimento profissional.

O objetivo deste artigo é verificar qual o perfil de vaga de estágio e área da contabilidade que os alunos da UFRJ graduandos no curso de Ciências Contábeis estão demandando, bem como os aspectos mais relevantes que influenciam nessa procura inicial.

2. Revisão Bibliográfica

2.1 Conceito de estágio

Estágio curricular e/ou extracurricular é uma etapa importante de aprendizagem no curso de Ciências Contábeis, pois é o elo entre a vida universitária e o mercado de trabalho. (ESPÍNDULA, MIRANDA, et al., 2007)

O estágio supervisionado é uma das mais eficientes formas de propiciar ao estudante a complementação profissional, pois o coloca em contato direto com a realidade da profissão, com o ambiente real de trabalho. Neste período, também o aspecto humano-social é aprimorado, em face do consequente contato com problemas sociais e culturais que se apresentam no ambiente de trabalho. (ESTÁGIOS FUNDAP, 2013)

Segundo o pensamento da Marran (2013), o estágio caracteriza-se como espaço de “oportunização” e imersão no campo de trabalho escolhido pelo acadêmico. Tendo o aluno a oportunidade de desenvolver-se nos campos prático, ético, teórico, dentre outros, contribuindo para o posicionamento frente às distintas solicitações da realidade profissional. O estágio como espaço de inserção à constituição do profissional pode aclarar sobre a certeza ou não da opção do indivíduo quanto à área do conhecimento escolhida, bem como reconhecer as tensões e práticas do dia-a-dia.

Tipos de estágio segundo Bissoli (2002, apud Albuquerque e Silva, 2006):

• Estágios integradores são instrumentos de integração do aluno nas realidades sociais, econômicas e do trabalho de sua área, que têm como objetivos: buscar a integração das universidades com as organizações profissionais ligadas à área de formação profissional do corpo discente; mapear a realidade profissional com a finalidade de aproximar os conhecimentos acadêmicos das práticas de mercado e motivar o aluno a construir sua grade curricular específica.

• Estágios de Pesquisa são instrumentos que buscam a aproximação do corpo discente com a pesquisa e com as áreas de ensino, tendo como principais objetivos: estimular o interesse dos alunos para as atividades de docência, incentivando-o a aprender e a ensinar; possibilitar que as Instituições de Ensino Superior proporcionem condições administrativas e pedagógicas para implementação dos estágios de pesquisa; servir como um meio de reconhecimento das atividades de pesquisa e docência, possibilitando ao aluno sua identificação com este tipo de atividade.

• Estágios profissionais supervisionados são instrumentos de iniciação profissional que colocam o aluno diretamente no mercado de trabalho, através de acordos de estágios ou mesmo de contratações efetivas, que têm como objetivos: buscar colocação profissional junto ao mercado de trabalho; buscar o acompanhamento do aluno através de um professor ou de uma equipe de professores, nomeada para a função de supervisão do estágio; refletir, sistematizar e aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula nas atividades práticas e reais do mercado de trabalho.

O Estágio é o elemento constitutivo dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação. Atende ao que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Lei 9394/96 - Art. 43, inciso II. Deve estar em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais.

O estágio não é um emprego, não devendo criar vínculo empregatício entre as partes. Ele é um complemento do aprendizado dos cursos de nível médio, técnicos ou superiores, regido pela lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 e com a Resolução 46/10 - CEPE/UFPR. (PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - UFPR, 2013)

Martins (2009, p. 11) também comenta: “[...] a diferença entre o estágio e o contrato de trabalho é que no primeiro o objetivo é a formação profissional do estagiário, tendo, portanto, finalidade pedagógica, embora haja pessoalidade, subordinação, continuidade e uma forma de contraprestação”.

Ainda, segundo Martins (2009, p. 10), é preciso reforçar: “[...] o estagiário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com