TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Bioétca?

Pesquisas Acadêmicas: O Que é Bioétca?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Bioética?

O termo “Bioética” foi criado em 1927 por Fritz Jahr (1895-1953), um pastor protestante alemão, na publicação intitulada Bio-Ethik. Eine Umschau über die ethischen Beziehungen des Menschen zu Tier und Pflanze (Bioética: Uma analise das relações dos homens, animais e vegetais).

Bioética do grego bios (vida) + ethos (relativo a ética) é o estudo é estudo entre ciências biológicas, ciências da saúde, filosofia (ética) e direito (biodireito) que visa gerenciar questões da vida humana , animal e ambiental, onde exista conflitos morais ( fertilização in vitro, aborto, clonagem, a eutanásia, os transgênicos, pesquisas com células troncos, cientistas e suas aplicações).

Segundo DINIZ e GUILHEM , 2002; a Bioética é composta por quatro princípios éticos sendo eles: autonomia; beneficências; não maleficência e justiça.

Autonomia

A autonomia (o chamado respeito as pessoas) é um pré-requisito para a moralidade e a existência da pessoa autônoma.; Os valores considerados são o pensamento liberal com inspirações na competência e na liberdade do individuo, com base em uma sociedade democrática e na igualdade entre todos os indivíduos. A existência moral de respeito a autonomia só é considerada desde que não cause danos ou sofrimento ao outro.(BEAUCHAMP, e CHILDRESS 1979).

Beneficência

A beneficência foi aceita com mais facilidade do que a autonomia, porém, precisava ser diferenciado de não-maleficência. No livro princípios de ética biomédica. 1979; de BEAUCHAMP, e CHILDRESS; a idéia associada por três princípios base na ética aplicada: Autonomia, beneficência e não-maleficência, com a idéia de respeito das pessoas, na proteção e na segurança dos seus interesses, mesmo em casos de vulnerabilidade física ou social. (BEAUCHAMP, e CHILDRESS 1979).

Maleficência

Não-Maleficência é a herança deontologica, hipocrática, onde esta associada a máxima primum non nocere – “acima de tudo, não cause danos”.

É considerado negativo, por contradizer a positividade da beneficência, que vem sendo discutida na prática biomédica. (BEAUCHAMP, e CHILDRESS 1979).

Justiça

A justiça não adquiriu tanta força quanto os outros princípios, talvez por razões de um peso argumentativo maior, entre outras áreas do conhecimento; exemplos: como saúde publica, economia e política. O conflito enfrentado pela justiça em relação a moral é infinitamente mais difícil e dramática do que os outros princípios bioéticos. O tema da justiça ganhou força recentemente e a sua argumentação é de nível intelectual sem ser no eixo tradicional de produção do pensamento bioético. Com base na edição Princípios da Ética Biomédica, 1979; tendo como alvo o público: médicos, enfermeiros, professores, pesquisadores, responsáveis por políticas, públicos de saúde, estudantes, teólogos e cientistas sociais, entre outros. (BEAUCHAMP, e CHILDRESS 1979).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com