TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Cultura

Dissertações: O Que é Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O conceito de cultura é muito amplo. Ao falar sobre cultura, é necessário falar de diversos outros conceitos antropológicos.

Cultura é

tudo aquilo produzido pela humanidade, seja no plano concreto ou no plano imaterial, desde artefatos e objetos até ideais e crenças. Cultura é todo complexo de conhecimentos e toda habilidade humana empregada socialmente. Além disso, é também todo comportamento aprendido, de modo independente da questão biológica. (SILVA; SILVA, 2009, p. 85)

O Etnocentrismo

pode ser definido como uma visão de mundo fundamentada rigidamente nos valores e modelos de uma dada cultura; por ele, o indivíduo julga e atribui valor à cultura do outro a partir de sua própria cultura. Tal situação dá margem a vários equívocos, preconceitos e hierarquias, que levam o indivíduo a considerar sua cultura a melhor ou superior. (SILVA; SILVA, 2009, p. 85)

O presente trabalho irá mostrar o etnocentrismo mediante a cultura em alguns países, como ela se manifesta em cada um deles e como aos olhos dos outros ela não é tratada como cultura.

1 DIFERENTES CULTURAS

John Locke, em seu livro Ensaio acerca do entendimento humano, explica que o ser humano ao nascer, não vem dotado de cultura, vem com a mente vazia e, sendo assim, à medida que ele cresce, seus traços culturais vão sendo definidos a partir do ambiente em que vive. A cultura engloba percepções, conhecimento, progresso entre vários outros adjetivos para o ser humano.

Irão ser tratados dois tipos de cultura: a dos indianos e a dos chineses.

1.1 Cultura indiana

A cultura indiana é extremamente rígida e tradicional. Sendo assim, pode-se dizer que é um país totalmente etnocêntrico. Eles tratam a vaca como sagrada, tem diversas religiões, diversos tipos de castas, religiões e idiomas. Não aceitam que as castas se misturem, principalmente se for com os dalits, uma casta de nível mais inferior, que são tratados como impuros, e que no Brasil, pode-se comparar à pessoas que vivem em extrema pobreza. Porém, atualmente, na Índia, já existem dalits que são ministros, juízes, governadores e enriquecidos, mas não deixam de fazer parte desta casta. Casamentos, na maioria das vezes, são feitos sem que os noivos se conheçam e geralmente há pagamento de dote.

1.2 Cultura chinesa

A cultura chinesa nasceu há cerca de 5000 anos e é uma das mais antigas do mundo. Os chineses tem uma cultura um pouco peculiar e etnocêntrica. Comem diversos tipos de animais e os católicos lá sofrem perseguição do governo. Diz um ditado católico de um autor desconhecido que "Todo chinês é taoísta em casa, confucionista na rua e budista na hora da morte”, visto que essas são as três doutrinas existentes na China. Sua escrita é através de ideogramas, assim como no Japão e em alguns outros países. Os chineses tem um calendário anual próprio, onde são consideradas as fases da lua e a posição do sol, além de 12 animais que receberam um chamado de Buda, segundo eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com