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O Que é Fato Social

Por:   •  14/8/2021  •  Resenha  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  162 Visualizações

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O que é um fato social?

DURHKEIM, Émile. O que é um fato social?. As regras do método sociológico. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handl e/praxis/76?show=full. Acesso em 09 fev.2021.

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Ela empregada para designar mais ou menos todos os fenômenos que se dão no interior da sociedade, que apresentem algum interesse social.

Ao cumprir deveres que estão definidos (ex.: a tarefa como cidadão, executando os compromissos) por mais que seja por sentimentos próprios, isso se dá de forma objetiva; pois foram valores recebidos no processo de educação.

“As crenças e as práticas de sua vida religiosa, o fiel as encontrou inteiramente prontas ao nascer; se elas existiam antes dele, é que existiam fora dele”.

O sistema de signos, o sistema de moedas, os instrumentos de crédito e etc. funcionam independente do uso delas.

Maneiras de agir, de pensar e de sentir são repetidas seguindo um determinado padrão, o que demonstra que as propriedades existem fora das consciências individuais.

Essas condutas e/ou pensamentos não são apenas exteriores ao indivíduo, são também de uma força imperativa e coercitiva. Essa força coercitiva está presente mesmo que indiretamente e mesmo que sem percepção, mas ao tentar resistir ela mostra seu poder

Os fatos sociais são gerais, coercitivos, exteriores, independentes e anteriores ao indivíduo. Émile Durkheim buscou trazer para a sociologia a objetividade das demais ciências naturais.

O que é um fato social?

DURHKEIM, Émile. O que é um fato social?. As regras do método sociológico. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handl e/praxis/76?show=full. Acesso em 09 fev.2021.

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A sociedade nos impõe, através da coerção, certas práticas, costumes, ações e sentimentos e nós a seguimos mesmo que contrários. Ex.: não se é obrigado a falar a língua do seu país em território nacional, mas se não o fizer fracassaria ao tentar manter a comunicação.  Mesmo que se tente violar as regras, isso jamais ocorre se que seja necessário lutar contra elas.

Os fatos socias são maneiras de agir, pensar e sentir, exteriores ao indivíduo, que são dotadas de uma força de coerção. Não se confundem com fenômenos orgânicos, porque consistem em representações e ações; e também não se confunde com os fenômenos psíquicos, que só existem na consciência individual.  

O termo coerção pode assustar os defensores do individualismo absoluto, que acreditam que o indivíduo é autônomo e que ao falar que eles não dependem apenas de si próprios estaríamos diminuindo-os. Porem a coerção vem no sentindo de impor as tendências exteriores.

“Nem toda coerção social exclui necessariamente a personalidade individual.”

Muitas vezes se acredita que só há fato social onde há organização definida, como: regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, etc. mas nem sempre isso é necessário. As correntes sociais apresentam a mesma objetividade e ascendência sobre o indivíduo.

Os grandes movimentos de entusiasmo e devoção não apresentam origem de consciência particular, sem que se perceba a pressão que exercem.

Muitas vezes os fatos socias são aceitos por costume, conformismo, ingenuidade, falta de percepção.

As correntes sociais são tendências compartilhadas, que muitas vezes ocorrem em forma de manifestações por assembleias coletivas, manifestação insatisfação, de ódio, de indignação, de piedade.  As correntes também vão servir para explicar as ações em cadeia de irracionalidade do momento que podem até gerar episódios violentos.

O que é um fato social?

DURHKEIM, Émile. O que é um fato social?. As regras do método sociológico. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handl e/praxis/76?show=full. Acesso em 09 fev.2021.

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 No momento em que a assembleia de dissolve e as influencias param de agir sobre nós, a impressão é de que algo estranho aconteceu, sentimento de horror de que o que foi feito era contrário à natureza.  Os indivíduos inofensivos podem cometer atrocidades quando em multidão.

O conceito de fato social pode ser muito bem exemplificado pelo processo de educação das crianças. A educação consiste no esforço de impor maneiras de ver, de sentir e de agir, que não seriam alcançadas espontaneamente. Se com tempo a coerção para de ser sentida é porque deu origem a hábitos e tendência internas.

A educação tem o objetivo de produzir o ser social. A criança sofre, então, pressão do meio social para molda-la conforme sociedade e os pais e mestres seriam os representantes e os intermediários.

o conceito não pode ser definido só pela sua generalidade, pensamentos em comum ou um movimento que se repete. É constituído, na verdade, por crenças, tendências e práticas coletivas.

A sensação do grupo faz com que nos sentimos protegidos e de certa forma imunes, essa tendência pode ter relação com essa ação contra a própria “natureza”.

A educação, no aspecto geral, tem por objetivo a de coerção dos indivíduos. Esse fator só se supera quando atrelado as crianças que estão em fase de formação, que são mais suscetíveis a fatores externos

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 Algumas maneiras de agir repetitivas assumem uma forma própria, estabelecendo uma realidade sui generis, diferente dos fatos que a manifestam. Os hábitos coletivos se exprimem verbalmente, transmitida pela educação e fixada pela escrita. Essa é origem e a natureza das regras jurídicas, morais e dos ditos populares.

Há algumas correntes de opinião que nos impelem de diferentes modos, tempos e lugares, como o casamento, o suicídio e a natalidade. Eles são nada mais nada menos que fatos sociais.

Os fenômenos sociais poderiam ser chamados de socio psíquicas. Esses fenômenos só podem ser coletivos se forem comuns a maior parte da sociedade e, portanto, gerais. Mas se ele é geral é porque é coletivo, o que se difere de ser coletivo por ser geral.

Sui generis – do francês, singular, particular.

Não confundir educação com escolaridade, o processo de educação também é feito em casa

Os fatos devem ser analisados como “coisas” de uma visão externa

O que é um fato social?

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Um sentimento coletivo de uma determinada assembleia, não explica simplesmente o que havia em comum em todos os sentimentos individuais. É na verdade uma resultante da vida comum, das ações, das reações que se estabelecem entre as consciências individuais.

Um fato social se reconhece pelo poder de coerção externa que é capaz de exercer e o poder se reconhece pela existência de alguma sensação determinada, seja pela resistência ou violência individual. A coerção é melhor percebida quando apresenta alguma reação direta na sociedade (ex.: direito, moral, crenças, costumes, moda), mas quando é indireta, como a organização econômica, ela não é tão perceptível.  

 

 Nem sempre os sentimentos coletivos são fatos sociais. Essa generalidade de sentimento não é o fator único necessário.

A coerção pode ser perceptível, quando direta e não perceptível quando indireta.

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 Conhecer a forma com a qual a sociedade se divide politicamente só é possível através do direito público, pois ele determina essa organização e as relações domesticas e cívicas. O movimento de êxodo rural é uma corrente de opinião, um movimento coletivo que impõem aos indivíduos essa concentração. A estrutura política de uma sociedade é a maneira como os diferentes segmentos que a compõem se habituaram a viver uns com os outros.

Resumidamente: “Fato social é toda maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o individuo uma coerção exterior; ou ainda, toda maneira de fazer que é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais.”

 É a maneira de agir, pensar e sentir dentro de uma determinada sociedade que exerce sobre ela uma força coercitiva, geral, exterior e anterior ao individuo.

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