TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Monismo

Dissertações: O Que é Monismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  206 Palavras (1 Páginas)  •  413 Visualizações

Monismo (do grego monis, "um") é o nome dado às teorias filosóficas que defendem a unidade da realidade como um todo (em metafísica) ou a identidade entre mente e corpo (em filosofia da mente).

As raízes do monismo na filosofia ocidental estão nos filósofos pré-socráticos, como Zenão de Eléia, Parmênides de Eléia. Baruch Spinoza é o filósofo monista por excelência, pois defende que se deve considerar a existência de uma única coisa, a Substância, da qual tudo o mais são transformações, ou modo de ser. Hegel defende um monismo semelhante, dentro de um contexto de absolutismo racionalista. O filósofo brasileiro Humberto Rohden é um teórico defensor do monismo.

É em Pietro Ubaldi que o Monismo encontra expressão máxima, ao explicar à exaustão os princípios e leis que regem a Unidade Maior, ou seja, o Universo, nos seus três aspectos: estático, conceptual e dinâmico.

Algumas religiões pagãs, como é o caso da Wicca, utilizam o conceito de monismo para explicar a crença de que tudo o que há foi criado por uma única divindade, neste caso, a figura de uma Deusa Mãe como entidade cósmica primordial. Essa crença se baseia no fato de que, na natureza, os únicos seres capazes de gerar vida, de criar, são as fêmeas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com