TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estagio

Por:   •  2/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.509 Palavras (27 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 27

1 INTRODUÇÃO

O campo escolhido para o estágio no desenvolvimento das atividades acadêmicas referindo-se a prática profissional foi o Hospital Municipal Irmã Fanny Duran do município de Goianésia Goiás. Para realizar o relatório final do Estagio Curricular Obrigatório para obtenção parcial de media foi necessário o cumprimento de 450 horas de estagio realizado dentro do Hospital uma instituição cadastrada junto ao pólo universitário sendo supervisionado por uma profissional graduada em serviço social, para avaliação de desempenho acadêmica.

Inicialmente o relatório aborda os trabalhos desenvolvidos no Hospital O Hospital Municipal Irmã Fany Duran, é uma Instituição Pública fundada em 1964, nesta cidade de Goianésia, Goiás, onde tem sede própria situada à Rua 33 nº. 420 Centro.

O referido hospital é uma instituição Pública, que tem como objetivo de promover o atendimento hospitalar e a extensão de serviços à comunidade independente de sua condição econômica e social. Como integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) deve se constituir como resolutividade do sistema de referência, coordenador e articulador da proteção social especial de média complexidade, sendo responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados de assistência social.

O assistente social, ao fazer parte de trabalho em equipe na saúde, dispõe de ângulos particulares de observação na interpretação das condições de saúde do usuário e uma competência também distinta para o encaminhamento das intervenções sociais, que o diferencia do médico, e dos demais colaboradores que atuam na saúde.

A Assistência Social foi norteada pela Lei Orgânica da Assistência Social – (LOAS), a forma de gestão no sistema descentralizado e participativo, proposto pela LOAS, implica na participação popular na autonomia da gestão municipal, potencializando na divisão de responsabilidades e no co-financiamento entre as esferas de governo e a da sociedade civil.

2 DESENVOLVIMENTO

Este projeto de ação foi realizado no Hospital Municipal Irmã Fany Duran (HMG), vinculado a Prefeitura Municipal de Goianésia , que atende aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a comunidade que vive em torno da instituição. A mesma oferece atualmente atendimento hospitalar e ambulatorial, visando a garantia do atendimento e encaminhamentos assegurados pelos direitos sociais.

Assim, o projeto de intervenção caracterizou-se pela construção de estratégias coletivas, para garantir a efetivação do direito social à saúde perante as necessidades sociais e o adoecimento, visto que a humanização, tem sido um fator de grande relevância na recuperação dos pacientes

O profissional do Serviço Social tem como prioridade a defesa do direito à saúde, entendendo os determinantes e condicionantes sociais que influenciam em seu conceito, a partir do Sistema Único de Saúde (SUS) como produto do movimento de reforma sanitária, articulado com os princípios firmados pelo Código de Ética e Projeto Ético –Político da profissão.

A execução do projeto de intervenção foi realizado no decorrer do componente curricular de Estágio Supervisionado em Serviço Social III. Também, visa trabalhar com os profissionais da rede as pessoas que buscam atendimento, buscando consentimento de visita institucional para o recolhimento das demandas atendidas e serviços prestados e posteriormente convite para a participação no projeto. Por fim, consiste na realização de palestras sobre humanização, a partir de uma “roda de conversa” com os profissionais nas instituições para a socialização das informações referentes aos dados obtidos da pesquisa e disponibilização de folder informativo com direitos sociais usuários. Assim, os resultados encontrados na execução do projeto de intervenção foram registrados no relatório final de Estágio Supervisionado em Serviço Social III, diários de campo e relatório devolutivo para o campo de estágio.

Assim, o projeto de intervenção caracterizou-se pela construção de estratégias coletivas, para garantir a efetivação do direito social à saúde perante as necessidades sociais e o adoecimento, visto que a saúde pública é um dos problemas mais complexos, que o sistema brasileiro enfrenta, dada a sua magnitude, social e econômica” (BRASIL, 2012). Sendo assim, o profissional do Serviço Social tem como prioridade a defesa do direito à saúde, entendendo os determinantes e condicionantes sociais que influenciam em seu conceito, a partir do Sistema Único de Saúde (SUS) como produto do movimento de reforma sanitária, articulado com os princípios firmados pelo Código de Ética e Projeto Ético –Político da profissão.

A saúde constituí-se como direito social assegurado pela Constituição Federal, sua materialização abrange os determinantes e condicionantes de saúde, que conforme regulamenta a Lei nº 8080 de 19 de setembro de 1990, em seu art.3 são: “a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, dentre outros que expressam a organização social e econômica do Brasil, os quais integram o processo saúde/ doença”(BRASIL,1990).

O serviço social enquanto profissão tem na questão social, base de sua fundamentação enquanto trabalhador especializado, pois “os assistentes sociais são chamados a intervir nas relações sociais cotidianas, visando à ampliação e consolidação da cidadania na garantia dos direitos civis, políticos e sociais aos segmentos menos favorecidos e mais vulnerabilidades socialmente” (FREITAS; MESQUITA, 2010, p.4).

No cotidiano de trabalho dos assistentes sociais as necessidades sociais são apreendidas como expressões da questão social e formas de resistência, qual a população usuária vivencia em seu cotidiano. As necessidades sociais Intervenção Social: É uma função ampla, articula-se com as demais funções. É a ação propriamente dita, especifica do Serviço Social. Vai garantir a ação do mesmo dentro dos objetivos propostos pelos profissionais, permitindo o atendimento da população usuária, quer a nível individual, grupos ou comunitária, em consonância com as suas atribuições especificas. tem como competências intervir junto aos fenômenos socioculturais e econômicos, que reduzem a eficácia dos programas de prestação de serviços no setor. A pratica profissional dos Assistentes Sociais vem se desenvolvendo e a cada dia tem se tornada uma pratica necessária para a promoção e atenção à saúde. Sua intervenção tem se ampliando e se consolidado diante da concepção de que o processo saúde-doença é determinado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.2 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com