TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estagio

Por:   •  12/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.441 Palavras (10 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Aluno:

Izabella Chagas Resende Gazzola

RU:

2050325

Entidade Concedente:

Prodasul LTDA

Supervisor de estágio da empresa:

Ricardo Augusto Chagas

Temática:

Práticas e Rotinas Contábeis

RELATÓRIO DO ESTÁGIO I PROJETO DE ESTÁGIO

Contabilidade Digital

1 INTRODUÇÃO

1.1 Contextualização

Com o exponencial crescimento dos serviços oferecidos virtualmente, que foram colocados ainda mais em evidência após a Pandemia de COVID-19, a contabilidade está cada vez mais migrando para essa área digital. As empresas que foram pioneiras lucraram muito com isso, porém ainda há espaço para muitas pessoas nesse meio. O que deve-se ter em mente é que, quanto mais rápido as empresas se adequarem a essa nova realidade melhor, pois os últimos costumam pagar um alto preço.

Pensando nisso, a empresa em que foi realizado o estágio decidiu abrir um Instagram e pagar uma terceira parte para realizar postagens de forma a incluir mesmo que de forma simplificada, sua existência no mundo virtual. Além disso, a empresa possui também um site próprio.

No entanto o retorno obtido digitalmente é próximo de zero, tendo um gasto fixo com a terceira parte. Os sócios da empresa não possuem acesso ao Instagram empresarial, sendo que um dos sócios nem mesmo sabe utilizar a plataforma.

Nesse contexto, entendendo a importância das midias sociais e da digitalização da contabilidade, foi feita a proposta de que o estágio fosse realizado nessa área, buscando melhorar o conteúdo públicado na página da empresa.

1.2 Breve Apresentação da Empresa

A empresa estudada foi a Prodasul, um escritório de contabilidade familiar, localizado na cidade de Varginha, Minas Gerais. O escritório existe há mais de 40 anos, tendo sido fundado por Antonio Carlos Chagas e, posteriormente seus dois filhos assumiram Marcela e Ricardo Chagas. Atualmente conta com 20 funcionários. Apesar do baixo alcance virtual a empresa constituiu boa reputação na cidade em que é localizada, e por isso conta com uma clientela leal. A prospecção de novos clientes é geralmente realizada através de indicação.

1.3 Problema de pesquisa

Como inserir a contabilidade digital em escritórios pequenos de contabilidade, antes que eles fiquem ultrapassados?

1.4 Objetivo Geral

Identificar os problemas existentes na inserção da empresa no meio digital, assim como indicar melhorias para melhorar o alcançe de forma estratégica.

1.5 Objetivos Específicos

  • Mapear como a contabilidade digital tem sido abordada na empresa.
  • Analisar o conteúdo dos posts versus atividades realizadas pela empresa.  
  • Definir novos conteúdos e forma de interação com clientes.
  • Melhorar engajamento buscando interação com clientes e possíveis clientes.
  • Demonstrar importância do engajamento nas midias sociais para os sócios e funcionários.

1.6 Justificativa do Trabalho

Segundo dados da consultoria Ebit Nielsen, no primeiro trimestre de 2020, as vendas pela internet alcançaram um crescimento recorde e movimentaram cerca de 38,8 bilhões de reais, volume 47% maior do que no mesmo período de 2019. O número de pedidos online cresceu 39%, somando 90,8 milhões de transações. No setor contábil não há diferença, a busca por referências online, serviços em que o contato possa ser feito virutalmente em detrimento do contato presencial têm crescido. O brasileiro aderiu a esse novo modelo impulsionado pela Pandemia, e passou a confiar mais em serviços oferecidos dessa forma. A previsão é que a expansão continue nos próximos anos.

A empresa Prodasul não utiliza o meio digital para captação de clientes, e com isso fica dependente da indicação ou do conhecimento prévio sobre seu trabalho. Além disso, no instagram da empresa tem-se 170 seguidores apenas, e um engajamento muito baixo, de 5 a 10 curtidas por postagem. Visualizações nos stories são cerca de 10 a 20. No Google, a empresa em questão possui uma avaliação de 3 estrelas, sendo uma dessas uma pessoa que avaliou sem querer e uma avaliação em nome de um cliente que informa não ter realizado tal avaliação. Na pesquisa é somente a 15ª indicação do Google.

Enfim, a empresa está fora do mundo digital e ainda conta com desvantagens para captação de clientes, pois mesmo se houver a indicação por parte de alguém o potencial cliente pode não se sentir confiante na indicação, baseando-se nas suas pesquisas pessoais.

O trabalho realizado é de extrema importância para todas as partes envolvidas, uma vez que a captação de clientes é fundamental para a sobrevivência do contador. A digitalização dos negócios é o tema em pauta em todos os ramos de trabalho, e é o futuro do mercado de trabalho.

2 REVISÃO DA LITERATURA

2.1 A transformação digital

A revolução digital já começou a muito tempo, com a popularização dos computadores, em seguida do acesso a internet, tendo também como aliado a expansão do uso de celulares.

Nos últimos anos é notável a crescente de pessoas que utilizam os smartphones para tudo, esse aparelho tomou até mesmo o lugar do computador em muitas tarefas. Segundo o livro Marketing Digital: uma análise do mercado 3.0, 40% dos lares brasileiros já estavam conectados em 2015, e até 2020 seriam 75% dos lares. Segundo o IBGE, 82,7% dos domicilios possuiam internet em 2019.

O que ja era observado antes do ano de 2020 era a tendência de crescimento do mercado digital, em todos os setores e, o principal motivo para esse crescimento é o alcance. Para Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), o marketing não depende mais da localidade nem do tamanho da empresa para ser aplicado. Além disso, a comunicação com o consumidor se tornou horizontal, com vários públicos diferentes interagindo com as empresas através da tecnologia, indpedente do volume individual de consumo.

Outro fator que estimula a transformação digital é a facilidade de medição e obtenção de dados concretos sobre alcance, desempenho e interesse dos consumidores no seu negócio. Segundo Peter Drucker (1992) se você não mede, consequentemente não pode gerenciar. Em qualquer rede social hoje, gratuitamente você consegue medir diversos dados de engajamento, que podem trazer valiosas informações para sua empresa, o que dificilmente seria possível utilizando-se do marketing tradicional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (144.3 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com