TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo de Português

Por:   •  29/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.303 Palavras (10 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 10
  1. [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

CIDADE

2021

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

CIDADE

2021


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        2

1        DESENVOLVIMENTO        3

1.1        A Educação no Novo Contexto Social        3

1.2        Uso das tecnologias na educação        4

1.3        A Tecnologia Assistiva Na Escola        6

2        CONCLUSÃO        7

REFERENCIAS        8


1 INTRODUÇÃO

A pandemia causada pelo novo corona vírus transformou, sem sombra de dúvidas, a situação da vida de diversas famílias, não só no Brasil, mas no mundo como um todo. No sistema educacional não foi nada diferente, onde tano professores como alunos se viram diante de uma situação nunca vivida antes, a obrigatoriedade do ensino remoto em todos os níveis educacionais.

O início do ano de 2020, logo após as festas de carnaval, o Brasil obrigou-se a colocar de forma remota, a educação nacional. A fim de tentar conter a pandemia do novo coronavírus, foi instituída no sistema de ensino as atividades escolares por meio de computadores, tablets e até mesmo celulares, ou seja, com o apoio dos aparelhos eletrônicos e da internet.

Essa situação educacional atingiu tanto as escolas públicas como as escolas privadas, fazendo com que as crianças de diversos níveis sociais se encontrassem, guardadas suas devidas peculiaridades, as mesmas condições educacionais, o ensino via computador.

Importante lembrar que por parte dos professores esse não processo não foi diferente, uma vez que eles tiveram que se adequarem ao novo cenário que se colocava então. Suas práticas pedagógicas passaram a se enquadrar no processo remoto e as vídeos-aulas proliferam na nova programação educacional.

Nesse sentido, foi necessário pensar um modelo de formação do profissional da educação. Os novos desafios educacionais tiveram um importante papel na mudança de paradigma de formação dos professores, pois é preciso pensar agora num modelo que abrange todos os alunos bem como suas peculiaridades.

Portanto, é o escopo da presente produção textual, cujo tema é “Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto da pandemia em instituições escolares”, o estudo dessa nova forma de ensino aprendizagem que viabilize o alcance de todos os alunos e abarque a sua singularidade, fazendo uso dos meios digitais e da internet.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. A Educação no Novo Contexto Social

O ano letivo do ano de 2020 se iniciou de forma inusitada. Em meados de março do referido ano tivemos no Brasil as atividades presencias suspensas por conta da pandemia que se apresentava. O Novo Corona Vírus fez como as atividades escolares se desenvolvessem de forma remoto nas escolas brasileiras.

De acordo com Grandisoli (2020), em março do ano de 2020 por volta de 48 milhões de estudantes deixaram de frequentar as atividades presenciais nas mais de 180 mil escolas de ensino básico espalhadas pelo Brasil como forma de prevenção à propagação do coronavírus.

No que se refere ao estado de São Paulo, na Rede Estadual de Educação de São Paulo, a maior do País, cerca de 3,8 milhões de estudantes e cerca de 200 mil educadores e educadoras tiveram que rapidamente se adaptar, não somente a um novo estilo de vida frente à necessidade do afastamento social, mas também a ensinar (e aprender) dentro de um novo modelo de educação mediada por tecnologia.

Para que fosse garantida a oferta de aulas e das atividades, oferecendo ao mesmo tempo, treinamento para os educadores, a secretaria de educação do estado, de acordo com Grandisoli (2020), criou um centro de mídias de educação do estado paulista.

Diante desse cenário, a sociedade escolar como um todo tem encontrado um desafio a ser enfrentado a fim de manter a regularidade das atividades escolares. Os profissionais de educação, bem como os alunos tiveram que romper com as formas tradicionais da prática de ensino aprendizagem. É, pois, inegável que a educação enfrenta um processo de inovação na sua prática pedagógica, inserindo-se numa cultura digital (PAJÚ, 2020).

Talvez esse seja um dos grandes desafios encontrados pelos profissionais de educação, o de transformar o ambiente escolar da sala de aula de forma virtual o mais abrangente possível, a fim de alcançar a todos os alunos de forma indiscriminada. Faz-se necessário um repensar por parte do professor bem como da direção escolar, como se dará a interação entre o professor e o estudante para que o ensino-aprendizado seja efetivamente alcançado.

É sabido que com o isolamento social veio o trabalho remoto, onde os professores fazem usos das tecnologias como ferramentas para mediar o processo de ensino e aprendizagem. Nesse processo as desigualdades no acesso e no uso as tecnologias escancararam as dificuldades que a escola possui de encontrar mecanismos para proporcionar aos alunos as possibilidades de interação.

Da mesma forma encontra-se dificuldades em incluí-los no processo ensino-aprendizagem e, por conseguinte, implica em encontrar formas eficientes de aprender, escancarando as dificuldades que a escola tem de adaptar-se às novas rotinas.

Porém, apesar de toda essa dificuldade encontrada pela escola e por parte dos professores, os erros e acertos da maioria dos docentes está relacionada com a tradicional prática pedagógica, avalia Valle e Marcom (2020). Para a autora, os professores sentem dificuldades em desarraigar o sistema tradicional de ensino que é transmitido há gerações no nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (154.8 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com