TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ritos Sociais em Moçambique

Por:   •  28/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.228 Palavras (13 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 13

Índice

Introdução        2

1.        Seca        3

1.1.        Definição        3

1.2.        Causas        3

1.3.        Tipos de seca        3

2.        Efeito da Seca para a agricultura e para pecuária Moçambicana        4

2.1.        Efeito da seca para a Agricultura        4

2.2.        Efeito da seca para a Pecuária        5

3.        A seca perante o desenvolvimento, agrícola industrial e empresarial        6

4.        Efeito da seca para o Turismo e para os outros sectores        6

5.        Efeito Macroeconómico        7

6.        Medidas tomadas pelo governo para mitigar o efeito da seca        7

7.        Sugestões e desafios para o Governo        8

8.        Conclusão        8

9.        Revisão da Literatura        8

10.        Revisão Bibliográfica        9

11.        Bibliografia        9

Introdução

O presente projecto tem como foco a problemática da seca, seu efeito negativo perante a economia Moçambicana.

A agricultura é a base de desenvolvimento de muitos países, Moçambique não foge a regra, nos últimos períodos o sul do país especificamente Maputo, Gaza e Inhambane, têm sido assolados pela seca, e tem tido um impacto nagativo na vida de  muitos camponeses, plantas e dos animais devido a dimuição do caudal de alguns rios que matam a sede dos seres vivos.

A seca reduz o padrão de vida de muitos moçambicanos pois piora a pobreza e a fome que já existia no país, sendo que a maior parte da população moçambicana cerca de 67,95%  é  rural e dependente da agricultura e só 32.05% é população urbana.

Um relatório do Gabinete da Coordenadora Residente das Nações Unidas em Moçambique indica que 1.44% pessoas precisam de assistência devido à seca. O número inclui residentes do sul do país.

Perante este cenário, iremos abordar ao longo deste trabalho as causas da seca, os tipos, consequências, possíveis soluções para mitigar o impacto da seca no nosso país, medidas tomadas pelo governo para atenuar o impacto da seca, discutir até que medidas a seca influi sobre a Economia e o PIB do nosso País e finalmente o efeito da seca para os diversos sectores da economia.

  1. Seca
  1. Definição

A seca é um fenómeno climático que se traduz no défice de água e tem como consequência a falta de bens ou serviços principalmente alimentos que advém da terra como por exemplo vegetais e frutas, devido ao volume inadequado e má distribuição da chuva.

  1. Causas

A seca pode ter como causa as praticas negativas dos seres humanos, como por exemplo, queimadas descontroladas, que tem sido muito praticada em todo canto do nosso país.

Desmatamento e erosão tendem a afectar negativamente a capacidade da terra capturar e reter água e estas actividades provocam uma mudança climática global, bem como as secas  que pode ter um impacto negativo na agricultura dos países em vias de desenvolvimento.

Especialmente pode-se considerar que a seca deriva principalmente da falta de chuva ou seja défice da água por um período longo e o mau gerenciamento de recursos hídricos para uma actividade a que se requer água.

  1. Tipos de seca
  1. Seca Permanente que tem como característica o clima desértico, onde a vegetação se adaptou as condições de aridez na ausência da água. Este tipo de seca torna impossivel a pratica da agricultura sem irrigação consistente e permanente.
  2. Seca Sazonal é característico de regiões onde o clima é semiárido, onde a vegetação reproduzem-se através de sementes e morrem em seguida, ou mantém vida em estado latente durante a seca. Este tipo de seca possibilita a plantação em períodos de chuva ou irrigação.
  3. Seca irregular e variável: A seca irregular pode ocorrer em qualquer região cujo clima predominante é húmido ou sub-húmido e é caracterizado pela variabilidade climática sob o ponto de vista estatístico. Neste tipo de seca o período de retorno é breve e incerto.
  4. Seca Invisível: este tipo de seca é o pior, porque a precipitação não é interrompida causando um desequilibrio da humidade regional e tem como consequência   redução da humidade do ar que por sua vez aumenta o índice de evapotranspiração, que resulta na perda de humidade subterrânea para a atmosfera, que devolve esta em forma de chuva, porém não é suficiente para aumentar a humidade do solo.


  1. Efeito da Seca para a agricultura e para pecuária Moçambicana
  1. Efeito da seca para a Agricultura

Os dados obtidos e informações abaixo foram extraidas do jornal a verdade de 28 de julho de 2015 :

A seca que afeta o sul de Moçambique está a afectar 135.000 pessoas, que se encontram em situação de insegurança alimentar aguda, disse à Lusa a porta-voz do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC).

"Nós fizemos o levantamento e constatamos que a situação está mais crítica nas províncias de Gaza e Inhambane, com 138 mil pessoas afetadas", disse Rita Almeida, à margem de uma reunião do Conselho Técnico de Emergência de Moçambique em Maputo.

Após um período de cheias, entre Outubro e Abril, Moçambique volta a ser afetado por calamidades, uma seca que está atingir as províncias do sul do país, colocando em causa a actividade agrícola, base de subsistência das populações nas zonas mais recônditas, onde vive a maior parte dos moçambicanos.

Segundo os dados oficiais apresentados durante a reunião, no geral, o sector agrário em Moçambique perdeu 171 mil hectares de culturas diversas, o correspondente a 3% da área semeada, do quais 2% foram destruídos pelas cheias durante o período chuvoso no centro e norte do país e 1% não estão a resistir à seca no sul de Moçambique.

"Há riscos de a seca afetar outras províncias e, por isso, registarmos também casos de insegurança alimentar nessas zonas", advertiu Rita Almeida, considerando, no entanto, que a ambição do Conselho Técnico de Emergência é melhorar a situação das famílias afectadas nos próximos dias.

Como forma de responder às necessidades das populações afectadas, de acordo com Rita Almeida, o Governo moçambicano está levar a cabo planos de assistência alimentar, com especial atenção para a província de Gaza, que precisa de mais 22 tanques de água, com capacidade de cinco mil litros, para as populações.

"Estamos a reforçar a província de Gaza com tanques de água, principalmente para os distritos de Chigubo e também de Chokwé, que vão abastecer as outras zonas", disse a porta-voz do INGC, assinalando que o INGC vai enviar, nos próximos dias, dez tanques para aquela província.

Só no distrito de Chigubo, o mais atingido até agora, mais de 2.500 famílias foram afectadas pela seca e cerca de 5.000 cabeças de gado foram dadas como perdidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (197.6 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com