TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento Serviço Social no Brasil

Por:   •  21/5/2018  •  Resenha  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

O Serviço Social surge através do movimento da classe dominante, juntamente com a Igreja Católica, com o objetivo de conter a questão social, esta que aparece da transferência do trabalho escravo para o livre. A sociedade capitalista vinha crescendo com a questão capital e trabalho, onde os proprietários dos meios de produção se apropriavam da força de trabalho do proletariado.

Devido à grande exploração sofrida, o proletariado se volta contra os capitalistas por melhores condições de vida. Em decorrência das lutas dos trabalhadores, o Estado, assume o papel de controlar a situação de forma legal. O Serviço Social aparece a fim de atender aos interesses da classe dominante, para que a ordem dentro da sociedade de classes seja mantida.

Modificações na economia brasileira, que passa de grande exportadora de café para investidora na indústria, afetam ainda mais nas condições de vida dos trabalhadores. Com a miséria e desigualdade, trabalhando em locais sem nenhuma segurança e higiene, sendo realidades em seu dia a dia, o proletariado ainda tinha de viver com um baixo salário, em decorrência do exército industrial de reserva, que com um grande número de desempregados, impossibilitava o aumento do salário. Até mesmo com as mulheres e as crianças trabalhando, as famílias não tinham condições para sanar suas necessidades básicas.

Com péssimos salários, a educação e cultura ficavam na responsabilidade da filantropia e caridade. O proletariado seguia com sua luta, e as ligas operárias dão início aos sindicatos, congressos e confederações operárias. Em meio a repressões, a classe operária conseguia alcançar seus objetivos, como férias através do Conselho Nacional do Trabalho criado em 1925.

Com o objetivo de sempre aumentar o lucro, a burguesia buscava formas de não perder sua exploração da força de trabalho do proletariado. Mas com Getúlio Vargas no poder do Brasil, os sindicatos começaram a ser reconhecidos. Os empresários começaram a implantar medidas assistencialistas para seus funcionários, mas ainda com o objetivo de controle e exploração sobre eles.

Ainda com base na filantropia, surge em Londres em 1869 a Sociedade de Organização da Caridade. Após 30 anos, a primeira escola de Serviço Social do mundo, em Amsterdã. No Brasil, a primeira fundada foi em 1936, em São Paulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com