TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TABAGISMO CIÊNCIAS SOCIAIS

Por:   •  21/1/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 4

TABAGISMO

Relatório sobre a pesquisa relacionado ao tabagismo, foi aplicado um questionário com vinte perguntas fechadas para pessoas menores de quinze anos e entre dezesseis a vinte ou mais de vinte anos, entre os sexos masculinos e feminino. Foram entrevistadas 26, destas 17 são não fumantes.

Uma das perguntas feitas foi pelo qual motivo nunca fumou? 3 pessoas  experimentaram e não gostaram, 4 não gostam desse vicio, 3 disseram que é prejudicial  a saúde e 5 nunca sentiram vontade de fumar.

Outra pergunta feita foi como reagem quando algum fuma ao seu lado? 9 pessoas sentem incomodadas e mudam de lugar, 6 não se importam e uma se sente incomodada mas não muda de lugar. Para estas pessoas elas não sabem os malefícios que vai causar na saúde deles, levando ate a morte: “São causados diversos malefícios à saúde dos fumantes  ativos,                            que  são aqueles que praticam o tabagismo, e passivos, que são os não tabagistas, mas que   convivem com fumantes, tanto que o tabagismo já pode ser considerado uma epidemia    mundial, levando a óbito mais de cinco milhões de pessoas por ano (LUCCHESE, 2013)”

Segundo WILLEMANN e BURCI a fumaça de um cigarro soltado no ambiente contem 40 substancias cancerígenas e irritantes como amônia, oxido de nitrogênio e dióxido de enxofre e intoxicantes cardiovasculares, como nicotina tendo no total de quatro mil componentes.

Com todos esses males que o tabagismo causa na saúde tanto de homem e de mulheres as autoridades tem tentado erradicar o uso do tabaco, por exemplo: Japão, Estados Unidos e Reino Unido tem tido vitoria com a redução no índice de indivíduos tabagistas (SILVA 2011).

Segundo a pesquisa foram encontrados dados de 2 fumantes do sexo feminino e 2 fumantes do sexo masculino sendo que todos deram a resposta de que fumam pelo aliviar as tensões e que é um habito relaxante era também usado para aliviar a dor e cansaço e usado pelo escravos e desprivilegiados. A nicotina segundo o autor causa mais dependência que a cocaína, mata mais que a AIDS, drogas, acidente de transito, assassinatos, suicídio juntos e, contudo isso ainda é uma droga licita (SEELIG, 2005).

Segundo a pesquisa foi encontrado dois ex-fumantes do sexo masculino e uma do sexo feminino, fumavam a mais de três anos e tomaram a iniciativa de para de fumar por causa da saúde e sentem incomodados, mas não muda de lugar e também não mais vontade de fumar. Foi relado também que sente vontade de fumar quando alguém fuma ao seu lado.

Segundo o autor parar de fumar é um desafio porque o fumante esta se abstendo do cigarro e ele tem que estar disposto a enfrentar as mudanças que vai encontrar pelo caminho. O fumante deve se conscientizar que ele pode ser um fumante passivo e que pode voltar a fumar novamente.

Umas das alternativas mais eficientes para reduzir e possivelmente acabar com o tabagismo e a redução dos riscos a saúde seria a proibição do uso do tabaco, mas com o sistema capitalista que vivemos hoje onde um dos objetivos é a acumulação de capital os governantes não investem nos programas e nem criam uma política de redução ou de controle ao tabagismo.

        Através de experiências em Nova Iorque -  Estados Unidos que não causara impacto econômico à industria tabagista e à hospitalidade. Nesse estudo observou a melhor qualidade de vida dos trabalhadores que não são mais expostos à FAC. A maioria da população estudada não mudou de comportamento, ou passou a frequentar mais os ambientes públicos após a proibição do tabagismo (SEELIG, 2005).

        Segundo o autor, o Brasil a proibição do tabaco é amparado pela Lei nº 9.294/1996, que é proibido fumar em recinto coletivo privado ou publico,  exceto em locais destinados ao consumo. Portanto uma portaria Interministerial nº 1.498/2002 promove as instituições de saúde e ensino a serem livres das exposições do tabaco através de programas de conscientização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com