TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TERRITÓRIO DA IMAGINAÇÃO SOCIAL DO BRASIL

Por:   •  24/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 4

        

O SERTÃO: TERRITÓRIO DA IMAGINAÇÃO SOCIAL DO BRASIL

        

O SERTÃO: TERRITÓRIO DA IMAGINAÇÃO SOCIAL DO BRASIL

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de créditos na disciplina Pensamento Social Brasileiro I,  ministrada pela Professora Debora Nunes Abreu.

O Sertão: Território da imaginação Social do Brasil.

– Maria Elisa Noronha de Sá.

Carolina C Mendes da Silva*

Micheli C Soares de Moura

Samara J Luzia de Oliveira

Stela M Vieira Rodrigues

Com base no texto “O Sertão: território da imaginação social do Brasil”, de Maria Elisa Noronha de Sá (República e Democracia: impasses do Brasil contemporâneo), explique:

a)Como o sertão se apresenta no imaginário brasileiro?

O presente texto de Maria Elisa Noronha de Sá, busca apreender a centralidade e a relevância do sertão no imaginário social brasileiro. O imaginário social é construído a partir de conhecimentos dos agentes sociais, através de seus desejos, aspirações e motivações, propiciando a visões futuras como o medo, angustia, sonho, porém na perspectiva de futuro.

Partimos para analisar a imagem do sertão no Brasil, inicialmente a autora aborda o significado da palavra sertão que se refere a lugar inculto, distante das povoações ou das terras cultivadas, longe da costa, refere-se, portanto, de uma dimensão espacial, ou seja os espaços incultos.

Em meados de XVI até XVII, na colônia Portuguesa da América o sertão era conhecido como um contexto cultural marcado naquela época, com uma visão de mundo determinada. Logo o sertão naquela época era conhecido como um território vazio, onde o imaginário aparece de modo em que os homens encontram campos para imagens.

No Brasil o imaginário aparece como um império de Deus, sendo o paraíso e do Diabo como inferno, com isso as imagens do sertão trazem consigo a marca dessa contradição e oposição. Contudo, o sertão aparece como algo positivo, como por exemplo encontrar o lugar mais sonhado e desejado, uma lagoa conhecida como Lagoa Dourada, pedras preciosas, aparece também como algo negativo como a morte, insegurança, a barbárie, fome, pecado dentre outros, todas as imagens que representam um espaço vazio e do desconhecimento chama os homens.

b)O que aparece de pano de fundo na idéia de ocupar o sertão, esse “espaço vazio” (poder, colonização, riqueza, doutrina...)

A autora Maria Elisa Noronha de Sá, aborda a trajetória do período da colonização, apresentando relatos, por meio de carta de alguns descobridores, missionários portugueses, dentre outros, como o sertão aparece, do qual estes viajantes traduzem o sertão a uma visão de mundo, no período das grandes navegações, simbolizado por descobrimentos de novas terras e riquezas. O sertão não ocupado, no imaginário do homem português é representado por um território vazio, território do qual vai ser construído de acordo com essa imaginação social, a partir de elementos existentes da cultura daquele contexto, ações que vão ser construída através da dominação, domesticação, instalando uma ordem por dimensão mercantil e religiosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com