TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso Abusivo de Drogas por Crianças e Adolescentes

Por:   •  15/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.914 Palavras (16 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

SERVIÇO SOCIAL

O USO ABUSIVO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA

GENIVAL FELICIANO DE ALMEIDA JUNIOR RA: 379805

ROSEANE DA SILVA RA: 401778

YARALIDANANE BARBOSA DA SILVA FARIAS RA: 237443

MACEIÓ-AL

2015

DEDICATÓRIA

Dedico esta monografia a minha família, pela fé e confiança. Aos amigos pelo apoio, compreensão e a professora pelo simples fato de estar sempre disposta a ensinar. Enfim a todos que de alguma forma tornaram este caminho fácil de ser percorrido.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente a Deus, por ter nos dados força e saúde para superar as dificuldades e construirmos nossos sonhos.

A esta universidade, seu corpo docente, direção e administração.

A nossa orientadora Mércia pelo suporte, orientações e incentivo.

Aos nossos pais, pelo amor e apoio incondicional e a todos que direta ou indiretamente fizeram parte da nossa formação.

Passaram-se quatro anos de estudo e dedicação. Aprendemos que a conquista é boa, mais quando é em equipe, é melhor ainda, aprendemos também, que o professor é o bem mais valioso na formação de um ser humano.

“O momento em que vivemos é um momento pleno de desafios. Mais do que nunca é preciso ter coragem, é preciso ter esperanças para enfrentar os sonhos e concretizá-los dia a dia no horizonte de novos tempos mais humanos, mais justos, mais solidários”.

(Iamamoto, 2000)

SUMÁRIO

DEDICATÓRIA......................................................................................................................02

AGRADECIMENTOS............................................................................................................03

TEMA.......................................................................................................................................06

1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................................07

2. ADOLESCÊNCIA UM PERÍODO DE TRANSIÇÃO...................................................08

2.1 O Uso de Drogas na Adolescência..............................................................................08

2.2 Relação Familiar com o Adolescente usuário de Drogas.........................................10

2.3 Reabilitação e Tratamento em Dependência Química para Adolescentes.............12

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................................14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................15

TEMA: O USO ABUSIVO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA

RESUMO

O uso de drogas por adolescentes brasileiros nos dias atuais, tem se tornado cada vez mais habitual. O problema de adição pode se considerar uma questão de saúde pública. O presente trabalho teve por objetivo pesquisar sobre a dependência química na adolescência, os fatores, suas causas e seus efeitos, por meio de revisão bibliográfica. A adolescência é uma fase que gera muitos conflitos, surgindo assim curiosidades, questionamentos e novos sentimentos. O uso de álcool e drogas nesta fase atinge a vida do adolescente em várias repetições e graus de intensidade. É necessário ajudar o adolescente a distinguir se o que acontece é experimentação própria da idade ou se ocorre o abuso, para assim iniciar um tratamento. A participação dos pais do paciente é de extrema importância, se um tratamento for estabelecido. Seja qual for a contribuição dos pais, é preciso levá-la em consideração, envolvendo-os juntamente o adicto no tratamento e na responsabilidade. Este artigo busca expor os tratamentos existentes para a dependência química na adolescência e a importância da família.

Palavras-Chaves: Drogas, Adolescência.

ABSTRACT

The drug use among adolescents today, has become increasingly common. The addition problem can be considered a matter of public health. This study aimed to research on substance abuse in adolescence, factors, their causes and their effects, through literature review. Adolescence is a stage that generates many conflicts, thus resulting curiosities, questions and new feelings. The use of alcohol and drugs at this stage reaches the teenage life in various repetitions and levels of intensity. It needs to help your teen to distinguish whether what happens is own experimentation of age or if the abuse occurs, so as to start a treatment. The participation of the patient's parents is extremely important if a treatment is established. Whatever the parental contribution, we must take it into account by involving them along the addict in treatment and responsibility. This article seeks to expose existing treatments for chemical dependence in adolescence and the importance of family.

Key Words : Drugs , Adolescence .

1. INTRODUÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com