TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O fenômeno da sazonalidade

Artigo: O fenômeno da sazonalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Artigo  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

Sazonalidade

A sazonalidade é o caso de produtos especiais típico de verão, carnaval, Natal e todas as datas comemorativas, na qual é normal acontecer do consumidor reduzir o ritmo da compra ou consumo como os sorvetes no inverno, de água, de protetor solar... o inverso também funciona. No ramo de noivas “casamentos” estão ligados a variação da demanda dos produtos/serviços da empresa prestadoras de seus serviços. Ao conhecer as oscilações do ramo e não passar apertos e se manter no mercado, o empresário deve pensar em alternativas para resolver o problema. Analisar e criar estratégias que se adaptem à realidade é nossa obrigação.

Pensando nisto estamos nos propondo em estarmos atentos em todas as estações do ano em nosso ramo uma vez que: para cada mês do ano a prestação de nossos serviços terá direto ou indiretamente o fenômeno da sazonalidade.

Um exemplo clássico deste fenômeno podemos citar do produto “flores”, na qual e tanto procurado por nossas noivas na escolha de seus buqueres e decorações de igrejas e ambientes, uma vez que a tendência na contemporaneidade está sendo a opção por não se casar mais em igrejas.

Observamos que nos meses quentes as flores tropicais estão em sua melhor fase, fáceis de encontrar e podemos encontrar ótimos preços, mas lembrando que nesta época o clima interfere em nossos negócios, pois chove muito e poderemos encontrar alguns contras tempos com estas situações, esta fase se compreende de dezembro a março.

Para quem acha que o mês de maio e o das noivas, pode se surpreender, pois as temperaturas apesar de mais amenas não são mais tão procurados pelos noivos, segundo o IBGE. Isto se deve por ser também um mês comemorativo do dia das mães, tornando as flores mais caras. Com isto a procura torna-se menor.

Já nos mês de junho e julho, a temperatura pode ocasionar a queda também pela procura de matrimônios, afinal o frio já se torna mais intenso, mas para os que se arriscam podemos explorar nas flores tipo tulipas, hortênsias e copos de leite que são típicos de época.

Para os que levam a superstição mais a sério, e relacionar o mês de agosto como de desgosto, poucas noivas escolhem agosto. Com isto pode ainda ocasionar problemas nas escolhas das ornamentações com flores, pois as flores neste período estão mais escassas, devido à proximidade da primavera onde as plantas se preparam para florir.

Surpreendentemente o mês de outubro torna-se o mês mais procurado, para o nosso ramo é muito promissor, pois é primavera e outubro é o auge da primavera, a temperatura e bem mais agradável, abundância nas escolhas de flores das mais variadas, com poucos riscos de chuva freqüentes, fazendo com que os meses referidos se tornem bastante concorrentes, com preços acima da média, tendo um ótimo tempo para o ramo de noivas.

Novembro é o mês das lavandas, para quem quer basear a decoração nelas, é a melhor época. Já o calor é mais intenso, assim como as chuvas freqüentes.

Com este exemplo bem claro da sazonalidade mostrado com o produto em ênfase que são as flores, observamos que é cíclico, ou seja: teremos que enfrentar este ciclo todos os anos sem contar com os outros meses, tendo que usar da criatividade, atendendo outros tipos de festas que ajudará no faturamento mensal. Citemos algumas alternativas como Bodas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com