TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é cultura?

Tese: O que é cultura?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  Tese  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

Introdução 3

Desenvolvimento 4

Conclusão 9

Bibliografia 10

INTRODUÇÃO

No final do século XX e no início do século XXI traz uma temática que se alastra ao longo dos anos: a violência, um traço marcante impregnado na sociedade brasileira contemporânea.

O que temos nos dias atuais são cenas de violência, conflitos entre policiais e milícias, alianças ilegais, subornos e questões políticas de segurança pública.

DESENVOLVIMENTO

O filme tropa de elite apresenta em panorama sombrio da segurança pública no rio de janeiro, explicitando que as “políticas” de segurança não precedem da violência policial no trato da criminalidade, que a concepção está fortemente arraigada nas instituições e que existe uma forte relação entre a violência e corrupção.

Os padrões vigentes de atuação policial nas áreas pobre do rio de janeiro em seguida detalham-se a estreita relação entre o poder público e o crime organizado, sustentado por uma rede de corrupção que envolve figuras de diferentes níveis culturais, empresariais, policiais e traficantes.

O que é cultura?

Se para Hegel a cultura seria um processo histórico, no qual o homem aprenderia a conhecer e a dominar a realidade. Da mesma forma, como Marx dizia que a vidência não era inerente ao homem, seria mais um tipo de relacionamento perfeitamente superável. Sua visão de mundo incorpora o Espírito das luzes, a capacidade humana de administrar a irracionalidade e a agressividade animal na direção de uma sociedade mais humana, sob a égide do espírito absoluto.

A cultura da violência no Brasil é formado pela soma de um estado genérico de decomposição do estado burguês e dos direitos civis.

As manifestações culturais apresentada no filme são:

A violência: são todos e quaisquer tipos de agressão física que ofenda a integridade ou saúde corporal do individuo. Desde as consideradas maus ateneus como: puxão de cabelo, empurrão, tapas, chutes, até espancamento, enforcamento, esganadura, asfixia, entre outras agressões. É importante salientar que a violência física geralmente inicia-se e a violência psicológica ou moral.

A pobreza pode ser entendida em vários sentidos, principalmente:

(A) Carência cogonal: envolve as necessidades da vida cotidiana como alimentação, vestuário, alojamento e cuidados de saúde. Pobreza neste sentido pode ser entendida com a carência de bens e serviços.

(B) Falta de recursos econômicos

(C) Carência social: como a exclusão social, a dependência e a incapacidade de participar na sociedade. Isto inclui a educação e a informação.

O que é a miséria?

Miséria é um estado de penúria, de extrema pobreza, fraqueza, imperfeição, coisa de pouca importância.

A luta contra a miséria é também essencialmente uma questão ética e politica. Ética porque ela é produzida para uma determinada sociedade em um determinado tempo e por grupos dirigentes com nomes e apelidos que, até prova do contrário tem consciência do que fazem. A miséria agride senhores e filhos de classe média, saqueia supermercados, sequestram empresários e milionários, assaltam quem anda nas ruas, a terrorizam cidadãos. Agora o país se pergunta o que fazer diante dessa situação miserável de terrível miséria.

Dois conflitos sócios:

1- Disputa pelo tráfico

2- Jogos políticos

Descrição: porque é importante que se tenham ações publicas para a redução destes conflitos.

Por que o serviço social é importante na redução de conflitos?

Porque a mediação é um dos temas de grande importância na área do trabalho social, seja como um método preventivo ,seja o método de enfrentar conflito e entender as relações interpessoais. Baseia-se na convivência cooperativa e pacifica, através do diálogo, com a finalidade de melhorar a intenção entre os indivíduos e integração social.

A psicologia pode auxiliar em situações de conflito sociais?

Sim, eles são treinados para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com