TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROBLEMAS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELAS ENTIDADES COM A AUSENCIA DA CONTROLADORIA

Artigo: OS PROBLEMAS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELAS ENTIDADES COM A AUSENCIA DA CONTROLADORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  881 Visualizações

Página 1 de 4

Ciências Contábeis / 7º Semestre

Controladoria

Professor: Thomas Weissheimer

RESENHA: OS PROBLEMAS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELAS ENTIDADES COM A AUSENCIA DA CONTROLADORIA

LÍVIA LUANA SOARES CRUZ, MARIANA ALVES ROCHA, MIRIAN REGINA DE BASTOS ALVES E PATRÍCIA CRISTINA BORGES DO COUTO.

LUZIÂNIA- GO

2013

1. INTRODUÇÃO

Com o aumento da complexidade das operações empresariais, acentua-se cada vez mais a importância da Controladoria como instrumento capaz de proporcionar os elementos necessários à administração correta das várias áreas existentes na empresa. Sendo considerada uma ciência contábil evoluída, a Controladoria é formada por conceitos, instrumentos e responsabilidades que fazem dela uma unidade administrativa que desempenha um conjunto de atividades em uma organização. Como se vê, a definição da Controladoria envolve duas correntes: uma a vê como ciência e outra como unidade administrativa.

Sendo a Controladoria, a unidade administrativa responsável pelo monitoramento da eficácia da organização, entende-se que o seu ponto-chave é o lucro, como medida da eficácia empresarial, e sua atividade consiste em apoiar a alta administração de modo a assegurar a obtenção do resultado planejado pelos gestores. Vista como uma unidade administrativa, a Controladoria tem por finalidade garantir informações adequadas ao processo decisório, colaborando com os gestores na busca da eficácia e demais aspectos econômicos (gestão de impostos, por exemplo) na organização.

2. OS PROBLEMAS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELA AUSÊNCIA DE CONTROLADORIA.

As empresas, independentemente de porte e segmento, deveriam ter a estrutura organizacional como um de seus maiores desafios e desta forma assegurar a eficácia de sua gestão. Para tanto, necessita que suas informações sejam pontuais e integradas e que, aliadas a uma visão sistêmica e de futuro de seus gestores, facilitem o processo decisório. Todos os setores de uma empresa são vitais para seu pleno funcionamento, mas a controladoria em particular é extremamente importante para sua saúde e prosperidade, pois é ela que é responsável pelo acompanhamento do planejamento realizado.

Atualmente diversos fatores como competitividade no mercado e sua rotatividade faz com que empresas sem planejamento tenham um prazo curto de vida. E como um dos princípios fundamentais da controladoria é dar continuidade a empresa, o controller zela por basicamente todas as áreas da entidade, desde sua área operacional a demais áreas tais como financeira, tributaria, administrativa e etc.

A controladoria detém o conhecimento de todas as áreas na empresa, tal conhecimento é adquirido através de observações de diversos fatos corriqueiros que a empresa exerce, e desta forma consegue apontar o que esta sendo realizado de forma correta e o que poderia ser feito para sanar alguns problemas pela qual a empresa esteja passando.

Uma das principais benfeitorias que a controladoria pode trazer para a empresa e justamente o que podemos chamar de suporte de informação. Tal ferramenta que para muitas empresas que não possuem visão ampla não representam muito, porem é a mais valiosa função da controladoria.

Visto que para se tomar decisões, empresários, administradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com