TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ressocialização, reinserção e dificuldade enfrentada de um preso em busca de trabalho perante a sociedade.

Por:   •  3/9/2016  •  Artigo  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 3

A  Ressocialização, reinserção e dificuldade enfrentada de um preso em busca de trabalho perante a  sociedade.

        Introdução:  Analisar a lei de execução criminal não só como um sistema punitivo, mas também como um meio de reincersão daqueles que cometeram algum tipo de crime perante a sociedade, levando em conta que a ressocialização é uma meta da lei de execução penal, tanto que diversos dispositivos (código penal, código de processo penal...) estabelecem regras para a preparação do condenado para retornar a sociedade. O sistema de regime de progressão prisional é uma forma de retorno , além dos acompanhamentos por parte de psicologos, assitentes sociais e vários outros profissonais.

Objetivo: A análise das leis que garantes os mesmos direitos de trabalho a detentos ,ex detentos ou estão aqueles que estão em regime semi-aberto, trazendo à tona as as diversas dificuldades para conseguir aquilo que lhe é assegurado por lei.

Resultado e Discussão:

O artigo 10º, da lei de execuções penais diz que a assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, objetivando previnir o crime e orientar o retorno da convivência em sociedade sendo garantida a assistência material, a saúde, jurídica ,educacional , social e religiosa.

Portanto o preso poderá e deve se reintergrar além de adquirir maneiras de voltar a se comportar como qualquer outra pessoa na sociedade porque o mesmo já cumpriu aquilo que deveria ter cumprido e a sua culpa foi (EXCLUIDA ou AUSENTADA?) , mas em muitos lugares onde aquele ex detento tentar se inserir há um acesso a dados e informações sobre ele, além de antecedentes, dificultando ainda mais a possibilidade de por exemplo uma vaga no mercado de trabalho onde uma empresa prefere contratar pessoas as vezes até mais desqualificadas que aqule detento mas sem antecedentes criminais pelo fato daquela pessoa já ter conhecido e talvez ter relacionado com pessoas perigosas e de alto risco para a sociedade.

Conclusão: Hoje em dia as pessoas de modo geral observam o preso como um marginal, uma pessoa incorrigivel ou ate mesmo como sendo um mal caráter, o problema é que muitas vezes eles só querem uma segunda chance de tentar mudar de vida ou também estão em busca de sustento para sua família.

Mas a visão da socidedade atualmente é muito dura tirando as chances de uma pessoa que já cumpriu por aquilo que cometeu e está tentando se ingressar novamente na sociedade com apoio do estado fazendo com que muitas vezes esse venha a cometer delitos e crimes novamente para a sobrevivencia ou sustento próprio.

Palavras-chave:  reincesão, ressocialização, trabalho, preso.

 Para o presente trabalho utiliza-se a pesquisa bibliográfica além da pesquisa por meio da internet e artigos academicos de diversas instituições de ensino sobre ressocialização tais como:

Código penal;

lei de execução penal ;

GAYA, Marlene Corrêa. Ressocialização do indivíduo junto á sociedade após o cumprimento da pena. 1993, p. 18-20. Monografia. Curso de Pós-graduação em Direito da Universidade do Vale do Itajaí.

ROSA, Antonio J. Feu. Execução penal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1995, p. 54.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (148.9 Kb)   docx (295.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com