TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos Da Contabilidade

Casos: Objetivos Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/7/2014  •  2.811 Palavras (12 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 12

OBJETIVOS DA CONTABILIDADE

Os objetivos ou finalidades da Contabilidade são muito citados por diversos autores.De acordo com a Resolução 774 do CFC (CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, 2000, p. 33) "a existência de objetivos específicos não é essencial à caracterização de uma ciência, pois, caso o fosse, inexistiria a ciência “pura”, aquela que se concentra tão somente no seu objeto”. Portanto considera-se o objetivo científico da Contabilidade a correta apresentação do patrimônio, compreensão e análise das modificações patrimoniais. Muitos estudiosos utilizam uma visão mais simples defendendo que a aplicação da Contabilidade a uma organização tem o objetivo de fornecer aos usuários informações econômicas, financeiras e físicas sobre o patrimônio e suas mudanças, se expressando através dos documentos contábeis como balanço patrimonial, DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), Livro Razão, entre outros. A seguir temos alguns relatos definindo o objetivo da contabilidade.

De acordo com Padoveze:

O objetivo da Contabilidade é controle de um Patrimônio.

O controle é feito através de coleta, armazenamento e processamento das informações oriundas dos fatos que alteram essa massa patrimonial.

Portanto podemos definir Contabilidade como o sistema de informação que controla o patrimônio de uma entidade.

Uma entidade contábil é o conjunto patrimonial pertencente a uma pessoa jurídica ou pessoa física. No caso de pessoa jurídica, esta pode ser com ou sem fins lucrativos.

"O objetivo básico da contabilidade, portanto, pode ser resumido no fornecimento de informações econômicas para os vários usuários, de forma que propiciem decisões racionais" (IUDÍCIBUS, Sérgio,1995, p. 21).

O estabelecimento dos objetivos da contabilidade pode ser feito na base de duas abordagens distintas: ou consideramos que o objetivo da contabilidade é fornecer aos usuários, independentemente de sua natureza, um conjunto básico de informações que, presumivelmente, deveria atender igualmente bem a todos os tipos de usuários, ou a contabilidade deveria ser capaz e responsável pela a apresentação de cadastros de informações totalmente diferenciados, para cada tipo de usuário. (IUDÍCIBUS, Sérgio. Teoria da Contabilidade, Atlas, 2000, p.19)

''Na Contabilidade, os objetivos estão definidos como as informações geradas para que os diversos usuários possam tomar conhecimento da situação da organização em dado momento, com a finalidade de tomar as decisões que considerarem necessárias.'' (FAVERO, 1997, p. 13)

“O primeiro enfoque à definição dos objetivos da contabilidade concentrou-se no cálculo e na apresentação do lucro líquido resultante de regras específicas de realização e vinculação num balanço que relacionasse o período corrente a períodos futuros”. (HENDRIKSEN, 1999, p. 92)

Para Franco os objetivos da contabilidade são "fornecer informações, interpretações e orientações sobre a composição e as variações do patrimônio, para a tomada de decisões de seus administradores." (1997, p. 19)

De acordo com D’Amore "Os objetivos da contabilidade dizem respeito à colaboração eficiente e constante que ela presta à administração econômica, no exercício de suas funções." (1976, p. 21)

Crepaldi (1995, p. 20), diz que a contabilidade tem como objetivo fornecer aos diversos usuários da contabilidade informações sobre o patrimônio e o resultados das entidades e além disso realizar o controle e apuração dos mesmos.

"Fornecer informações relativas aos bens e aos direitos à propriedade, indicando como tais bens e os direitos deles decorrentes são afetados pelas operações comerciais." Noble (1956, p. 8)

Então, o objetivo da Contabilidade é fornecer informações fiéis e confiáveis sobre o patrimônio e sobre o resultado da organização tanto para os usuários internos ou externos que necessitam da informação contábil. Seguindo esse pensamento, a Contabilidade, através dos documentos contábeis deve proporcionar ao administrador condições para tomar as melhores decisões idealizando o desenvolvimento e crescimento da organização.

A EVOLUÇÃO DOS OBJETIVOS CONTÁBEIS

No início a contabilidade tinha como objetivo as informações financeiras, atendendo a parte fiscal e legal. Mas com as modificações tecnológicas e o surgimento de mais necessidades sociais, aumentou-se a quantidade de usuários interessados nas informações passadas pela contabilidade, ao contrário de antigamente, onde o contador tinha como objetivo somente informar ao dono da empresa o lucro obtido num determinado período.

Com o surgimento da globalização, a concorrência teve um grande crescimento, tornando as informações contábeis indispensáveis para obter vantagens competitivas, possibilitando às empresas avançarem nacionalmente e mundialmente.

Com essa grande competição, os autores Araújo e Assaf Neto (2003) criaram uma nova finalidade para a contabilidade: o fornecimento de informações econômicas para os mais variados tipos de usuários (internos ou externos).

Com isso, pode ser constatado que essas informações devem ser úteis e confiáveis para que possam satisfazer as diversas necessidades de todos os usuários. A partir daí a contabilidade torna-se um instrumento de informação gerencial que disponibiliza ao seu usuário principal o valor econômico gerado por suas atividades.

Padoveze(1999) define que o gerenciamento contábil moderno deve estar integrado no processo de gestão com o intuito de detalhar continuamente a realização do uso dos recursos organizacionais fazendo com que aja a criação de um valor para os acionistas, credores e clientes.

Nesta nova realidade concorrencial, a contabilidade precisa evoluir e fornecer instrumentos decisivos para o crescimento econômico da organização como, por exemplo, a contabilidade estratégica de custos que criou métodos capazes de apurar o custo do concorrente, dos elos de uma cadeia de valor, da qualidade etc.

Portanto, o modelo contábil antigo não atende mais as necessidades dos gestores, que agora demandam informações gerenciais dinâmicas e ágeis, tanto dos aspectos relativos à própria empresa, como do ambiente em que ela está inserida.

Araújo e Assaf Neto (2003) afirmam que os métodos utilizados pelos gestores para a sua gestão financeira da empresa mudaram, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com