TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organograma De Uma Farmacia

Pesquisas Acadêmicas: Organograma De Uma Farmacia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  8.282 Visualizações

Página 1 de 3

FORÇA DE TRABALHO

O organograma é uma espécie de diagrama usado para representar as relações hierárquicas dentro de uma empresa, ou simplesmente a distribuição dos setores, unidades funcionais e cargos e a comunicação entre eles.

Credita-se a criação do organograma ao norte americano Daniel C. MacCallum (EUA) por volta de 1856, quando este administrava ferrovias nos EUA. Desde então o organograma se tornou uma ferramenta fundamental para as organizações, pois além de facilitar a todos conhecer como funcionam as relações da empresa e sua estrutura, permite inclusive, identificar alguns problemas ou, oportunidades de melhorias, através de sua análise.

Na criação de um organograma deve-se levar em consideração que ele é uma representação da organização em determinado momento e, pode portanto, mudar. Para isto ele deve ser flexível e de fácil interpretação. Quando o organograma é bem estruturado ele permite aos componentes da organização saber exatamente quais suas responsabilidades, suas funções e a quem devem se reportar.

Existem alguns tipos de organogramas:

- Organograma vertical (também chamado de clássico), é mais usado para representar claramente a hierarquia na empresa;

- Organograma circular (ou radial), é exatamente o contrário, usado quando se quer ressaltar o trabalho em grupo, não há a preocupação em representar a hierarquia. É o mais usado em instituições modernas ou do terceiro setor onde o se quer ressaltar a importância do trabalho em grupo;

- Organograma horizontal também é criado com base na hierarquia da empresa, mas tem essa característica amenizada pelo fato dessa relação ser representada horizontalmente, ou seja, o cargo mais baixo na hierarquia não está numa posição abaixo dos outros (o que pode ser interpretado como discriminação, ou que ele tem menos importância), mas ao lado;

- Organograma funcional é parecido com o organograma vertical, mas ele representa não as relações hierárquicas, e sim as relações funcionais da organização;

- Organograma matricial é usado para representar a estrutura das organizações que não apresentam uma definição clara das unidades funcionais, mas grupos de trabalhos por projetos que podem ser temporários (estrutura informal).

Como pôde ser percebida, a própria criação do organograma exige um estudo da organização e a definição do que se pretende representar.

Nos últimos anos tem-se notado uma tendência de mudança nos organogramas das empresas, chamada de “downsizing” que é o “achatamento” do organograma. Esta técnica promove a redução dos níveis hierárquicos da empresa com o objetivo de aproximar os níveis da organização, reduzir mão-de-obra e custos e agilizar processos decisórios. Em outras palavras, reduz a verticalização da estrutura organizacional.

A organização possui quatro funcionários, que têm as seguintes funções:

• Presidente: responsável pelo estabelecimento compra de medicamentos, organização dos pagamentos de boletos, pagamento dos funcionários e atendimento aos clientes;

• Farmacêutico: responsável técnico pelos processos necessários para a comercialização de medicamentos, vendas e atenção farmacêutica;

• Auxiliar de vendas externas (Motoboy): faz entregas a domicílio, serviços bancários, atendimento a clientes entre outros serviços externos.

• Caixa: recebimentos, controle de entrada e saída de caixa, além de cadastros de produtos e clientes, entrada de notas fiscais, pedidos de perfumarias e higiene pessoal.

Apenas o Farmacêutico possui ensino superior completo, o que corresponde a 25% do quadro de funcionários. Os outros 75% dos funcionários possuem ensino médio completo. O cargo de maior importância da empresa está concentrado no topo do organograma, que é o presidente da empresa, correspondente a 25% do quadro de funcionários.

...

Baixar como  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »